Folha de S. Paulo


'Linha de advocacia muito boa', diz Moro a advogado de Lula

Paulo Lisboa/Brazil Photo Press/Folhapress
O juiz federal Sergio Moro participa nesta quarta do lançamento do livro
O juiz federal Sergio Moro

O juiz Sergio Moro ironizou nesta sexta (16) a defesa do ex- presidente Lula ao dizer que os defensores do ex-presidente adotam "uma linha de advocacia muito boa".

A afirmação foi feita hoje no fim de um diálogo travado entre o magistrado e os advogados depois da audiência com José Afonso Pinheiro, o ex-zelador do tríplex em Guarujá (SP) que a força-tarefa da Lava Jato diz ser de Lula, o que o ex-presidente nega.

Num determinado momento da audiência, Pinheiro disse aos defensores de Lula que eles eram "um bando de lixo".

Quando o testemunho já havia terminado e o ex-zelador, dispensado, Moro diz: "Vamos ver se não vai sofrer queixa-crime, ação de indenização, a testemunha, né, por parte da defesa".

Um dos advogados de Lula, Cristiano Zanin, responde: "Quando as pessoas praticam atos ilícitos elas respondem por seus atos. Eu acho que é isso o que diz a lei".

Moro então pergunta se a defesa vai entrar com queixa-crime contra a testemunha, e Zanin responde: "O senhor está advogando para a testemunha?".

O juiz segue: "Não sei, a defesa entra [com ação] contra todo mundo, com queixa-crime, indenização". (Os advogados de Lula já entraram com ação contra Moro e também contra procuradores da Lava Jato.)

Segue Zanin: "Eu acho que ninguém está acima da lei. Da mesma forma como as pessoas estão sujeitas a determinadas ações, as autoridades também devem estar".

Moro então finaliza com o "elogio": "Tá bom, doutor. Uma linha de advocacia muito boa". E Zanin "agradece": "Faço o registro de Vossa Excelência e recebo como um elogio".


Endereço da página:

Links no texto: