Folha de S. Paulo


Proximidade do ministro da Justiça com o secretário de Segurança de SP gera desconforto no governo Alckmin

A proximidade do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, com o atual secretário de Segurança Pública de SP, Mágino Alves Barbosa Filho, está gerando desconforto em setores do governo de Geraldo Alckmin.

LINHA DIRETA
Há uma desconfiança de que Moraes contribui, com a sua influência, para manter a Polícia Militar tensionada em relação aos protestos contra Michel Temer em SP. O atual secretário foi adjunto do ministro da Justiça quando ele comandava a segurança no Estado. Os dois mantêm contato direto.

ESFORÇO MÁXIMO
Um dos secretários acha que episódios envolvendo a PM, ainda que os policiais "possam ter razão", faz com que o desgaste do protesto, que deveria ser exclusivo de Temer, atinja também o governador e deveriam ser evitados de todas as formas. "Cada um com seus problemas. Temer é problema do PMDB", diz um dos auxiliares mais próximos de Geraldo Alckmin.

JÁ TÁ BOM
Um outro secretário diz desconhecer o alcance da influência de Moraes sobre a Secretaria de Segurança. Mas afirma que o ministro já deixou como herança a abertura de investigação sobre fraudes na merenda, que até hoje desgasta o governo de SP. "Acho que chega, né?", afirma.

OUTRO LADO
A coluna tentou localizar o ministro, por contato direto e também via assessoria de imprensa. Mas ele não tinha respondido até a conclusão desta edição.

ABRE ALAS
E o presidente Michel Temer vai abrir a Paraolimpíada ao lado da mulher, Marcela Temer, e da deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), que é tetraplégica.

*

A ideia foi do vereador Andrea Matarazzo (PSD-SP), que fez a sugestão ao empresário José Yunes, assessor e amigo de Temer.

CAIU NA WEB
Mateus Solano e Miguel Thiré estrearam a peça "Selfie", com direção de Marcos Caruso, na sexta (2). Assistiram ao espetáculo, no Teatro Renaissance, os atores Zécarlos Machado, Victor Fasano, Angela Dippe e Jandira Martini. A cantora Jane Duboc também estava na plateia.

SALÁRIO
O jornalista Laerte Rímoli está recebendo salário da EBC, mesmo sem exercer a presidência da empresa. A remuneração varia. Em junho, ele recebeu R$ 29.757. Em agosto, R$ 21.895. Rímoli foi nomeado por Michel Temer para presidir a empresa, que controla a TV Brasil. Mas foi afastado por meio de liminar do STF (Supremo Tribunal Federal).

SALÁRIO 2
Ele diz que não há nada de irregular. "Eu só não receberia se fosse demitido. Fui afastado [pela liminar]. Eu era presidente, como serei daqui a pouco de novo. Eu sou a Dilma da EBC", afirma, comparando a sua situação à da ex-presidente, que recebeu salário no período em que estava afastada do cargo, aguardando o desfecho do impeachment.

POR CARTA
O antropólogo italiano Massimo Canevacci, professor aposentado da Universidade de Roma La Sapienza, devolveu ao governo brasileiro a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, com a qual foi condecorado em 1994. Em carta ao presidente Michel Temer, ele afirma que, depois do impeachment, sente "a impossibilidade de manter este título".

POR CARTA 2
A Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul é a mais alta condecoração brasileira atribuída a estrangeiros.

*

Na carta a Temer, Canevacci diz ainda que sente "grande tristeza", mas prefere "não manter este tipo de vínculo com um Estado e com um Parlamento que, após o golpe militar de 1964, continua produzindo valores contrários aos meus princípios republicanos".

DO BRASIL
A exposição com peças do acervo de arte contemporânea do banqueiro José Olympio Pereira e de sua mulher, Andrea, foi inaugurada no sábado (3). Estiveram no Instituto Tomie Ohtake o artista Iran do Espírito Santo e a autora de novelas Maria Adelaide Amaral. Alfredo Setubal, vice-presidente do Itaú, e seu filho Alfredo Nugent também compareceram.

CURTO-CIRCUITO

Laura Muller será DJ nesta terça (6) na festa Gambiarra, a partir das 23h, na The Week.

A festa Evoé tem edição em SP nesta terça (6), a partir das 23h, no Biroska, em Santa Cecília.

A Sky promove nesta terça (6) corrida de kart para convidados. Para marcar a volta da Corrida do Milhão a São Paulo.

O Capital Inicial apresenta o show "Acústico NYC" neste sábado (10), às 23h, no Espaço das Américas.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e FILLIPE MAURO


Endereço da página:

Links no texto: