Folha de S. Paulo


Blocos de São Paulo temem que Doria mude regras do Carnaval de rua

Eduardo Knapp/Folhapress
Foliões se divertem com o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, no centro de São Paulo, em fevereiro
Foliões se divertem com o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, no centro de São Paulo, em fevereiro

A decisão do futuro prefeito João Doria (PSDB) de retirar parte da Virada Cultural do centro e levar para um lugar fechado, o Autódromo de Interlagos, acendeu um sinal de alerta nos blocos de Carnaval de rua de São Paulo. Eles devem se reunir amanhã para um ato em defesa da festa.

COMO ESTÁ
Os grupos temem mudanças de regras. "Nossa bandeira é a manutenção do Carnaval aberto, livre e democrático", diz Alê Youssef, do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta. Ele vai transformar a roda de samba da agremiação amanhã no ato em defesa da folia na rua.

ATRAVESSADO
Quase 500 blocos já estão cadastrados na prefeitura para sair em 2017. Os principais representantes defendem o modelo de hoje, que dá liberdade aos desfiles e oferece estrutura, inclusive com apoio privado, mas impõe regras. Um projeto de lei que regulamenta o Carnaval nos moldes atuais tramita na Câmara Municipal, mas os blocos dizem que há um movimento para descaracterizar a proposta.

FICA IGUAL
Segundo André Sturm, que vai assumir a secretaria de Cultura, o Carnaval de rua do ano que vem "terá exatamente as mesmas regras do Carnaval de 2016, sem mudança alguma do ponto de vista conceitual". "Criamos um grupo de trabalho e vamos utilizar o mesmo cadastramento, não cancelamos nenhuma licitação", diz o futuro secretário.

PROBLEMA A BORDO
Fiscais da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a bordo de um voo da Latam autuaram a companhia por distribuir biscoitos com a data de validade vencida aos passageiros. Os funcionários receberam os pacotes há alguns dias, ao voltar para Brasília após um simpósio em Salvador. A empresa, que agora vai se defender, diz que "está apurando o fato" e que "toma todas as medidas preventivas para que situações como essa não ocorram".

CAMINHOS DIVERSOS
O produtor musical João Marcello Bôscoli se separou da mulher, a pianista Juliana D'Agostini. O casal dividirá a guarda do filho, André, que nasceu em janeiro deste ano. Filho de Ronaldo Bôscoli e de Elis Regina, João também é pai de Arthur, 5, fruto do seu casamento anterior, com a apresentadora Eliana.

BACON E PANCETA
O Mercado São Paulo, feira com degustações de comida e aulas abertas de gastronomia, terá neste fim de semana a participação do chef Jefferson Rueda, do Bar da Dona Onça e da Casa do Porco. Rueda vai preparar um menu especial para esta edição do evento, que terá como tema pratos com ovinos, suínos e caprinos.

DICA DE AMIGO
Danilo Gentilli, Léo Lins e Marcelo Marrom vão participar de uma série de vídeos produzidos pelo ator Robson Nunes para falar da reforma do Beverly Hills, o primeiro bar de comédia stand-up de São Paulo. Dono do espaço, Robson está reformando a casa seguindo sugestões de humoristas que se já apresentaram por lá.

-

JUBILEU E FIM DE ANO
Luiz Gustavo Bichara e Luciana Gil, sócios do Bichara Advogados, receberam convidados para a festa de confraternização do escritório, no Museu da Casa Brasileira, na quinta (8). Os advogados Luiz Henrique Sanson e Thiago Mattos foram ao evento.

-

MESTRA DA SAÚDE
O jornalista Ricardo Viveiros lançou na terça (6) o livro "Felicidade", uma biografia da professora Nelly Martins Ferreira Candeias. O ex-ministro José Gregori e o historiador indígena Tukumbó Dyeguaká estiveram no evento, na Livraria da Vila do shopping Pátio Higienópolis.

-

RETRATO DO PAÍS
O juiz Marlon Reis, um dos criadores da Lei da Ficha Limpa, apresentou na quinta (8) o livro "A República da Propina" no Teatro Eva Herz. A autor promoveu um bate-papo com a ex-senadora Marina Silva, o jurista Luiz Flávio Gomes e o professor Rogério Sanches Cunha.

-

CURTO-CIRCUITO

O Instituto Vladimir Herzog lança neste sábado (10) atualização do portal Memórias da Ditadura, às 9h, na Caixa Cultural.

Tássia Holsbach lança novo disco, neste domingo (11), às 18h, na Vila Nova Conceição.

O padre Gabriel Mejía participa neste sábado (10) de seminário da Associação Internacional de Meditação, em Moema.

O Memorial da Resistência abre neste sábado (10) a mostra "Carta Aberta — Correspondências na Prisão", às 11h.

Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO.


Endereço da página:

Links no texto: