Folha de S. Paulo


Antes de ser preso, Mantega preparava livro sobre período como ministro

Miguel Schincariol/AFP
O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega é levado pela Polícia Federal após ser preso em São Paulo
O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega é levado pela Polícia Federal após ser preso em São Paulo

Guido Mantega estava entusiasmado com um novo projeto, antes de ser preso por algumas horas. Ele começava a escrever um livro sobre o longo período em que comandou o Ministério da Fazenda, de março de 2006 a dezembro de 2014.

CORTINAS
O livro não se ateria a questões técnicas. O ex-ministro da Fazenda, que foi o mais longevo da história do país, pretendia revelar bastidores das divergências que teve inclusive com a então presidente, Dilma Rousseff.

SILÊNCIO
Desde que saiu do governo, Mantega nunca se pronunciou sobre a política econômica do governo.

LONGA ESPERA
Ao ser avisado de que a Polícia Federal se dirigia ao Hospital Albert Einstein, onde estava para acompanhar o tratamento da mulher, Eliane, que sofre de câncer, Mantega foi colocado diante da possibilidade de deixar o local. Preferiu esperar pelos policiais.

AUSÊNCIA
E o ex-ministro almoçaria nesta sexta (23) com os economistas Delfim Netto e Luiz Gonzaga Belluzzo, como fazia quase todas as sextas-feiras, mesmo quando ocupava a Fazenda. "Estou chocado, foi uma violência", diz Delfim. "Guido sempre foi um excelente profissional, que se imolou pelo PT. Ele está pagando um preço alto pela fidelidade ao partido."

AVISO
O economista sempre afirma que Mantega não pode ser responsabilizado pela crise econômica. Pelo contrário: fez vários alertas a Dilma de que mudanças eram necessárias. "Na verdade, a Dilma nunca teve nenhum ministro. Ela sempre foi seus próprios ministros", finaliza.

PRONTUÁRIO
O secretário estadual da Saúde, David Uip, que será homenageado nesta sexta-feira (23) na Assembleia Legislativa, também prepara um livro. A biografia do médico vai incluir bastidores da crise que abalou o Incor e os problemas atuais na Santa Casa.

-

CRIANÇA FELIZ
A Casa Hope, que atende crianças com câncer, comemorou seus 20 anos com jantar beneficente na quarta (21) na Casa Fasano. Foram ao evento o governador Geraldo Alckmin e sua mulher, Lu, e o secretário estadual de Saúde, David Uip, e sua mulher, Maria Teresa. A fundadora da casa, Claudia Bonfiglioli, e a diretora Maria Alice Mendes Caldeira receberam ainda convidadas como a candidata a prefeita Marta Suplicy, a artista plástica Bia Doria e a ex-jogadora de basquete Hortência.

-

COM CACOS
Após um acidente que quebrou uma vidraça e espalhou estilhaços em um dos andares do Palácio Gustavo Capanema, no Rio, funcionários do Ministério da Cultura que trabalham no local endureceram os protestos contra a reforma do edifício. Eles, que convivem com as obras desde 2012, foram ao Ministério do Trabalho denunciar o "risco iminente de morte" que correm.

COM PRAZOS
O MinC afirma em nota que lamenta o acidente, ocorrido em razão de "fortes ventos", e que a reforma "segue todas as normas e procedimentos de segurança previstos em lei". Diz ainda que até novembro, quando começam as obras na parte interna, todos os funcionários serão realocados.

TEMPO JUSTO
O Tribunal de Justiça de SP bateu recorde de produtividade em agosto. Foram 376.271 processos baixados na fase de conhecimento, 24,6% a mais que em junho de 2016, quando foi estabelecido o recorde anterior. O tribunal atribui o resultado a investimentos na digitalização das ações.

-

IRMÃOS NO PALCO
Rogério Flausino e Wilson Sideral interpretaram músicas de Cazuza em show na terça (20) no Teatro Bradesco. Os cantores Wilson Simoninha e Tibless, a atriz Victoria Reis e o ator e diretor Pietro Sargentelli foram alguns dos convidados.

-

MAIS UM
O musical "Annie", dirigido por Miguel Falabella, terá uma sessão extra por semana. "Faremos seis pelo custo de cinco. Uma será à tarde para garantir presença de estudantes", diz o produtor Calos Cavalcanti. Cerca de 30% dos ingressos serão distribuídos de graça –uma das exigências da Lei Rouanet. Inicialmente planejada para 2017, a peça ficará para 2018.

CASA CHEIA
O espetáculo "My Fair Lady" bateu recorde de público em um único fim de semana no Teatro Santander, com presença de 3.200 espectadores nas apresentações entre os dias 16 e 18 de setembro.

CURTO-CIRCUITO

Zélia Duncan canta nesta sexta-feira (23) e neste sábado (24) no Teatro J. Safra.

O Poke Poke, restaurante fast food de comida havaiana, inaugura unidade nesta sexta no shopping Eldorado.

Nelson Sargento faz show nesta sexta, às 20h, no Itaú Cultural.

A festa All White tem edição na noite desta sexta no WTC.

A 8ª edição do festival Tarrafa Literária vai até domingo (25), em Santos. Grátis.

Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO.


Endereço da página:

Links no texto: