Folha de S. Paulo


Advogados protestam na AGU contra novo titular do órgão

Advogados de carreira da AGU (Advocacia-Geral da União) fizeram nesta quinta (2) um protesto contra o advogado-geral da União, Fábio Medina Osório.

Protesto na AGU

Eles ocuparam um corredor próximo ao gabinete do titular do órgão, batendo palmas e gritando em coro frases como "O AGU tem que sair porque nós temos um acordo pra cumprir".

O grupo cobra empenho de Osório na aprovação de um pacote de benefícios e reajustes para a carreira, que está em discussão no Congresso Nacional. Pede também a liberação dos servidores para exercerem a advocacia privada paralelamente, que teria sido acordada com Osório.

Há entre os que protestam também profissionais contrários ao impeachment de Dilma Rousseff e aos rumos que a AGU está tomando. Osório chegou a abrir sindicância contra o antecessor, José Eduardo Cardozo, para investigá-lo pela forma como ele atuou na defesa dela durante o processo de afastamento.

Após o protesto, os advogados foram recebidos na sala do conselho superior primeiro pelo advogado-geral da União substituto, Luís Carlos Martins, e depois pelo próprio chefe da AGU.

A AGU afirmou que se empenha pelas medidas de valorização da instituição e que respeita o movimento dos advogados.


Endereço da página:

Links no texto: