Folha de S. Paulo


Pezão se incomoda com falta de apoio federal a cortes drásticos no Rio

André Horta/Fotoarena/Folhapress
O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, anuncia as medidas para equilibrar as contas do Estado
O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, anuncia as medidas para equilibrar as contas do Estado

O governo do Rio de Janeiro está incomodado com a falta de apoio para o pacote que baixou no Estado, e que prevê forte contenção de despesas e drásticos cortes salariais do funcionalismo e de autoridades de outros poderes.

O SILÊNCIO
Um assessor direto do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) afirma que nenhuma autoridade federal, política ou econômica teve até agora coragem para vir a público e defender o pacote, que está gerando forte reação, inclusive do Judiciário.

O SILÊNCIO 2
O governo de Michel Temer também tem se omitido, apesar de, segundo integrante da equipe do governador, o Ministério da Fazenda ter sido informado em detalhes do conteúdo das medidas. E de ter mandado inclusive uma missão técnica para esquadrinhar as contas do Rio antes de elas serem baixadas. O resultado do trabalho da Fazenda permanece um mistério para o time de Pezão.

CARTA
O empresário Lírio Parisotto, acusado pela atriz e modelo Luiza Brunet de agressão, foi notificado nesta terça (8) na ação em que ela pede o reconhecimento de união estável com o empresário.

CARA METADE
No processo, Brunet pede a metade dos bens acumulados por ele nos cinco anos em que teria durado a relação estável, exige auditoria em todas as empresas do ex e também acesso às declarações de Imposto de Renda do período.

ENGANO
O advogado dele, Luiz Kignel, confirma a citação. E afirma que Brunet "finalmente revelou suas verdadeiras intenções: transformar um namoro em um negócio financeiro. Usou a imprensa para posar de vítima e agora pede metade do patrimônio do senhor Lírio Parisotto. Não há o menor fundamento jurídico para essa pretensão".

MEU DIREITO
A defesa de Brunet afirma: "Luiza está fazendo valer, de forma legítima, os seus direitos. O acesso ao Poder Judiciário é garantia constitucional. Não é porque o relacionamento terminou de forma litigiosa que ela vai abrir mão de buscar a Justiça. Achar que a Luiza não deveria buscar seus direitos é uma interpretação equivocada e que só beneficia o agressor. Caberá ao juiz que vai julgar a causa decidir se houve ou não a união estável e quais são as consequências resultantes desse reconhecimento". A nota, assinada pelo advogado Pedro Egberto da Fonseca Neto, diz ainda que "o processo de reconhecimento e dissolução de união estável está sob segredo de Justiça".

VIGÍLIA
Movimentos sociais organizaram em menos de 24 horas o ato contra o "genocídio da população preta e periférica" marcado para esta quinta (10) em frente à Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.

VIGÍLIA 2
A manifestação foi convocada por entidades como Mães de Maio e Núcleo de Consciência Negra da USP após a chacina de cinco jovens da zona leste. Policiais militares são os principais suspeitos no caso, investigado pela secretaria.

VIGÍLIA 3
No mesmo dia, os grupos vão protocolar no Ministério Público de São Paulo (MP-SP) um pedido de intervenção na Polícia Militar de São Paulo. Eles vão cobrar que o MP-SP exerça o papel de controle das polícias e reclamar da "morosidade" com a qual, segundo as entidades, o órgão reagiu a solicitações semelhantes feitas anteriormente.

BOA VIZINHANÇA
O prefeito eleito João Doria (PSDB) irá nesta quarta (9) à Câmara Municipal falar com os líderes das bancadas. Será uma "visita de cortesia" aos vereadores, segundo a assessoria do tucano.

EM CASA
Michelzinho, o filho de Marcela e Michel Temer, ganhou um novo bicho de estimação: o cachorro Piculy, da raça jack russell.

Ele fará companhia no Palácio do Jaburu a Thor, o golden retriever que se mudou com a família de São Paulo para Brasília.

REPLICANTES
A grife do vestido branco que Marcela Temer usou no Sete de Setembro já vendeu 130 unidades do mesmo modelo escolhido pela primeira-dama. "Para uma marca pequena como a nossa, um volume desse é muito significativo", afirma a estilista Luisa Farani, autora da peça, vendida a R$ 618.

REPLICANTES 2
A marca, que desistiu de tirar de linha o vestido por causa da alta procura, vai lançar agora uma versão dourada, especial para o Réveillon. "Já tive clientes que falaram que não gostam tanto dela [Marcela], mas queriam conhecer a marca. Tem outras que acham ela maravilhosa. Para a gente, a repercussão foi muito positiva", diz Luisa.

-

PRÊMIO À SOCIEDADE
A 12ª edição do Prêmio Empreendedor Social foi realizada na segunda (7) no Teatro Porto Seguro. Carlos Pereira, fundador da Livox, recebeu o troféu de Empreendedor Social de 2016; Nina Valentini, do Instituto Arredondar, foi premiada como Empreendedora Social de Futuro, com troféu entregue pela ex-consulesa da França Alexandra Loras.

Marcos Nisti e Ana Lúcia Villela, do Instituto Alana, também estiveram entre os convidados.

A premiação, promovida pela Folha e pela Fundação Schwab, teve show da cantora Laila Garin e os atores Maria Fernanda Cândido e Dan Stulbach como mestres de cerimônias.

A modelo Luiza Brunet, a empresária Alexandra Fructuoso, o editor Paulo Tadeu, o cineasta Newton Cannito e a designer Elisa Stecca também participaram do evento.

-

CURTO-CIRCUITO

Nina Pandolfo lança o livro "Por Trás das Cores", nesta quarta (9), das 18h30 às 21h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

A ADJ Diabetes Brasil faz exames de fundo de olho gratuitos, nesta quarta (9) e nesta quinta (10), no shopping West Plaza.

O diretor Luiz Fernando Carvalho participa nesta quarta (9) de sessão comemorativa de 15 anos do filme "Lavoura Arcaica". Às 20h20, no CineSesc da rua Augusta.

O Restorando Fest, com descontos em 71 restaurantes de SP e Rio, vai até o dia 20.

Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO.


Endereço da página:

Links no texto: