Folha de S. Paulo


Gestão Doria busca aproximação com órgãos como OAB e Ministério Público

Danilo Verpa/Folhapress
SAO PAULO - SP - 19.12.2016 - Cerimonia na sala Sao Paulo, o prefeito Joao Doria, o vice, Bruno Covas e vereadores recebem o diploma para assumir os cargos em 2017.. (Foto: Danilo Verpa/Folhapress, ILUSTRADA)
O vice Bruno Covas e o prefeito João Doria na cerimônia de diplomação para os cargos

Depois da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo), a gestão João Doria (PSDB) costura parceria das prefeituras regionais (antigas subprefeituras) com o Ministério Público. A ideia é que os órgãos tenham uma interlocução maior para a solução de problemas.

RADAR
Os prefeitos regionais também já se reuniram com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, dentro das colaborações que o tucano tem buscado com pastas do governo Geraldo Alckmin (PSDB). Num encontro nesta terça (10), ficou acertado que fiscais municipais vão ajudar, por exemplo, na identificação de terrenos baldios usados para tráfico de drogas.

RADAR 2
Com a OAB-SP, segundo o secretário das Prefeituras Regionais e vice-prefeito, Bruno Covas (PSDB), tanto as subseções da ordem poderão auxiliar os prefeitos na busca de saídas para conflitos locais quanto elas terão um canal direto para encaminhar a eles denúncias e dúvidas recebidas. Moradores levam à entidade queixas sobre zeladoria urbana e direitos humanos. "O próximo passo é estreitar o relacionamento com os promotores", diz Covas.

CONTENDA ANTIGA
A OAB-SP move processo contra a prefeitura por causa da velocidade das marginais. Iniciado em 2015, ele questiona a gestão Fernando Haddad (PT) por aumentar os limites e ainda não teve julgamento. No entendimento da ordem, a ação ainda é válida porque pede que decisões desse porte sejam tomadas depois de mais debate e consulta à população.

NOVA CHANCE
E o recurso da Prefeitura de São Paulo contra o afastamento do prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak, será julgado pela desembargadora Ana Liarte. Foi ela quem, em novembro, condenou Odloak em segunda instância por improbidade administrativa. A condenação foi justamente o argumento da ação que o tirou do cargo.

LIÇÕES DE OURO
A judoca Rafaela Silva, medalhista de ouro na Rio-2016, deu palestra sábado (7) no Sesc Bom Retiro, no centro, como parte do projeto Sesc Verão. Além de funcionários da entidade, como a coordenadora Carol Seixas, passaram por lá interessados no esporte, como Elton Machado e sua mãe, Gabriela Martelli, e o professor Clever de Souza com seu filho Enzo Yuri.

ENTRA NA FILA
O grupo Schahin está negociando nova delação, desta vez envolvendo a Schahin Engenharia. Responsáveis pela área financeira do grupo, como o ex-controlador Milton Schahin, já haviam feito acordos, após o banco ser investigado pela Operação Lava Jato por movimentação de recursos secretos no exterior para pagamento de propina.

DEFEITO DE FÁBRICA
As campanhas de recall de carros tiveram um aumento de 5% no ano passado em relação a 2015, segundo balanço com dados nacionais que o Procon-SP divulga nesta quarta (11). Das 122 vezes em que fabricantes chamaram consumidores para reparar problemas, a maioria foi para consertos nos sistemas de airbag.

CALENDÁRIO
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente de SP lançou medida que promete reduzir em até 30 dias o prazo de concessão de licença prévia a pequenos e médios empreendedores. A resolução prevê dispensa de publicações e menos burocracia. Só empreendimentos maiores continuam submetidos às normas antigas, mais rígidas.

HUMOR ÁCIDO
A atriz Débora Duarte vai fazer neste ano uma peça sobre a ditadura da beleza e o preconceito contra as mulheres. Chamada "A Mulher Gorda", a montagem conta a história de uma cientista, profissional brilhante, que vai abrindo mão de sua carreira, dedicando-se cada vez mais ao marido, para depois ser abandonada por ele. O texto é dos italianos Franca Rame e Dario Fo.

DNA
A escritora americana Nora Roberts terá uma nova série de livros publicada no Brasil neste ano. O primeiro volume da trilogia, chamado "Irmãos de Sangue", chega às livrarias em março, pela Arqueiro.

QUE REI SOU EU
Os empresários Ticha Gregori e Chico Millan realizaram mais uma edição da Festa de Reis do Bar Balcão, nos Jardins. Compareceram ao evento, na sexta (6), o ex-ministro da Justiça José Gregori, pai de Ticha, o advogado Luís Francisco Carvalho Filho, colunista da Folha, e a empresária Andrea Fasano.

CURTO-CIRCUITO

O Grupo Morena Rosa apresenta nesta quarta (11) suas coleções de inverno, na suíte presidencial do hotel Fasano, das 11h às 15h.

O documentário "Axé: Canto do Povo de um Lugar" tem pré-estreia nesta quarta (11) em Salvador, no Espaço Itaú Glauber Rocha, seguida de show do cantor Saulo na praça Castro Alves.

com JOELMIR TAVARES (interino), LETÍCIA MORI E BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: