Folha de S. Paulo


Países reunidos em NY querem barrar uso de HFC, um dos gases do efeito estufa

A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira que mais de 100 países reunidos em Nova York, nos EUA, estão pleitando uma emenda ao Protocolo de Montreal, documento que determinou o fim do uso do CFC, gás que danifica a camada de ozônio, pelos países signatários.

Os gases HFCs, que substituem o CFC, acabaram se tornando vilões da mudança climática, e a nova emenda deve incluir uma data antecipada a partir da qual os países não poderão mais aumentar seu consumo dessas substâncias.

Entre os países que pleiteiam a emenda estão Estados Unidos, Argentina, Chile, Colômbia, os 28 membros da União Europeia e os 54 países da África. O Brasil não manifestou apoio à medida.

A reunião em que foi discutida a emenda foi comandada pelo secretário de Estado americano, John Kerry, e aproveitou a presença de representantes dos países que estavam em Nova York para a Assembleia Geral da ONU.

"Esses gases ficam pouco tempo na atmosfera e o benefício climático do fim de seu uso seria imediato", diz Stela Herschmann, da ONG Uma Gota no Oceano, que promove a campanha Alívio Imediato para o Clima, e comemorou a iniciativa.

Um grupo de países doadores e filantropos também manifestou sua intenção de prover US$ 80 milhões em apoio a nações em desenvolvimento (incluindo o Brasil) que precisem de ajuda para implementar a medida.


Endereço da página: