Folha de S. Paulo


Temer perdeu 'timing' na reação ao termo 'golpista', segundo avaliação do governo

O governo de Michel Temer perdeu o "timing" para rebater o termo "golpista", que é usado pela oposição para classificar o presidente e todos os que apoiaram o impeachment. A conclusão é de pesquisas que a própria equipe de comunicação da administração federal usa para balizar suas iniciativas.

DEVOLUÇÃO
As pesquisas indicam que o governo deveria ter reagido mais cedo e tentado tachar os petistas de "golpistas". Temer tentou fazer isso num de seus primeiros discursos como presidente efetivo, em que disse que os ministros deveriam responder "golpista é você" para rebater a acusação.

COLA
Mas agora já seria tarde, conclui um dos profissionais que ajudam na comunicação. O xingamento já teria "colado", nas palavras dele.

VAI EMBORA
Sem poder reverter o estrago do termo "golpista", há agora uma tentativa de encontrar outros slogans que grudem na oposição. O "Fora, ladrão", criado pelo publicitário Elsinho Mouco, poderia se inserir nesse contexto.

SINAIS
A campanha de Marta Suplicy começa a se preocupar com a ascensão de João Doria, revelada em pesquisas registradas e tornadas públicas. Elas coincidem com sondagens internas feitas pela peemedebista, por telefone, para orientar seus programas de televisão.

EM CASA
Fernando Haddad diz que "não" vai à avenida Paulista engrossar protesto que está sendo programado para o domingo contra Temer. Assessores diretos e dirigentes petistas tinham informado à coluna que ele marcaria presença.

COMÉDIA DE ERROS
O filme "Desculpe o Transtorno" teve pré-estreia na terça (6), no shopping JK Iguatemi. Atrizes do elenco como Clarice Falcão e Dani Calabresa estiveram no local. O diretor do longa, Tomás Portella, e o produtor Fabiano Gullane também passaram por lá.

PICO DE AUDIÊNCIA
O dia de abertura da 32ª Bienal bateu recorde de visitantes: 20 mil pessoas passaram pelo pavilhão, contra 4.000 no primeiro dia da edição anterior. O fato de a inauguração ter caído no feriado de Sete de Setembro contribuiu.

VOTO ÚTIL
ONGs de defesa dos direitos humanos estão lançando um site que conecta candidatos a vereador progressistas e potenciais eleitores. A plataforma #MeRepresenta vai fazer perguntas a concorrentes engajados em temas como feminismo, homofobia e racismo. O eleitor poderá usar um filtro e achar quem melhor representa suas posições.

VOTO ÚTIL 2
As perguntas incluem temas como legalização do aborto, ações afirmativas para negros e mulheres e uso de banheiros por pessoas transexuais e travestis segundo a identidade de gênero.

DEMOLIÇÃO
A Câmara de São Paulo vai votar a anulação do título de Cidadão Paulistano dado a Marcelo Odebrecht em 2012. "Já há provas suficientes para mostrar que ele não é merecedor", diz o vereador Gilberto Natalini (PV), autor da proposta de cancelamento da homenagem. "[Odebrecht] Está envolvido em atos de corrupção profundos, contra o erário, foi um dos chefes do petrolão."

DEMOLIÇÃO 2
O título foi concedido pelo então vereador Francisco Chagas (PT), sob a justificativa de homenagear o empresário, à época, por "sua dedicação às causas sociais e dos trabalhadores, luta e sacrifício pela democracia, defesa das liberdades civis e restauração do Estado de Direito".

CORDÃO UMBILICAL
A presidente do MAM-SP, Milú Villela, recebeu convidados na abertura da exposição "O Útero do Mundo". A fotógrafa Claudia Jaguaribe, o curador Felipe Chaimovich e o diretor-geral da Pinacoteca, Tadeu Chiarelli, foram ao evento, na segunda (5), no Ibirapuera.

CRUZADO
A vida do ex-boxeador Acelino Freitas, o Popó, vai virar uma série de TV dirigida por Walter Salles e escrita por Sergio Machado. Os cineastas fizeram parceria com a Turner e a Gullane para produzir o seriado, que será exibido na TNT. Popó falava com Salles e Machado desde 2013 sobre contar sua biografia nas telas.

CURTO-CIRCUITO

O espetáculo "Estrelas da Patinação - Astros do Gelo II", com regência de Renato Misiuk, faz temporada desta sexta (9) a domingo (11) no ginásio do Ibirapuera.

A ceramista Hideko Honma promove nesta sexta (9) o 10º jantar beneficente Sukiyaki do Bem. Às 20h, no Tivoli.

O fotógrafo Vilson Palaro apresenta a exposição "Alma Cabocla" na estação Faria Lima do metrô, até 29 de setembro. Grátis.


com JOELMIR TAVARES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: