Folha de S. Paulo


Denúncia de Lula à ONU contra Moro divide advogados ligados ao petista

A decisão de Lula de denunciar o juiz Sergio Moro à ONU não teve o apoio consensual de advogados e juristas que são ouvidos pelo ex-presidente. Uma parte deles acha a iniciativa inútil e arriscada, por provocar o corporativismo dos magistrados brasileiros. O resultado seria acirrar os ânimos de integrantes do Judiciário contra o petista.

COISA DE LOUCO
Um dos advogados próximos de Lula chega a chamar a opção do ex-presidente de "maluquice". Notas de associações de juízes criticando o petista e o fato de um magistrado do Distrito Federal ter decidido transformá-lo em réu na sexta (29), um dia depois do anúncio de que ele iria à ONU, comprovariam a tese de que a iniciativa pode ter sido um erro político.

ÚNICA SAÍDA
Defensores do petista dizem que a reação era esperada e que a decisão de recorrer à ONU é acertada: a Constituição não estaria sendo cumprida nas investigações contra Lula e "o mundo" precisaria saber disso.

VOLTA AO MUNDO
Levantamento dos advogados de Lula mostra que a notícia repercutiu em veículos de 48 países.

VOLTA AO MUNDO 2
E o advogado Geoffrey Robertson, que patrocina a denúncia de Lula na ONU, recebeu e-mails de brasileiros com ofensas depois que a informação foi divulgada.

FEITO EM GRUPO
Os cantores Marcelo Jeneci (à esq.) e Paulo Carvalho convidaram 20 músicos de orquestra para gravar o single "Qual o Porquê?", produzido por Kassin, que será lançado nesta terça (2) em plataformas digitais

DE GRÃO EM GRÃO
Depois da repercussão gerada pela demissão em massa de 81 funcionários técnicos do Ministério da Cultura na semana passada, a pasta está dispensando paulatinamente os mais de cem servidores que ainda pretende cortar. As substituições, nomeações e demissões estão sendo anunciadas em pequenos grupos no "Diário Oficial".

TRIO
Na sexta (29), por exemplo, só três pessoas foram dispensadas das funções.

FEBRE
A data oficial para lançamento do aplicativo Pokémon Go no Brasil ainda não foi divulgada, mas a procura por produtos relacionados na internet aumentou.

*

Segundo levantamento do site Mercado Livre, o comércio de jogos da franquia cresceu 139% e as vendas de bonecos aumentaram 22,9% desde o lançamento do jogo nos EUA, no começo de julho.

NATUREZA VIVA
A bióloga Noemia Kazue lançou na quinta (28) o livro "Embaúba: uma Árvore e Muitas Vidas". Passaram pela Livraria Cultura do Conjunto Nacional o vice-cônsul do Japão em SP, Takeshi Aihara, e os administradores Vicente Murakami e Marina Mello. Também estiveram na sessão de autógrafos Mikihisa Motohashi, ex-presidente da federação Kenren, e o professor Ii-Sei Watanabe.

BATE-PRONTO
O Ministério da Transparência assinou um acordo de cooperação com o Instituto Reclame Aqui para que as queixas referentes ao serviço público federal feitas no site da entidade sejam, automaticamente, encaminhadas à Ouvidoria-Geral da União. A proposta é que as mensagens sejam respondidas em no máximo 30 dias.

PRIMEIRO PASSO
Em 15 anos de existência, o Reclame Aqui recebeu cerca de 450 mil registros contra os serviços públicos que ficaram sem resposta.

*

O ministro Torquato Jardim afirma que, num primeiro momento, não será possível atender o que ficou represado, mas que a ideia é começar a dar vazão "às necessidades do cidadão".

OS INOVADORES
Um projeto para cadastrar grafites de rua usando mapas virtuais e outro que propõe utilizar máquinas para detectar doenças como melanoma serão premiados pelo Google nesta semana.

*

O programa de bolsas de pesquisa da empresa para a América Latina vai contemplar com US$ 600 mil 24 iniciativas, sendo 17 brasileiras.

CURTO-CIRCUITO

Hélio Schwartsman lança o livro "Pensando Bem...", nesta terça (2), às 18h30, na Livraria da Vila da Fradique.

A FecomercioSP lança nesta segunda (1) plataforma digital com indicadores econômicos de SP.

Jorge Paulo Lemann abre nesta segunda (1) o evento de 25 anos da Fundação Estudar.

A presidência do TRT-2 será disputada nesta segunda (1) pelos desembargadores Wilson Fernandes e Rafael Pugliese.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI, THAIS ARBEX e FILLIPE MAURO


Endereço da página:

Links no texto: