Folha de S. Paulo


Para ministro, relaxar pena de tráfico contra superlotação é 'inconsequência'

Pedro Ladeira/Folhapress
BRASÍLIA, DF, BRASIL, 13-05-2013. 13h40: Deputado Osmar Terra fala no seu gabinete na Camara dos Deputados sobre a Lei de Drogas. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) ***EXCLUSIVA - ESPECIAL***
O ministro Osmar Terra, do Desenvolvimento Social

Crítico da descriminalização das drogas, o ministro Osmar Terra (Desenvolvimento Social e Agrário) discorda de Alexandre de Moraes (Justiça) sobre a possibilidade de relaxamento das penas para traficantes como forma de reduzir a superlotação penitenciária no Brasil.

DISTÂNCIA
"O que tem que ter é uma separação pela gravidade do crime", diz Terra. "Não só o pequeno traficante, mas todo mundo que comete pequenos delitos. Não pode ficar convivendo com preso violento, chefe de facção. O coitadinho, para ele não ficar com o grande, então vamos soltar? Ele vai para a rua vender droga de novo."

BANHO DE SOL
A proposta de penas alternativas, como prestação de serviços à comunidade, para pequenos traficantes sem antecedentes criminais e que não fazem parte de organizações criminosas tem sido considerada por Moraes. À Folha ele disse que prender pessoas com esse perfil é colocar "soldados nas mãos das lideranças dos presídios".

ALMA DO NEGÓCIO
Para o ministro do Desenvolvimento Social, "o pequeno traficante é o traficante. É ele que leva a droga para as pessoas. E quem faz funcionar [o tráfico] tem que sair da rua". Terra diz que afrouxar a legislação sobre o tema agora seria "inconsequência". Ele tem se reunido com Moraes para discutir a crise na segurança e apresentado contribuições que sua pasta pode dar.

LADO A LADO
Dilma Rousseff será apresentada por Pilar del Río antes de sua fala em um seminário na Universidade de Sevilla, na Espanha, na quarta (25). A viúva do escritor José Saramago já declarou, ao comentar o impeachment, que não vê a ex-presidente "como uma corrupta" e que ela foi vítima de machismo. As duas estarão no primeiro dia do evento "Capitalismo Neoliberal, Democracia Sobrante". O tema da palestra de Dilma será "O ataque à democracia no Brasil e na América Latina".

TRIBUTO AO TEATRO
Foi lançado na terça-feira (17) o livro "Yara Amaral - A Operária do Teatro", de Eduardo Rieche. Compareceram ao evento, na Blooks Livraria, no shopping Frei Caneca, os atores Sérgio Mamberti, Enrique Díaz e Cesar Baccan. Também passaram por lá o diretor Rubens Velloso e a atriz Amélia Bittencourt.

PISTAS
A Polícia Civil de São Paulo solicitou quebra de sigilo de usuários de sites e de empresas de telecomunicação para investigar as ameaças de morte sofridas pela atriz Deborah Secco e por sua família, inclusive a filha, Maria Flor, em redes sociais. A atriz registrou queixa há cerca de quatro meses e disse na segunda (16) que esperava uma resposta.

PISTAS 2
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o caso é investigado pelo Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) e pela Delegacia de Fraudes Patrimoniais Praticadas por Meios Eletrônicos, que aguardam as empresas enviarem os dados.

TELA CHEIA
O número de inscritos para a primeira edição da Mostra Sesc de Cinema foi duas vezes maior que a expectativa dos organizadores. Ao todo foram recebidas 1.254 inscrições de cineastas independentes. Eram esperados cerca de 600 interessados. Os vencedores serão anunciados em julho e vão fechar contrato para exibir as produções nos espaços do Sesc em todo o Brasil.

FOLIA DO HORÓSCOPO
A "Vogue" elegeu uma famosa para representar cada signo do zodíaco em seu baile de gala de Carnaval, com o tema "Lady Zodiac". A atriz Mariana Ximenes será a taurina; a cantora Vanessa da Mata, a aquariana, e a modelo Fernanda Motta, a geminiana. Participam ainda as atrizes Giovanna Antonelli (peixes), Bruna Marquezine (leão), Cleo Pires (libra), Taís Araújo (sagitário) e Claudia Raia (capricórnio).

CORPO E MOVIMENTO
O espetáculo "Projeto Rastejar", com direção de Wagner Vasconcelos, teve estreia na terça-feira (17), no Viga Espaço Cênico, em Pinheiros. Dani Corrêa, José Alessandre e Roberto Santos formam o elenco. Estiveram na plateia a cantora Clara Becker e a atriz Helô Cintra.

CURTO-CIRCUITO

O procurador-geral de Justiça do Estado de SP, Gianpaolo Smanio, faz palestra nesta quinta-feira (19) na Casa do Saber.

A Lab, marca dos irmãos Emicida e Fióti, inicia venda nesta quinta na The CZO Store, em Pinheiros, às 17h.

A Secretaria Municipal de Cultura faz nesta quinta o 1º Gabinete nos Bairros, no Centro Cultural da Juventude, às 15h.

Andrea Kurbhi e Roberta Nahas lançam coleção da Spezzato assinada por Paola de Orleans e Bragança. Nesta quinta, às 10h, no Masp.

com JOELMIR TAVARES (interino), LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: