Folha de S. Paulo


Defesa de Lula distribuirá na ONU documento contra Lava Jato e Moro

Danilo Verpa/Folhapress
O ex-presidente Lula se emociona em discurso em resposta à denúncia do MPF contra ele, em SP
O ex-presidente Lula se emociona em discurso em resposta à denúncia do MPF contra ele, em SP

Os advogados de Lula vão a Nova York na terça (20), na abertura da 71ª Assembleia-Geral da ONU. Pretendem entregar às representações de centenas de países o memorial das acusações de abuso de poder que fizeram contra o juiz Sergio Moro e os procuradores da Operação Lava Jato na comissão de direitos humanos da organização.

VIZINHO
A investida, que fará referência também ao impeachment, deve causar uma saia justa: o presidente Michel Temer fará o discurso de abertura da assembleia. Deve ser questionado sobre o assunto, já que o memorial será entregue a jornalistas estrangeiros.

RECHEIO
A peça de acusação contra Lula apresentada nesta quarta (14) pelos procuradores será incluída no memorial, como evidência de que o ex-presidente sofre "acusações sem prova", segundo o advogado dele, Cristiano Zanin Martins.

ELOGIO
Lula surpreendeu os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli na posse da nova presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, na segunda (12). No fim da cerimônia, se aproximou dos dois, pegou no braço de Toffoli e disse: "Se não fosse a coragem deste aqui [Mendes], você estava f...!".

CRÍTICA
Mendes fez duras críticas ao Ministério Público Federal depois do vazamento de citações a Toffoli na negociação de delação da empreiteira OAS. Chegou a dizer que o STF estava diante de algo "mórbido" e que os procuradores se avizinhavam do "terreno perigoso de delírios totalitários".

BRINCADEIRA
A forma cortês e até brincalhona do ex-presidente surpreendeu os dois magistrados, já que Gilmar Mendes é apontado sempre pelo PT como inimigo público número um de Lula e do PT no Judiciário.

CURRÍCULO
E, em meio à tensão da Operação Lava Jato, o juiz Sergio Moro viajou aos EUA para palestras na Universidade da Pensilvânia. Nesta quinta (15), ele tinha participação confirmada como o convidado principal de um simpósio com o tema "Produzindo Líderes de Caráter e Integridade: Incutindo Valores na Vida Pública".

CURRÍCULO 2
Moro foi descrito no programa do evento como um "líder central no fortalecimento do Estado de Direito" no Brasil pelo trabalho de "repressão à corrupção, alcançando o alto escalão das lideranças empresariais e políticas".

GRAMA DO VIZINHO
A organização do Rio Open de Tênis começou a procurar clubes de São Paulo para oferecer aos associados descontos nos ingressos da próxima edição do evento, em fevereiro. O primeiro acordo foi fechado com a Sociedade Harmonia de Tênis. Considerado o principal da América do Sul, o torneio quer aumentar a presença do público paulista, que hoje representa 30% do total.

CONCESSÃO
O governo do Estado abriu concorrência para OSs (organizações sociais) de cultura que desejem gerenciar até outubro de 2021 o Theatro São Pedro, em Campos Elíseos, e sua orquestra, além da Orquestra de Jazz Sinfônica e a Banda Sinfônica do Estado. Os interessados devem enviar propostas até 14 de outubro.

CONCESSÃO 2
A sala e as orquestras são geridas pelo Instituto Pensarte, abatido por uma crise financeira que já levou à demissão de 22 músicos da Orquestra de Jazz em um ano.

*

ENTRELAÇADOS
A cantora Lia Paris fez uma performance teatral ao lado do produtor Daniel Hunt para lançar o EP "Lva Vermelha" no Centro Cultural Rio Verde, na quarta (14). O músico Guga Pine e o cantor João Suplicy assistiram ao show.

*

DEU ZEBRA!
O artista plástico Renato Larini recebeu convidados na abertura de sua exposição "Bestiário", no Espaço Zebra, que ele administra com a mulher, a jornalista Néli Pereira. O ator Ary França e os chefs Tadashi Shiraishi e Checho Gonzales passaram por lá, na quarta (14), no Bixiga.

*

CURTO-CIRCUITO

Diego Hypólito inaugura nesta sexta (16) sala de videokê com seu nome no Coconut Brasil, em Santa Cecília.

Gretchen participa nesta sexta (16) de festa do clube Massivo, no hotel Cambridge. O DJ Mauro Borges também toca.

Os advogados Marcelo Manhães de Almeida, Marina Romuchge e Wilson Levy promovem nesta sexta (16) almoço para discutir os 15 anos do Estatuto das Cidades.

Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO


Endereço da página:

Links no texto: