Folha de S. Paulo


Haddad lança projeto com a USP para colocar câmeras pela cidade

Fabio Braga - 19.ago.2016/Folhapress
O prefeito Fernando Haddad (PT), candidato a reeleição, durante coletiva de imprensa
O prefeito Fernando Haddad (PT), candidato a reeleição, durante coletiva de imprensa

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT-SP), divulga nesta sexta (26) uma parceria da administração com a USP para instalar monitoramento por câmeras em equipamentos e espaços públicos que, segundo ele, a prefeitura "está convidando a população a ocupar e frequentar".

O projeto, que já estava sendo desenvolvido há quatro meses, prevê que os aparelhos que captam as imagens sejam agregados à iluminação por LED. A USP desenvolverá um software para enviar a uma central imagens que podem indicar distúrbios ou problemas de segurança.

A iniciativa será batizada de "Caminho Seguro" e deve ser um dos carros-chefe da campanha do petista à reeleição.

Segundo diagnóstico da prefeitura, a população gosta de ocupar espaços como as ciclovias, as praças que têm wi-fi, os CEUs que oferecem programação cultural e as praças da cidade.

A sensação de insegurança, no entanto, impede que muitas delas façam isso.

O ciclista tem medo de ter a bicicleta roubada e o internauta, medo de ter o computador ou o celular surrupiado numa das praças com wi-fi. Caminhar até um CEU à noite é considerado muitas vezes perigoso, bem como andar de ônibus.

Segundo Haddad, a instalação dos equipamentos será paulatina, mas em cerca de um ano boa parte da cidade estará coberta pelas câmeras junto às lâmpadas de LED.


Endereço da página:

Links no texto: