Folha de S. Paulo


Acervo de Lula tem cabeça de peixe, farinha e medalha de Aécio; veja fotos

Danilo Verpa - 7.ago.2016/Folhapress
O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, aparece ao lado do petista no prédio da entidade
O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, aparece ao lado do petista no prédio da entidade

O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, apresenta nesta sexta (21) sua defesa no caso em que a OAS pagou R$ 1,3 milhão para manter o acervo do ex-presidente da República num depósito da Granero. Do total de itens, 394 mil são folhas de papel.

FOLHA
O acervo de Lula que foi mantido pela OAS tem, segundo a defesa de Okamotto, 369 mil cartas, 9.965 livros e 15.896 discursos feitos pelo petista.

Estão listados também milhares de bonés, bandeiras e camisetas.

VELHOS AMIGOS
Já no Banco do Brasil ficavam objetos mais valiosos, como uma adaga cravejada de rubis, já listada pela Polícia Federal, além de medalhas dadas a Lula por personalidades como Aécio Neves, Paulo Skaf, presidente da Fiesp, o hoje ministro Gilberto Kassab, o milionário empresário mexicano Carlos Slim e a rainha da Inglaterra, Elizabeth 2ª.

OCULTO
O Ministério Público Federal acusa Okamotto de lavagem de dinheiro por ter dissimulado a origem dos recursos usados para manter o acervo. O advogado dele, Fernando Fernandes, diz que o acervo era de interesse público e que não houve benefício pessoal. Portanto, não teria havido corrupção nem lavagem de dinheiro.

EM CIMA
Fernandes diz na defesa não ter esperança de julgamento isento e justo já que o processo é "uma farsa" que conta com o "apoio" do juiz Sergio Moro. "Nossa esperança são os tribunais superiores", afirma.

QUASE LÁ
João Doria já convidou Wilson Pollara, secretário-adjunto da Saúde do Estado de São Paulo, para assumir a secretaria municipal da área em sua gestão. Conversou inclusive com o médico David Uip, que é secretário estadual da Saúde e chefe de Pollara.

HADDAD LÁ
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) almoçou nesta quinta (20) com o prefeito Fernando Haddad (PT-SP). Ele apoia a iniciativa do ex-ministro Tarso Genro (PT-RS) de lançar o prefeito para presidir o PT. E vai além: "Ele pode ser o nosso plano B para a campanha à Presidência da República".

HADDAD CÁ
Haddad já tinha sido lançado para disputar o governo de SP pelo vereador eleito Eduardo Suplicy (PT).

PRO COFRINHO
O Caixa Belas Artes vai economizar cerca de R$ 150 mil por ano em IPTU com a proteção concedida pelo Conpresp (o órgão municipal do patrimônio). O espaço será o primeiro Zetec/APC, classificação que protege estabelecimentos culturais e fornece incentivos, como a isenção do imposto.

GOLPE NA BALADA
Mais de 40 pessoas foram barradas em uma noite no Cine Joia tentando entrar com ingressos falsificados. Elas foram vítimas de um golpista que vendeu pelo Facebook entradas para o show da banda jamaicana Toots & The Maytals, na semana passada. O estelionatário fez a entrega pessoalmente a alguns clientes. A casa tem dois canais oficiais de venda: a bilheteria e o site Live Pass, onde os ingressos tinham acabado em três dias.

AINDA NÃO
O ex-presidente do Palmeiras Mustafá Contursi disse que a construção do Allianz Parque por enquanto não foi um bom negócio. "A melhora das rendas justificam? Eu acho que não. Não temos os recursos que se prometeram. Se houve investimentos, o Palmeiras também entregou centenas de milhões de reais em propriedades", disse ele ao programa "Aqui com Benja!" (Fox Sports), que vai ao ar neste sábado (22).

-

HISTÓRIA DO BIQUÍNI
A jornalista e apresentadora Lilian Pacce lançou na quarta (19) o livro "O Biquíni Made in Brazil" na Livraria Cultura do shopping Iguatemi. O empresário Carlos Jereissati foi um dos convidados da noite de autógrafos da obra, que foi apresentada em Paris no início deste mês.

-

13 DIAS DE CINEMA
A abertura da 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo foi realizada na quarta (19) no Auditório Ibirapuera. A diretora do evento, Renata de Almeida, apresentou a cerimônia ao lado do apresentador Serginho Groisman. Os atores Alessandra Negrini, Caco Ciocler, Luisa Micheletti, Vivianne Pasmanter, Bárbara Paz e Odilon Wagner, o cineasta Fernando Meirelles e a apresentadora MariMoon circularam por lá.

-

CURTO-CIRCUITO

O ministro Alexandre de Moraes (Justiça) faz palestra nesta sexta (21) na FMU, na Liberdade.

A fotógrafa paraense Walda Marques abre nesta sexta exposição no Ateliê Fotô.

O bar Charles Edward, no Itaim Bibi, faz na noite de sexta sua festa de Halloween.

O Boteco do Massay será inaugurado na sexta, nos Jardins, com show de Leilah Moreno e DJ Harry Louis.

Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO.


Endereço da página:

Links no texto: