Folha de S. Paulo


Educadores vão ao STF contra Temer para retomarem cargos em conselho

NÃO ACEITO
Educadores que tiveram revogadas suas nomeações para o Conselho Nacional de Educação pelo presidente interino Michel Temer vão entrar com um mandado de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo que sejam reconduzidos.

NÃO ACEITO 2
Os conselheiros, que haviam sido nomeados para um mandato de quatro anos pela presidente afastada Dilma Rousseff em maio, foram destituídos em 28 de junho. Temer revogou a nomeação de 12 dos 24 escolhidos pela petista.

ARGUMENTO
Os educadores serão representados pelo advogado Marco Aurélio de Carvalho, que obteve liminar no STF para reconduzir o presidente da EBC, Ricardo Mello, também afastado por Temer, ao cargo. Os argumentos eram iguais: ele tem mandato de quatro anos e não pode ser afastado.

FINALIDADE
O Ministério da Educação afirmou que a renovação do mandato dos conselheiros pela presidente Dilma configurou "desvio de finalidade". "A nova gestão do MEC pediu parecer à Advocacia-Geral da União e ele foi pela configuração de desvio de finalidade", diz em nota.

TEATRO DO AMOR
A peça "Amor em 79:05", dirigida por Elias Andreato, teve pré-estreia nesta quarta (6). Estiveram no Teatro Augusta, em São Paulo, os atores Flávio Galvão, Mayara Magri, Eliete Cigarini, Wagner Molina e Daniel Rocha. Também compareceu a empresária Cristiane Silveira.

RELEMBRAR É VIVER
Em março, quando a coluna antecipou que, para se livrar da cassação, Eduardo Cunha poderia renunciar à presidência da Câmara, o deputado reagiu furioso e com ironia: "Eu não leio coluna social".

PINGOS NOS IS
O ministro Gilberto Kassab (PSD) revelou ao PMDB que seu desejo seria o de coligar com o partido e assumir a vice na chapa de Marta Suplicy, mas esbarra na resistência de Andrea Matarazzo. Kassab nega e diz que a candidatura de Matarazzo é "irreversível" e tem seu "total apoio".

DIGO QUE FICO
O movimento Pró-Monarquia registrou em seu último encontro, em junho, um dos maiores comparecimentos desde o plebiscito de 1993. Participaram 120 delegados de todo o país.

MA NON TROPPO!
Em emails trocados em italiano em setembro de 2014, a gerente artística do Theatro Municipal, Stafania Gamba, informou a John Neschling que o IBGC, gestor dos contratos da instituição, queria cortar "entre 25% e 28%" do orçamento da temporada lírica que organizava para 2015.

*

Horas depois, o maestro respondeu: "Uma intromissão grave [com] consequências inauditas".

MA NON TROPPO! 2
"A sugestão dos cortes prova o rombo que o IBGC provocava no teatro", diz Neschling, por meio de sua assessoria. Já Nacked, diretor do instituto, acredita que a resistência do maestro mostra que ele "mandava na bagunça".

MAIS UM ANO DE ESTILO
A empresária Duda Derani ofereceu uma festa nesta terça (5) pelo aniversário de Sergio K. Estiveram em seu apartamento os empresários Iquinho Facchini, Thais Sanvitto e Sofia Derani, irmã de Duda. Também compareceram a advogada Fernanda Carneiro e a DJ Pietra Bertolazzi.

APOIO AOS JOVENS
Uma canção de Chico César e Luísa Maita em homenagem o movimento estudantil vai estar no próximo disco do cantor Mihay. A música "Mel da Mocidade" celebra alunos que ocuparam as escolas de São Paulo após o governo do Estado anunciar plano de fechar unidades, no ano passado.

COMÉDIA BLACK
Lázaro Ramos, Juliana Alves e Aílton Graça foram escalados para o filme "Correndo Atrás", que o diretor Jeferson De define como 'humor literalmente negro'. "A maioria do elenco é negro, como eu, e a história é baseada no livro escrito por Hélio de la Peña. É difícil ter tantos na produção", conta.

*

Jeferson afirma que, apesar de ter piadas sobre cultura black e o empoderamento das mulheres, não é um filme militante. "É uma comédia familiar", diz.

CURTO-CIRCUITO

A peça "A Casa dos Budas Ditosos", com Fernanda Torres, reestreia hoje, no Teatro Fecomercio. Às 21h30.

A mostra coletiva "Uma Imagem Possível" abre hoje na Central Galeria. Às 19h.

O espaço Arena Banco Original, em Campos do Jordão, abre hoje com show do Jota Quest.

Laerte participa de bate-papo na Biblioteca Parque Villa-Lobos amanhã, às 11h.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI, THAIS ARBEX e FILLIPE MAURO


Endereço da página:

Links no texto: