Folha de S. Paulo


Odebrecht perde a chave de arquivo-bomba de departamento de propinas

A Odebrecht perdeu a chave de um dos arquivos-bomba de seu departamento de propinas. Peritos internacionais tiveram que ser chamados para ajudar a reabri-lo.

INTACTO
O arquivo só poderia ser acessado com um dispositivo que ninguém sabe onde foi parar. Os investigadores da Operação Lava Jato concluíram, no entanto, que a chave tinha sido realmente perdida, já que o conteúdo do sistema foi preservado.

PALHEIRO
As informações contidas nele estão sendo vasculhadas pela Lava Jato, como ocorreu com outros arquivos apreendidos na empreiteira.

TERMÔMETRO
O MEC contratou o Ibope para fazer uma pesquisa nacional sobre a reação da população brasileira à reforma do ensino médio. Dados preliminares tranquilizaram o governo: 70% responderam que apoiam a medida.

TERMÔMETRO 2
A pesquisa foi feita com 1.200 pessoas em todo o país. Os dados completos devem ser tabulados até esta sexta (4).

COLETA
Miruna Genoino, filha do ex-deputado José Genoino que ficou conhecida pelas cartas que divulgava quando ele foi preso, está fazendo uma vaquinha virtual para publicar um livro com as correspondências. A meta é arrecadar R$ 87.500. Até esta quarta (2), 427 pessoas já tinham doado R$ 28.246 pelo site Catarse.

LÁ LONGE
O livro se chamará "Felicidade Fechada". Segundo Miruna, o nome foi criado por Paula, filha dela e neta de Genoino. A menina, quando soube que o avô estava preso, disse: "O 'vóvi' é nossa felicidade e ele ficou lá preso, fechado, então a nossa felicidade estava fechada".

Veja vídeo em que Miruna pede apoio:

Miruna Genoino

AQUI QUEM FALA É DA TERRA
Fernanda Abreu, 55, que tem se dividido entre o Rio, onde mora, e SP, onde vive o namorado (o músico Tuto Ferraz), se diz "preocupada" e "decepcionada" com a eleição de Marcelo Crivella (PRB-RJ) e João Doria (PSDB-SP).

*

"Acho que tô em Marte. A eleição de um bispo incensado pela [Igreja] Universal e de um cara com zero passado político mostra como é urgente a reforma no sistema, para dar conta de outra maneira de fazer política", afirma a cantora. "Resistir na arte e na cultura para combater retrocessos" é a bandeira dela, que neste fim de semana leva ao Sesc Pinheiros o show "Amor Geral", com hits e canções do novo disco.

LEMBRANDO DE DOT
A vida da freira americana Dorothy Stang, assassinada em 2005 na Amazônia, vai virar um filme de ficção. A produtora Ocean Films ainda não definiu o diretor da obra, uma coprodução com os EUA.

DECOLANDO
A intenção de consumo das famílias paulistanas subiu 5,2% em outubro, na comparação com setembro, e atingiu o maior patamar desde julho de 2015, segundo pesquisa da FecomercioSP. Para a entidade, apesar do resultado positivo, uma melhora significativa ainda demora: deve vir no próximo ano, com o incremento do emprego e da renda, decorrente do aumento dos investimentos.

NÃO SE ESQUEÇA
"Primeiramente... A Cidade É Nossa!", tema escolhido pelo Acadêmicos do Baixo Augusta para o desfile de 2017, é uma tentativa de "chamar a atenção nessa mudança de governo para as conquistas da sociedade, como a ocupação das ruas e o direito ao Carnaval", segundo Alê Youssef, um dos fundadores. O bloco, que faz roda de samba no domingo (6), também prepara ato em defesa do parque Augusta.

IDEIAS CONCRETAS
O editor da revista "Monolito", Fernando Serapião, recebeu convidados no lançamento da edição especial da publicação sobre a arquitetura de unidades do Sesc. O diretor da entidade em SP, Danilo Santos de Miranda, e os arquitetos Carlos Bratke, Marta Bogea, Marcelo Ferraz e Rosa Grena Kliass foram ao evento, no Sesc Consolação, na segunda (31).

CURTO-CIRCUITO

A Associação Cultural Brasil-Líbano comemora seus dez anos com apresentações de música e dança libanesas, nesta quinta (3), no Hasbaya Clube do Brasil, às 20h30. Participações de Gilbert e Julianne Daud.

A Cobogó lança nesta quinta (3) "Empena Cega", sobre a obra de Marcelo Cidade, às 19h30, na galeria Vermelho.

O restaurante Pobre Juan inaugura nesta quinta (3) sua unidade no MorumbiShopping.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO


Endereço da página:

Links no texto: