Folha de S. Paulo


Equipe de Doria espera Marta, Haddad e Russomanno embolados no 1º turno

Suamy Beydoun/Futura Press/Folhapress, N.M/Futura Press/Folhapress, Diego Padgurschi /Folhapress e Marlene Bergamo/Folhapress

O comando político da equipe de João Doria (PSDB), em primeiro nas pesquisas, acredita que os três adversários dele na campanha municipal podem chegar embolados no domingo (2), dia da eleição.

CURVA
Pelo raciocínio, Celso Russomanno (PRB), em segundo nas pesquisas, ainda cai mais, já que não teve propaganda na TV nos últimos dias —o espaço dele foi ocupado por direitos de resposta de Marta Suplicy (PMDB). Ela, por sua vez, segue em ligeiro viés de baixa nas análises internas do PSDB, ainda que pesquisa Ibope na quarta (28) tenha mostrado estabilização no terceiro lugar.

EMPATE...
Marta cairia menos, no entanto, que Russomanno, sendo "alcançada" por ele, podendo se configurar uma situação de empate.

...TRIPLO
Fernando Haddad (PT), por sua vez, está em quarto lugar, mas com viés de alta, rumo ao empate com os outros dois, na análise do núcleo político do governador Geraldo Alckmin (PSDB), padrinho de Doria. Os analistas acreditam que o prefeito pode ter votos envergonhados que só seriam revelados nas urnas.

ARRANCADA
Os 9% de preferência partidária no PT registrados pelo Datafolha, ainda que baixos para padrões antigos da legenda, ajudariam a impulsionar o candidato na reta final, que tem percentual pouco acima disso. O PSDB tem 11% da preferência, bem abaixo dos números já alcançados pelo tucano João Doria nas pesquisas. O PMDB de Marta, 3% e o PSOL de Erundina, 1%.

DATA VENIA
José Yunes, um dos melhores amigos e assessor direto de Michel Temer, diverge de outros peemedebistas que atacam Marta Suplicy e preveem a derrota dela. Um deles é Arlon Viana, chefe do escritório da Presidência em SP. Ele criticou a candidata depois que ela disse ser contra a reforma trabalhista do governo, que Temer, aliás, nega querer implementar.

POR DENTRO
"Com todo o respeito e amizade pelo Arlon, ele talvez não esteja bem informado porque não está diretamente na campanha", diz Yunes. "A questão da reforma trabalhista foi uma invencionice do Haddad que nós infelizmente não tivemos capacidade de desmentir", afirma.

É ELA
Sobre o desempenho de Marta nas pesquisas, Yunes afirma: "Ela vai para o segundo turno. Os votos do Russomanno, que está caindo, virão para ela. Os que decidem de última hora, em grande parte, também. E Marta herdará os votos úteis [que gostariam de evitar uma disputa de Russomanno com Doria na segunda rodada eleitoral]".

RISO PRESO
O ministro da Educação, Mendonça Filho, desmarcou um dia antes entrevista que daria a Fábio Porchat nesta quinta (29). A reforma do ensino médio seria um dos temas da conversa no programa da Record. A assessoria do ministro diz que ele não pôde ir por "incompatibilidade de agenda", mas que "tem falado com todo mundo" e quer remarcar.

GUIA
Informações sobre suicídio, como fatores de risco e sinais aos quais as pessoas do entorno devem ficar atentas, foram reunidas pela jornalista Paula Fontenelle em um site. A página www.prevencaosuicidio.blog.br também ensina o que fazer caso exista alguma pessoa próxima vulnerável. Autora do livro "Suicídio: o Futuro Interrompido", Paula enfrentou em 2005 o suicídio do pai e decidiu ajudar no combate ao problema.

O SOM AO REDOR
A nova sede do Instituto Brincante já será inaugurada, na quarta (5), como símbolo da resistência à especulação imobiliária: o teatro é rodeado por um prédio em construção. Em 2015, a companhia deixou a sede antiga, que ficava em terreno na mesma rua da Vila Madalena comprado por uma construtora.

-

COMÉDIA E IRONIA
A peça "La Estupidez!", dirigida por Otávio Martins, estreou na quarta (28) no Teatro Porto Seguro, com Marcelo Airoldi e Juliana Araripe no elenco. Os apresentadores Jô Soares e Adriane Galisteu, os atores Thiago Albanese e José Rubens Chachá e o estilista Walério Araújo viram o espetáculo.

-

HIP HOP NO CINEMA
A 3ª Mostra de Filmes Hip Hop começou na quarta (28) no CineSesc em São Paulo com uma festa que reuniu rappers e músicos. Participaram da abertura oficial os músicos Lúcio Maia, guitarrista do Nação Zumbi, Rodrigo Brandão e o DJ PG. A atriz Chris Couto também compareceu ao evento.

-

CURTO-CIRCUITO

Skank e Jorge Ben Jor apresentam o show "Versão Brasileira", nesta sexta (30), no Espaço das Américas, às 23h30.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica discute operações do tipo em adolescentes, nesta sexta (30), em simpósio no Rio.

O Movimento As Águas de SP, que atua pela liberdade religiosa e a promoção da cultura de paz, entrega nesta sexta (30) o Prêmio Luiza Bairros.

A entidade feminina judaica Wizo São Paulo realiza nesta sexta (30) venda de bolos, das 9h30 às 11h, em Higienópolis.

Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO.


Endereço da página:

Links no texto: