Folha de S. Paulo


Toffoli derruba mandado e chefe da EBC pode mudar

Eduardo Anizelli - 19.fev.2016/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 19-02-2016, 12h30: MESA 8 - SAI, DILMA/FICA, DILMA - O QUE EU ACHO DO JORNALISMO DE OPINIAO: O diretor de jornalismo da Empresa Brasil de Comunicacoes (EBC), Ricardo Melo, durante debate da oitava mesa, com mediador e colunista da Folha, Bernardo Mello Franco, no Evento Folha 95 anos. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, PODER)
O jornalista Ricardo Melo

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu na tarde desta quinta (8) que o mandado de segurança apresentado pelo presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Ricardo Melo, perdeu "seu objeto".

A íntegra da decisão ainda não foi divulgada.

Há uma suspeita, no entanto, de que o magistrado considerou que, quando o governo baixou uma MP (medida provisória) modificando a estrutura da empresa, regularizou a possibilidade de mudar também o seu comando.

Toffoli havia decidido liminarmente que, pela lei até então em vigor, e que criou a EBC, Melo não poderia ser destituído, já que tinha sido nomeado para um mandato de quatro anos.

Temer chegou a nomear para o lugar o jornalista Laerte Rimoli, que chefiou a comunicação da Câmara dos Deputados na gestão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e integrou a campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG) a presidente em 2014.

O advogado Marco Aurélio de Carvalho, que representa Ricardo Melo, diz que a situação ainda não está clara. "Vamos analisar a decisão do ministro Toffoli com cuidado para analisar os recursos cabidos. Por ora não há como concluir que ela vai contra os interesses do impetrante [Ricardo Melo]", afirma ele.


Endereço da página:

Links no texto: