Folha de S. Paulo


Produtores de teatro propõem mudanças em regras trabalhistas

Produtores de teatro querem aproveitar a discussão sobre reforma trabalhista para propor ao Ministério da Cultura e ao Congresso a criação de regras próprias para artistas e técnicos do setor. A APTR (Associação Produtores de Teatro) vai entregar ao titular da pasta, Roberto Freire, uma lista de ideias.

ATRÁS DO PALCO
O plano é fazer mudanças na legislação para contemplar as necessidades da área. Segundo o produtor Eduardo Barata, presidente da entidade, trabalhadores de cultura ficam num "limbo jurídico". "Temos especificidades. Nossas equipes são temporárias, às vezes trabalham três horas por dia, de quinta a domingo, à noite. Não dá para encaixar na legislação existente", diz.

PALCO 2
A maioria dos trabalhadores acaba contratada por produção ou temporada, como pessoas jurídicas ou microempreendedores individuais. Mas, segundo os produtores, isso abre uma brecha, já que a relação pode gerar vínculo empregatício após algum tempo. "Cria incerteza jurídica e fragilidade tanto para os produtores quanto para os profissionais", diz Barata.

PÉTALAS E ESPINHOS
O diretor Márcio Rosário recebeu convidados na estreia do espetáculo "Bruta Flor", escrito por Vitor de Oliveira e Carlos Fernando de Barros. Os atores Eduardo Martini e Lidi Lisboa estiveram na plateia do Viga Espaço Cênico, na quarta (18).

O QUE FUNCIONA
Um relatório sobre programas para dependentes de drogas que a Open Society Foundations vai lançar no Brasil apresenta sete lições para reduzir os danos do uso de crack por moradores de rua. Foram pesquisados o projeto Braços Abertos, criado na cracolândia durante a gestão Fernando Haddad (PT), e experiências no Rio e no Recife.

PONTO A PONTO
A medida de não exigir abstinência dos usuários de drogas como condição para participarem dos programas é avaliada como positiva. Regras que soem como repressão são ineficientes, segundo a ONG. A Open Society também classifica como recomendável a oferta de moradia e de emprego –vista como um fator de estabilidade e de reinserção social. O estudo será divulgado em eventos nas três cidades nos próximos dias.

DESAVISADOS
Cidadãos que apoiaram a regulamentação do uso de maconha em consulta pública realizada pelo site do Senado ficaram irritados ao descobrir que a Casa divulgou seus nomes e e-mails. Segundo a assessoria da instituição, a publicação está prevista na política de privacidade da página e é feita para evitar fraudes.

DESAVISADOS 2
A enquete pergunta sobre um projeto para "regular o uso recreativo, medicinal e industrial da maconha". Por enquanto, os apoiadores vencem com vantagem: já são mais de 50 mil, contra aproximadamente 2.000 que discordam.

TORNEIRA
O tema saneamento recebeu pouca atenção do prefeito João Doria (PSDB) nas redes sociais, segundo monitoramento feito pela ONG Aliança pela Água e pela plataforma de análise Seekr. O tucano fez no Facebook uma postagem própria e quatro comentários sobre o tema entre a reta final das eleições e as semanas seguintes à vitória. A prefeitura não comentou os resultados do levantamento.

DANDO A VOZ
Wagner Moura narrou sem cobrar cachê a nova propaganda da Ancine (Agência Nacional do Cinema). Em sua fala na campanha pela valorização do audiovisual brasileiro, o ator pede que as pessoas vejam e recomendem produções nacionais. O comercial estreia nesta segunda (23).

LOCO POR TI
Os artistas Cildo Meireles, Eduardo Srur e Regina Silveira são alguns dos brasileiros confirmados para a primeira edição da Bienalsur. O evento vai ocorrer no fim de 2017 simultaneamente em países da América Latina. Entre eles, Argentina, Brasil, Uruguai, Chile e Venezuela.

ARTE NO MIRANTE
A publicação "CAT – Cultura, Arte e Tecnologia" teve festa de lançamento de sua terceira edição na quinta (19), no Mirante Nove de Julho. Estiveram no evento a diretora da revista, Silvana Holzmeister, a designer de joias Emar Batalha, o diretor de criação Beto Guimarães e o designer Diego Cattani. A fotógrafa Nicole Heiniger e o estilista Mario Queiroz também passaram por lá.

CURTO-CIRCUITO

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores, da Secretaria de Estado da Educação, realiza nesta segunda (23) encontro sobre direito digital. Parceria com a OAB-SP.

Dimas Ramalho, presidente do Tribunal de Contas do Estado, coordena na Uninove pós-graduação em direito, políticas públicas e controle externo. Haverá 120 bolsas.

A Escola Municipal de Música inicia nesta segunda (23) o Festival de Verão, na Praça das Artes.

com JOELMIR TAVARES (interino), LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: