Folha de S. Paulo


José Eduardo Cardozo trabalhará no escritório da Prefeitura em Brasília

Andressa Anholete/AFP
O ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, no julgamento do impeachment de Dilma Rousseff
O ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, no julgamento do impeachment de Dilma Rousseff

O ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo passa a despachar, a partir desta quarta (16), no escritório da Prefeitura de São Paulo em Brasília. Ele reassume o cargo de procurador do município, do qual estava afastado havia décadas, desde que começou carreira parlamentar.

DE VOLTA
Cardozo vai despachar inicialmente sob as ordens do atual prefeito, Fernando Haddad (PT). Depois de janeiro, estará sob o comando do tucano João Doria.

Beto Barata/PR/Presidência
O presidente Michel Temer em entrevista ao programa
O presidente Michel Temer em entrevista ao programa "Roda Viva"

RODAMOINHO
A retransmissão do "Roda Viva" com Michel Temer (PMDB) pela TV Brasil foi o "primeiro sinal" da retomada da parceria com a TV Cultura, segundo o presidente da emissora paulista, Marcos Mendonça. O programa deixou a grade da TV do governo federal em 2014. Agora os canais discutem retomar o acordo e integrar uma rede pública de comunicação, diz Mendonça.

RODAMOINHO 2
A edição com o presidente, exibida no feriadão, teve 1,5 ponto de audiência e picos de 2, de acordo com a Cultura (cada ponto representa 69 mil lares na Grande SP). A média costuma variar entre 0,7 e 2,2 pontos. "Foi excelente", diz Mendonça, que rebate críticas à entrevista. Para ele, houve "variedade enorme" de assuntos e bancada de entrevistadores diversa. "É um programa longo, mas talvez a duração não seja suficiente para uma quantidade gigantesca de matérias e temas."

EM REDE
A cinco dias do prazo final, a vaquinha do MBL (Movimento Brasil Livre) para ajudar a pagar seu segundo congresso nacional alcançou 4% da meta. Até esta terça (15), a arrecadação pelo site Kickante tinha chegado a R$ 1.080 —longe dos R$ 25 mil buscados.

REDE 2
O encontro será neste fim de semana em SP. O MBL diz que a meta não representa o total do orçamento, mantido em sigilo, e que, se a vaquinha não atingir o objetivo, o movimento vai cobrir os gastos.

FONTE SECA
Adaptação da peça de Chico Buarque e Paulo Pontes dos anos 1970, o musical "Gota D'Água [A Seco]" encerrou antes da hora a temporada em São Paulo por falta de patrocínio. A montagem, com os atores Laila Garin e Alejandro Claveaux, ficaria em cartaz no Teatro Faap até 18 de dezembro, mas se despediu no fim de semana porque uma empresa retirou o apoio. A produção busca ajuda para voltar à cidade em 2017.

VISÃO INDÍGENA
Uma liderança indígena será convidada no ano que vem pelo Instituto Inhotim para fazer a curadoria dos artefatos do acervo que nunca foram expostos. Eles serão exibidos em uma nova mostra, chamada "Visão Yanomami", que fará parte da galeria da artista Claudia Andujar. O complexo também planeja para 2017 criar um aplicativo para orientar os visitantes pelos 140 hectares do parque, perto de Belo Horizonte (MG).

-

Caio Galucci/Divulgação
O ator Miguel Falabella nos bastidores da peça
O ator Miguel Falabella nos bastidores da peça "God", que chega ao Teatro Procópio Ferreira

ONIPRESENÇA

Miguel Falabella, 60, diz que precisava se "aquecer" antes de chegar a SP com a peça "God", na qual interpreta Deus. "É basicamente um monólogo, um 'stand up divino'. Queria estar mais seguro e no tom certo."

Após passar por cidades como Niterói, Curitiba, Campinas e Brasília, o espetáculo estreia no Teatro Procópio Ferreira nesta sexta (18). Falabella também adaptou o texto da Broadway, que mostra o criador "repaginando" os mandamentos.

A comédia "não tem nada de polêmico, não trata de religião. É muito acima disso. É Deus falando, contando da criação, das obras dele", explica o ator, que também grava na Globo a série "Brasil a Bordo", que estreia em 2017.

-

DRAMA PORTUGUÊS

Os cineastas portugueses João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata apresentaram o filme "O Ornitólogo" durante o festival Mix Brasil, no CineSesc. O ator Murray Bartlett, da série "Looking", os cineastas Márcio Reolon, João Federici e Duda Leite, o DJ Zé Pedro e o gerente do espaço, Gilson Packer, assistiram à exibição, na sexta (11).

-

CURTO-CIRCUITO

O Panorama Ganja Talks, curso sobre mercado e uso medicinal da maconha, começa nesta quinta (17), no Espaço Cult e on-line. Ainda há vagas.

Fernanda Souza protagoniza campanha da marca La Roche-Posay para alertar sobre riscos do câncer de pele.

A Conferência Nacional da Advocacia Brasileira voltará a ocorrer em SP após quase 50 anos. Em novembro do ano que vem, no Anhembi.

O violonista croata Zoran Dukic se apresenta nesta quarta (16), às 21h, no Espaço Promon, a convite da Cultura Artística.

Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO.


Endereço da página:

Links no texto: