Folha de S. Paulo


Impasse no Mercosul pode atrapalhar acordos comerciais e prejudicar Brasil

O imbróglio na presidência do Mercosul tem "potencial para atrapalhar" acordos comerciais em discussão no bloco, especialmente com a União Europeia e as novas parcerias com Canadá e Índia, avaliam integrantes do governo Temer. O dia a dia de reuniões já foi afetado.

SEM CABEÇA
Nos bastidores, há críticas à postura do Itamaraty e à "excessiva politização" da discussão sobre a sucessão no grupo de países, que está sem líder há 15 dias. A situação pode ser prejudicial "justamente no momento em que o Brasil precisa de uma injeção de ânimo em sua economia". Brasil, Argentina e Paraguai se opõem à posse da Venezuela na presidência do bloco. Já o Uruguai defende o país de Nicolás Maduro.

RADIOATIVIDADE
O governo federal aguarda a conclusão das investigações da Operação Lava Jato que envolvem Angra 3 para negociar a retomada das obras da usina nuclear. O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, trabalha com a estimativa de que serão necessários de R$ 8 bilhões a R$ 9 bilhões para concluir o projeto. Os valores seriam captados com a abertura de uma parceria público-privada.

CÁLICE
O brasileiro Paulo Abrão anunciou que vai declinar da participação em qualquer ato referente ao impeachment de Dilma Rousseff na Comissão Interamericana de Direitos Humanos. O comunicado foi feito assim que assumiu o cargo de secretário-executivo da entidade, na terça (16).

CÁLICE 2
"Apesar de não haver restrição legal para minha atuação na condição de funcionário internacional concursado, e apesar de não ser filiado a nenhum partido político, tomei a decisão por ter sido secretário nacional de Justiça durante o primeiro mandato do governo Dilma", diz. Membros do PT recorreram à comissão, ligada à OEA (Organização dos Estados Americanos), pedindo a suspensão da tramitação do impeachment.

Bruno Poletti/Folhapress
Retrato da Banda Metrô, com Virginie Boutaud, Alec Haiat, Yann Lao, Dany Roland e Zavie Leblanc

BALDEAÇÃO
A banda Metrô, que fez shows na semana passada na Unibes Cultural, volta a tocar no próximo dia 27, na Serralheria; dono de hits dos anos 1980 como 'Beat Acelerado', o grupo retornou com sua formação original

BICHOS NA URNA
Defensores da causa animal registraram em cartório o pedido de criação do partido Animais. Agora, os 102 fundadores vão começar a coletar as 500 mil assinaturas de eleitores necessárias para a oficialização na Justiça Eleitoral.

FAÍSCA
A ACT (Aliança de Controle do Tabagismo) perdeu uma ação no Conar (conselho de autorregulamentação do mercado publicitário) em que questionava uma campanha do Fórum Nacional contra a Pirataria e a Ilegalidade. A reclamação foi arquivada. Nos vídeos, os atores Caco Ciocler e Jackson Antunes dizem que "todo mundo sabe que fumar não é bom pra ninguém, mas aumentar o imposto do cigarro também não é", pois estimularia o contrabando.

FAÍSCA 2
Para a ACT, o anúncio faz propaganda indireta de cigarro, o que é proibido. A entidade diz que lamenta a decisão do Conar e que "a ameaça do contrabando não deve inibir a adoção de políticas públicas para redução do tabagismo".

IMAGENS DOBRADAS
A fotógrafa Dadá Cardoso lançou na terça (16) o livro "Gêmeos". Passaram pela sessão de autógrafos, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi, gêmeos que aparecem na obra, como as cantoras Celia e Celma Mazzei, os atores Bruno e Pablo Giannetto e as irmãs Danielle e Debora Ribeiro. A modelo Michella Cruz também esteve lá.

FUTEBOL ARTE
Pelé foi na terça (16) ao ateliê do artista argentino Tec, na Barra Funda, em SP, para buscar um presente: uma gravura igual a um mural que o grafiteiro fez no Minhocão. O ex-jogador está fazendo fisioterapia para conseguir participar da cerimônia de encerramento da Olimpíada.

GAROTO-PROPAGANDA
Após publicar a foto de Pelé com a gravura no Instagram, Tec recebeu vários pedidos de compra do desenho. "Vou tentar dar para o Maradona também e ver quem vende mais", diz.

NA TELONA
A história de Vana Lopes, uma das vítimas do ex-médico Roger Abdelmassih, vai virar filme. A produtora carioca Panorâmica comprou os direitos do livro "Bem-Vindo ao Inferno", lançado em 2015 pela editora Matrix.

CURTO-CIRCUITO

Renato Misiuk dirige nesta quinta (18), às 21h, o Concerto pela Vida, no Teatro Sérgio Cardoso.

Helena Mottin faz almoço de aniversário de Anne Surita, nesta quinta (18), no Itaim Bibi.

A Knopfelmacher Advogados inaugura escritório nesta quinta (18), na região da av. Paulista.

Adriana Calcanhotto e Eucanaã Ferraz lançam nesta quinta (18) o livro "Pra Que É Que Serve uma Canção como Essa?", na Fnac Pinheiros, às 19h.

Roberto Livianu e Gustavo Ungaro fazem nesta quinta (18) palestra sobre administração pública. Na abertura do ciclo Diálogos, às 10h, em Perdizes.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI, THAIS ARBEX e FILLIPE MAURO


Endereço da página:

Links no texto: