Folha de S. Paulo


Planalto só tem prestígio maior que Congresso e partidos, mostra pesquisa

Pedro Ladeira/Folhapress
Palácio do Planalto é iluminado em verde e amarelo para celebrar os 100 dias para os Jogos Olímpicos
Palácio do Planalto é iluminado em verde e amarelo para celebrar os 100 dias para os Jogos Olímpicos

A Presidência da República está entre as instituições de menor prestígio no país: só 11% confiam nela, contra 59% que dizem acreditar nas Forças Armadas, o maior índice alcançado em uma pesquisa que a Escola de Direito de SP da FGV (Fundação Getulio Vargas) fez para medir o índice de confiança na Justiça.

AINDA PIOR
Só o Congresso Nacional, com 10%, e os partidos políticos, com 7%, perdem da Presidência.

MEIO TERMO
O Poder Judiciário, objeto da pesquisa, ficou em sétimo lugar no ranking elaborado pela equipe da FGV, com 29%.

Antes dele vêm, além das Forças Armadas, a Igreja Católica (57%), a imprensa escrita (37%), o Ministério Público (36%), as grandes empresas (34%) e as emissoras de TV (33%).

MEIO TERMO 2
Depois do Judiciário aparecem a Polícia (25%), os sindicatos (24%), as redes sociais (23%) e então Presidência, Parlamento e legendas partidárias.

LINHA TORTA
O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), diz que não está pedindo uma lista com nomes de estudantes que ocupam institutos federais para puni-los por aderirem ao movimento. "Estão manipulando", afirma.

LINHA RETA
"Na verdade, pedi aos dirigentes dessas instituições informações sobre pessoas estranhas ao movimento estudantil, como [integrantes de] partidos políticos, sindicatos e outras organizações", afirma o ministro. "É uma medida para proteger crianças e adolescentes", diz.

TODO CUIDADO
Ele afirma também que as informações são importantes para que os dirigentes dos institutos "não fiquem vulneráveis" diante da situação. "Cabe a eles tomar medidas para proteger os alunos."

NOSSA AMÉRICA
Uma manifestação contra o ato de apoio a Donald Trump deste sábado (29) na avenida Paulista está sendo marcada para o mesmo dia, no mesmo local. A convocação é feita no Facebook por duas páginas, a Periferia Revolucionária e a Conselhos Antifa (de "antifascista"). Os organizadores dizem que o "contra-ato" é para combater a "escória integralista" que "tem se aproveitado dos discursos do Bolsonaro e do Trump para cada vez mais impor seu ódio à nossa classe".

DIVIDIDA
O grupo favorável ao candidato a presidente dos EUA, liderado pelo movimento Juntos pelo Brasil, se encontra às 14h. O "contra-ato", que começa às 13h, diz que não há intenção de "confronto físico", apenas de embate "ideológico". No mesmo dia, Rio de Janeiro, Brasília e Vitória também terão atos pró-Trump.

BOA CAUSA
Jac Leirner, Leda Catunda, Tuca Reinés e outros 29 artistas vão doar obras para um leilão em prol do músico Skowa, 60, que está com uma doença neurológica degenerativa. Ele já não anda nem consegue trabalhar. As peças serão leiloadas na Zipper Galeria em 22 de novembro. O valor arrecadado vai ajudar nos cuidados médicos e pessoais do cantor.

NOTÁVEIS
O Palácio do Itamaraty condecorou nesta quinta (27) Albie Sachs, ex-jurista da Suprema Corte da África do Sul; Carlos Blanco de Morais, professor da Universidade de Lisboa; Gunther Teubner, professor emérito da Goethe Universität Frankfurt; e Jeffrey Jowell, diretor do Bingham Centre on the Rule of Law. Os quatro participam ainda, nesta semana, do 19º Congresso Internacional de Direito Constitucional, realizado pelo IDP, de Brasília. Teubner recebeu também, das mãos do ministro Gilmar Mendes, o título de doutor honoris causa pelo IDP.

-

LUZ NA PASSARELA...
A marca de moda praia Água de Coco mostrou sua coleção em desfile na quarta (26), na São Paulo Fashion Week. Isabeli Fontana, Carol Trentini, Ana Beatriz Barros e Fernanda Motta foram algumas das modelos que apresentaram as peças da nova estação. As cantoras Claudia Leitte e Wanessa Camargo e a apresentadora Renata Kuerten estiveram na plateia.

-

...QUE LÁ VÊM ELAS
A primeira-dama da cidade de São Paulo, Ana Estela Haddad, esteve na plateia do desfile do estilista Ronaldo Fraga, na quarta (26), na São Paulo Fashion Week. A passarela, no Theatro São Pedro, teve exclusivamente mulheres transexuais, como as atrizes Aretha Sadick e Leona Jhovs.

-

CURTO-CIRCUITO

Rafael Cortez faz show gratuito nesta sexta (28), às 20h, na Fnac do MorumbiShopping.

A Ebac (Escola Britânica de Artes Criativas) recebe nesta sexta (28) debate sobre refugiados, como parte da programação da Mostra SP de Fotografia. Às 19h, em Pinheiros.

A Cîroc promove festa nesta sexta (28) na Casa Jaguar, nos Jardins.

Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO.


Endereço da página:

Links no texto: