Folha de S. Paulo


Dilma diz que não terá instituto como Lula e FHC depois de mandato

Dilma Rousseff diz que não terá instituto nem fundação, como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula, depois que deixar o governo.

NO EMBALO
A presidente afastada ainda não sabe, no entanto, o que fará com o acervo de presentes que ganhou enquanto ocupava a Presidência. "Vou aceitar a sugestão do Lula, empacotar tudo e colocar na porta da PGR (Procuradoria-Geral da República)", já disse, em tom de brincadeira.

NO EMBALO 2
O acervo é um problema para todos os ex-presidentes, que precisam se responsabilizar por centenas de objetos sem qualquer ajuda do Estado para mantê-los em perfeito estado. A OAS, por exemplo, bancou as despesas para guardar parte dos presentes de Lula num depósito.

ELES QUE CUIDEM
No dia em que foi levado coercitivamente para prestar depoimento, em março, Lula ouviu perguntas de policiais federais sobre o acervo. Depois, desabafou com Dilma, numa conversa que foi gravada: "Eu to pensando em pegar todo o acervo... Eu vou, não, vou tomar uma decisão, e levar, jogar, na frente do Ministério Publico. Eles que enfiem no cu, que tomem conta disso".

PRESENTE DE GREGO
O Ministério Público Federal já abriu até inquérito para investigar se os ex-presidentes Lula, Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco e Fernando Collor se "apropriaram indevidamente de bens públicos" ao levar embora os respectivos acervos.

NA ESTRADA
Depois que deixar o cargo –o que diz esperar só ocorrer em 2018, quando completar o mandato depois de retornar à Presidência com a derrota do impeachment–, Dilma tem à disposição o apartamento que mantém em Porto Alegre, onde vivem a filha e os dois netos, e o apartamento da mãe, no Rio. Ela ainda não revelou em que cidade morará e nem mesmo se sairá de Brasília.

LIBERDADE ARTÍSTICA
As atrizes Angela Figueiredo, 55, e Fernanda Cunha, 33, se aproximaram do universo prisional para se preparar para a peça "Noites sem Fim", que estreia no dia 11 de julho no CCBB-SP.

*

Elas passaram a frequentar lugares como a Penitenciária Feminina de Santana, onde posaram para a foto. "Ouvindo as histórias e trocando ideias com as pessoas que trabalham lá vamos nos apropriando da vivência da situação real", diz Angela. As duas personagens são ex-presidiárias. "A maior parte das presas acaba sendo abandonada pela família", diz Fernanda. As duas têm planos de apresentar o espetáculo em uma cadeia feminina.

VEJA BEM
Xico Graziano esclarece que sua única ligação política é com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e não com José Serra. E afirma que a relação nada influencia em seu trabalho como profissional de marketing político digital. Ele gerencia as redes sociais de Marta Suplicy e de outras cinco campanhas políticas.

AUTÓGRAFO
O muralista paulistano Eduardo Kobra ganhou de sua antiga escola uma advertência que recebeu quando estudava na sexta série. O atual diretor da EMEF Maurício Simão, Ademir Lizandro, emoldurou o papel em que o estudante confessava ser o "Cobra" que havia rabiscado o apelido no teto e nas paredes de algumas classes, comprometendo-se a limpá-las.

AGENDA CHEIA
O estádio do Palmeiras bateu recorde de eventos em junho: foram 15, o maior número desde a inauguração do Allianz Parque, há dois anos.

LONGA ESPERA
A Capela de São José do Belém, parte do conjunto de edifícios da Vila Maria Zélia, será restaurada mais de 20 anos depois do tombamento por órgãos do patrimônio estaduais e municipais de SP. A Mitra Diocesana de SP, responsável pela reforma, calcula o valor em pelo menos R$ 1,3 milhão.

BONEQUINHA DE LUXO
A fabricante de brinquedos Mattel organiza no Shopping JK Iguatemi uma exposição de Barbies cravejadas de cristais Swarovski. A ideia é leiloar as bonecas ao final da exposição, que começa no dia 19, e reverter os fundos para a ONG Plan International, que busca retirar meninas da condição de miséria.

MESTRES DOS PALCOS
A atriz Nathália Timberg e o diretor Elias Andreato foram homenageados no Prêmio Aplauso Brasil, nesta terça (5), no Teatro Porto Seguro. O comando da cerimônia ficou a cargo do atores Marisa Orth e Caco Ciocler. Estiveram por lá o diretor Wolf Maya e os atores Tiago Barbosa, Ligia Pimenta, Guta Ruiz e Bruna Guerin.

CURTO-CIRCUITO

A missa de 7° dia da dramaturga Consuelo de Castro será hoje, às 19h, na capela do colégio Sion, em Higienópolis.

PC Siqueira lança livro hoje na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Às 19h.

O restaurante Lellis Trattoria completa hoje 35 anos.

O Sindicato dos Jornalistas de SP faz hoje conversa com o movimento "Jornalistas Contra o Assédio".

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI, THAIS ARBEX e FILLIPE MAURO


Endereço da página:

Links no texto: