Folha de S. Paulo


FHC passa mal, cancela viagem ao Peru e não irá à abertura da Olimpíada

PÉ NO BREQUE
Fernando Henrique Cardoso cancelou viagem que faria ao Peru, nesta quinta (28), para a posse do novo presidente do país, Pedro Kuczynski. Ele passou mal no começo da semana e preferiu desacelerar a agenda.

BREQUE 2
O ex-presidente foi internado recentemente para colocar um marca-passo. Aos 85 anos, sofreu com efeitos da anestesia e ainda não se sente plenamente recuperado para longas viagens. Além disso, ele está gripado.

PELA TV
FHC, que viajaria ao Peru a pedido do presidente interino, Michel Temer, recusou também convite para ir à abertura da Olimpíada.

LENÇOL
Em alta nas pesquisas para presidente dos EUA, Donald Trump está em baixa na Olimpíada. O hotel de luxo com o nome dele, no Rio, não ficará mesmo pronto para os jogos, ao contrário do que foi alardeado quando a marca chegou ao Brasil.

EU PROTESTO
A cobrança de imposto de transmissão causa mortis e doação (ITCMD) sobre os valores depositados em planos de previdência foi parar na Justiça. A federação que representa empresas de seguros e capitalização, como Bradesco, Itaú e Porto Seguro, entrou com pedido de liminar contra iniciativa do Rio, um dos poucos Estados a adotar a medida.

MEU, SEU, NOSSO
O governo do Rio está exigindo que as seguradoras retenham o imposto antes que os valores depositados em VGBLs passem aos herdeiros da pessoa que morreu. As empresas, por sua vez, afirmam que ele é um seguro e que não pode ser considerado herança para efeito de cobrança de impostos.

A DIFERENÇA
Muitas famílias usam os VGBLs para planejamento sucessório já que eles não entram em inventários no caso de transferência dos bens para herdeiros e têm, até agora, burocracia e tributação diferenciada.

FIRMEZA FEMININA
Após protagonizar o filme "Que Horas Ela Volta", no papel de Jéssica, a atriz Camila Márdila, 28, atuará pela primeira vez na TV com a minissérie "Justiça" (Globo), dirigida por José Luiz Villamarim.

*

Serão histórias de "justiça com j minúsculo", diz ela, como a da professora de direito que se divide entre paixão e razão ao lidar com o assassinato da filha pelo namorado. A estreia será em 22 de agosto.

*

Camila gravou várias cenas no Edifício Holiday, no Recife. Ela conta que ouvia "barracos homéricos no auge das cenas" e que "havia ratos enormes e muito lixo". "Mas gostei mais de gravar lá que em estúdios."

*

A atriz marcou posição contra o impeachment de Dilma Rousseff e esteve em maio com a presidente afastada. "Ela é uma pessoa firme. Dizem que é grossa só porque é mulher. Se fosse homem seria diferente, tenho certeza".

*

Natural do Distrito Federal, ela mora em São Paulo, no bairro da Lapa, há dois anos. "Adoro a cidade. No início me sentia solitária. Mas esse frio com névoa me encanta."

FECHA A CORTINA
Criado há seis anos pelos dramaturgos Mário Bortolotto e Lucas Mayor e pelo artista plástico Carcarah, o Teatro Cemitério de Automóveis, na rua Frei Caneca, no bairro da Consolação, em São Paulo, deve fechar as portas.

FECHA A CORTINA 2
O espaço teve neste ano mais de dez peças, como "Getsêmani", com Alexandre Borges, e "Hotel Lancaster", com Sérgio Guizé, mas não consegue incentivos desde 2012. Há dificuldade para pagar o aluguel e as contas. "Somos ignorados pelo fomento [público] porque não sabemos fazer política. Não sei até quando vamos nos manter", diz Bortolotto.

CEVICHE E PISCO
A chef Bel Coelho organizou no sábado (23) nova edição do evento Canto da Bel, com pratos inspirados em sua viagem ao Peru. Passaram pelo restaurante Clandestino o músico peruano Jorge Perez, a produtora cultural Fernanda Perez e a fotógrafa Helena Sá Motta. O músico Lucas Santtana também esteve lá.

LEMBRANÇA
O artista paulistano Eduardo Srur enviará, na semana de abertura da Olimpíada, o que tem chamado de "antisouvenir" a todos os políticos que, segundo diz, "fizeram a promessa de despoluir a baía de Guanabara" antes dos jogos no Rio. O presente é um pequeno cocô feito de madeira e enfeitado com um minicoqueiro. E uma plaquinha com os dizeres: "Welcome Guanabara".

LISTA
"Dilma, Lula, Temer, Eduardo Paes e Sérgio Cabral. Todo mundo vai receber", afirma ele.

ENREDO
O músico, ator e bailarino Antonio Nóbrega vai contar a história do samba no projeto "Do Semba ao Samba", que comemora os 100 anos do gênero musical. A ideia é promover shows, rodas de samba, oficinas de música e dança e mesas de debates.

*

A mostra vai ocupar diversos espaços do Sesc Pinheiros entre agosto e setembro.

CURTO-CIRCUITO

Zeca Baleiro faz sessão de autógrafos para lançar o CD "Era Domingo", na Livraria da Vila da Fradique Coutinho, hoje, às 19h30.

A exposição "Os Jogos da Antiguidade - Grécia e Roma" será aberta hoje no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

João Donato participa hoje do projeto Notas Contemporâneas, contando histórias da carreira. No MIS, às 20h. Grátis.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI,THAIS ARBEX e FILLIPE MAURO


Endereço da página:

Links no texto: