Folha de S. Paulo


Prioridade de Eduardo Cunha agora será livrar sua mulher da prisão

Pedro Ladeira - 5.nov.15/Folhapress
Alvo da Lava Jato, a mulher de Eduardo Cunha, Cláudia Cruz, afaga o marido em evento da Câmara
Alvo da Lava Jato, a mulher de Eduardo Cunha, Cláudia Cruz, afaga o marido em evento da Câmara

A prioridade do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) passa a ser agora livrar sua mulher, Claudia Cruz, da prisão.

EU AMO
Cunha estaria convencido de que o Ministério Público Federal dificilmente concordará em dar a ele os benefícios da delação premiada, como cumprir a pena fora da prisão. Mas poderia concordar em aliviar eventual condenação de Claudia Cruz caso ele decida abrir a boca e contar o que sabe aos procuradores.

ARQUIVO C
O arquivo de Cunha atingiria especialmente grandes empresas do país que teriam negociado com ele benefícios na Câmara dos Deputados e em setores do governo. E que teriam participado de encontros com a cúpula do PMDB, inclusive com Michel Temer.

POR DENTRO
Um desses encontros até já veio a público, na Operação Lava Jato. Cunha organizou reunião entre a empreiteira Andrade Gutierrez e o então vice-presidente Temer. O tema: contribuição para campanha eleitoral do PMDB. Temer já disse que a ajuda financeira foi legal.

EU ODEIO
Apesar de contrariado com o governo Temer, Cunha não pretende transformá-lo na bola da vez, segundo interlocutores. Pode bater no presidente, mas um de seus alvos principais passaria agora a ser também o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

PROTESTO
Um grupo estudantil está organizando ato contra o governo chamado "Morra, Temer" no dia 30/9, no largo da Batata. A página do evento no Facebook tem recebido críticas de militantes de esquerda que consideram o nome violento. Cerca de 500 pessoas confirmaram presença.

Valentina Sampaio

COM GRIFE
Modelo transgênero que despontou no ano passado, a cearense Valentina Sampaio, 20, desembarca em São Paulo nesta semana para temporada de trabalhos na cidade. Ela, que assinou com a Joy Model, ficou conhecida após virar porta-voz da L'Oréal.

CARIDADE MODERNA
A ONG Doutores da Alegria vai aceitar doações em maquininhas de cartão de crédito em seu primeiro jantar de gala para arrecadar fundos, nesta quinta (15). Organizações não governamentais têm cada vez mais passado a usar as máquinas. Na empresa iZettle, por exemplo, a utilização por ONGs cresceu 13% desde 2013, quando a marca começou a atuar no Brasil.

COMIDA, ARTE E DIVERSÃO
O Sesc-SP festejou seus 70 anos na segunda (12), no Theatro Municipal de São Paulo. O diretor da entidade, Danilo Santos de Miranda, recebeu convidados como o músico Tom Zé, o ator Pascoal da Conceição e a atriz Djin Sganzerla. O diretor do Museu AfroBrasil, Emanoel Araujo, e o empresário Pedro Herz, dono da Livraria Cultura, também foram ao evento.

GUILHOTINA
O Rio de Janeiro e o Espírito Santo têm o maior índice nacional de condenações por improbidade administrativa na segunda instância da Justiça Federal. Decisões do tipo podem prejudicar candidatos a prefeito que concorrem nas eleições deste ano, com o risco de serem enquadrados na Lei da Ficha Limpa.

GUILHOTINA 2
A taxa de condenações no Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que concentra as ações do Rio e do Espírito Santo, foi de 79% entre maio de 2015 e junho de 2016, segundo o "Anuário da Justiça Federal 2017" (ed. Conjur), ainda inédito. O índice nacional, considerando os cinco tribunais regionais, é de 61%.

PRESERVAÇÃO
O Conpresp (órgão munipal do patrimônio histórico de São Paulo) aprovou o tombamento da Cervejaria Antarctica, na Mooca. A área, hoje degradada, deverá virar um parque se sair do papel a Operação Urbana Bairros do Tamanduateí, que pretende revitalizar a região da avenida do Estado.

PRESERVAÇÃO 2
Também foram aprovados os tombamentos nesta segunda (12) de três casarões da década de 1920 na rua Caio Prado, na Consolação (região central), em frente ao terreno do parque Augusta.

DEU BAILE
Narcisa Tamborindeguy foi uma das convidadas para a terceira edição do Baile da PQP, no Cine Joia, na sexta (9). O idealizador Rodrigo Pitta tocou junto com DJs como o ator Theodoro Cochrane.

*

CURTO-CIRCUITO

O artista plástico Renato Larini abre nesta quarta (14), às 19h, a exposição "Bestiário", no Espaço Zebra, no Bixiga.

A Fipesp (Frente de Instituições Públicas pela Educação do Estado de SP) faz nesta quarta (14) sua primeira reunião.

Com exposição de Romero Britto, será inaugurado nesta quarta (14) o novo espaço da Viver Bem, na Casa Verde, às 19h.

A ex-modelo Flávia Flores lança nesta quarta (14) o Instituto Quimioterapia e Beleza.

Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO


Endereço da página:

Links no texto: