Folha de S. Paulo


Número de técnicos da Cinemateca cairá pela metade após novo contrato

Danilo Verpa/Folhapress
Cinemateca Brasileira, em São Paulo

O número de técnicos da Cinemateca vai cair pela metade a partir do contrato de gestão que será firmado com a Acerp (Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto), a organização escolhida pelo Ministério da Cultura para administrar a entidade.

ENXUTO
Após a demissão de dezenas de funcionários na gestão do ministro Marcelo Calero, a instituição estava funcionando com 42 técnicos em regime de contrato temporário. O número agora vai ficar entre 20 e 25. O novo acerto em tese garante mais estabilidade aos funcionários, mas a diminuição de pessoal preocupa os conselheiros da instituição.

NA LUTA
Apesar dacrise de pessoal e do incêndio no prédio há um ano, os técnicos da Cinemateca, responsável por preservar o acervo audiovisual brasileiro, se desdobraram para manter o ritmo de duplicações emergenciais para preservação. Foram cerca de 500 mil metros de rolos de filmes e áudio, a mesma média de anos anteriores. O Ministério da Cultura diz que o número de funcionários "garante as metas estipuladas no contrato de gestão, que deve ser assinado até abril."

DE VOLTA
A Polícia Federal devolveu ao ex-presidente Lula os discursos que ele fez em seus dois mandatos de presidente. Manteve apreendidos, no entanto, objetos como o telefone celular de Maria Letícia e os iPads dos netos do casal.

MEU NÚMERO
A gestão Geraldo Alckmin quer aumentar de 26 para 30 o número de conselheiros do Condephaat. Uma nova cadeira seria ocupada pelo Instituto de Engenharia e três por empresas estaduais: Cetesb, Emplasa e CDHU. Com isso, o governo aumenta sua participação no órgão de 10 (38%) para 13 conselheiros (43%). Em dezembro, a gestão cogitou diminuir o número de postos das universidades (hoje são 12), mas desistiu após reação do conselho.

QUALIDADE
A secretaria estadual de Cultura diz que recomendou ao governador a adição das quatro novas cadeiras com o objetivo de "dar maior qualificação técnica às decisões".

QUE CALOR Letícia Colin vai aparecer nas cenas iniciais de 'Novo Mundo', próxima novela das seis da Globo, com muitas camadas de roupa, babados e bordados; a atriz paulista interpretará a arquiduquesa austríaca Leopoldina.

MICROFONIA
O Procon-SP autuou as empresas responsáveis pela turnê da cantora Mariah Carey no Brasil. As multas, que somadas devem passar de R$ 500 mil, são por prática abusiva. Os shows da americana seriam em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre em novembro e foram cancelados. Segundo o órgão, a Stage Entertainment, a Lens Events e a Ingresso Rápido não devolveram o valor dos ingressos aos consumidores.

MICROFONIA 2
A Stage diz que não houve descumprimento e que está dentro do prazo de defesa. A empresa culpa uma produtora chilena pelo cancelamento da turnê latino-americana, o que gerou "graves prejuízos financeiros e de imagem à Stage". A Ingresso Rápido diz que, mesmo já tendo repassado o dinheiro às produtoras, está ressarcindo os clientes e estuda processar as empresas. A Lens não respondeu.

NA FRENTE
O MIS (Museu da Imagem e Som) vai receber de junho a agosto a mostra "Steve Jobs, o Visionário", sobre o fundador da Apple. O arquiteto italiano Ico Migliore, que criou o projeto do Museu Fryderyk Chopin, em Varsóvia, vai supervisionar a montagem da exposição interativa, que será trazida ao Brasil pela agência FullBrand.

PRONTUÁRIO
Mais de 23 mil processos de cidadão exigindo do Estado o fornecimento de remédios chegaram ao Tribunal de Justiça de São Paulo em 2016. Com o crescimento da judicialização da saúde, o TJ lança nesta segunda (13) o projeto Acessa SUS, em parceria com Secretaria de Estado da Saúde, Defensoria e Ministério Público. A central vai tentar agilizar os atendimentos para evitar a abertura de ações.

COZINHA COM EMOÇÃO
O chef e apresentador Henrique Fogaça lançou seu livro "Um Chef Hardcore" na quinta (9), na Livraria da Vila da alameda Lorena. Passaram por lá a editora Vanessa Guazzelli, o empresário Adolpho Schaefer, e os estudantes Matheus Burigo e Valentina Schulz, ex-participantes do programa "MasterChef Junior".

CURTO-CIRCUITO

A chef Janaina Rueda comemora na quinta (16) os nove anos do Bar da Dona Onça, com a festa Águas de Janaina.

Fernando Meirelles e Quico Meirelles, da O2, participam nesta segunda (13) do Festival Berlinale, com exibição de episódios de "Os Experientes".

O coquetel de abertura da Mostra de Mesas Decoradas, na Gift Fair, é nesta segunda (13), no Expo Center Norte, às 17h. Curadoria de Virgínia Lamarco e Mônica Cullen.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: