Folha de S. Paulo


Partido de Paulinho da Força vai ao STF para que políticos também possam repatriar recursos do exterior

O Solidariedade, presidido pelo deputado Paulinho da Força, entrou com ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para que políticos também possam repatriar recursos que têm escondidos no exterior.

TUDO IGUAL
O partido alega que um dos artigos da lei, o que exclui "detentores de cargos, empregos e funções públicas de direção ou eletivas" dos benefícios da lei de repatriação, é inconstitucional. A legenda sustenta que ele viola o princípio da isonomia.

EXCEÇÃO
A lei permite a legalização de recursos mantidos irregularmente no exterior, desde que não sejam decorrentes de corrupção, narcotráfico ou terrorismo.

TALHER
Um dia depois dos conflitos entre PMs e manifestantes no protesto contra Michel Temer, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, almoçou na cidade com o secretário de Segurança de SP, Mágino Alves Barbosa Filho.

SOBREMESA
A influência de Moraes sobre o atual comandante da segurança, que foi seu adjunto quando ele exerceu o mesmo cargo, até o começo do ano, vem causando desconforto em parte da equipe do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB-SP).

ENDEREÇO
E os organizadores de protesto contra Temer programado para esta quinta (8) planejam fazer uma caminhada até a casa do presidente, no Alto de Pinheiros.

PASSARELA
Os movimentos sociais estudam chamar um novo protesto também para o domingo (11), na avenida Paulista.

BANQUETE CULTURAL
Luis Terepins, presidente da Fundação Bienal, recebeu convidados na segunda (5) em jantar de abertura da edição deste ano do evento. Estiveram lá o ministro da Cultura, Marcelo Calero, e o secretário interino de Cultura do Estado, José Roberto Sadek, além do prefeito Fernando Haddad com a mulher, Ana Estela. O casal Abilio e Geyze Diniz e o cônsul de Portugal em SP, Paulo Lourenço, com a mulher, Mafalda, também compareceram.

FILME FAMÍLIA
O longa "Aquarius", de Kleber Mendonça Filho, foi classificado como livre para todos os públicos na França. No Brasil, o filme com Sonia Braga chegou a receber classificação indicativa de 18 anos. Após protesto da distribuidora, o Ministério da Justiça estabeleceu nova idade: 16 anos.

ARMÁRIO
A primeira-dama Marcela Temer esteve na terça (6) na loja Ortiga, em Brasília, e comprou dois vestidos da estilista Luisa Farani. A expectativa é que ela use um deles no desfile de 7 de Setembro, caso acompanhe o marido.

ARMÁRIO 2
E Temer ainda relutava em colocar a faixa presidencial no desfile. Ele já não quis usá-la quando tomou posse.

MENU DO CHEFE
O advogado Alberto Zacharias Toron ofereceu almoço em homenagem à posse do advogado Fábio Tofic Simantob na presidência do IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa). O presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, e os advogados José Diogo Bastos, Leonardo Sica e José Horácio Halfeld estavam entre os convidados.

INFLAMÁVEL
A rede de postos Ipiranga entrou com ação no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de SP) pedindo a suspensão dos anúncios do candidato a prefeito João Doria (PSDB) que fazem paródia de sua campanha publicitária famosa pelo bordão "pergunta lá". Nas peças do tucano, uma atriz pergunta, por exemplo, onde achar "UBS sem fila, hospital limpinho e médico especialista". E um ator responde: "Lá na propaganda do PT".

INFLAMÁVEL 2
A empresa diz que há "uso indevido do conceito" e "busca proteger seus direitos sobre sua célebre campanha". Afirma ainda que não foi consultada previamente e não cedeu seus ativos publicitários para qualquer campanha eleitoral. "A companhia respeita a pluralidade democrática e faz questão de se manter neutra em pleitos eleitorais."

INFLAMÁVEL 3
A campanha de Fernando Haddad (PT) também entrou com ações contra os anúncios por suposta desobediência à lei eleitoral e por "ridicularizá-lo". Os pedidos de liminar para tirar os vídeos do ar antes do julgamento do mérito foram indeferidos. A equipe de Doria diz que analisou as implicações jurídicas e concluiu que a propaganda "não afronta a legislação autoral e tampouco a eleitoral".

CURTO-CIRCUITO

A exposição "Adornos do Brasil Indígena" será inaugurada nesta quarta (7) no Sesc Pinheiros, às 11h. Grátis.

O Iulia Gastronomia & Eventos, novo restaurante do Jockey, será aberto nesta quarta (7).

O Congresso Nacional de Advogados Trabalhistas começa nesta quarta (7) em Gramado (RS).

Marcos Amaro abre exposição individual em Nova York no dia 13. Curadoria de Alex Clark Rosenberg.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e FILLIPE MAURO


Endereço da página:

Links no texto: