Folha de S. Paulo


Odebrecht oficializa negociação de delação premiada e vai detalhar doações

A Odebrecht e o Ministério Público Federal assinaram na quarta passada o documento que formaliza a negociação de delação premiada e de leniência da empreiteira no âmbito da Operação Lava Jato. As conversas já vinham ocorrendo há alguns meses, mas a partir de agora são oficiais.

HIERARQUIA
Integrantes do Ministério Público pretendem, com a formalização, convocar até mesmo Emílio Odebrecht, ex-presidente da empresa e pai de Marcelo Odebrecht, que está preso, para dar informações.

TUDO E TODOS
A empreiteira se comprometeu oficialmente a detalhar o financiamento de todas as campanhas majoritárias de anos recentes com as quais colaborou –como as de Dilma Rousseff a presidente da República e Michel Temer vice e a de Aécio Neves a presidente, em 2014. Ou seja, nenhum dos grandes partidos (PT, PSDB e PMDB) deve ser poupado.

LINHA PONTILHADA
Apesar dos rumores insistentes de que Marcelo Odebrecht pode envolver diretamente Dilma, que teria pedido a ele recursos para a campanha de 2014 num encontro no Palácio da Alvorada, o tema não foi ainda abordado oficialmente com o Ministério Público Federal.

APERITIVO
Os procuradores negociaram para ter acesso a toda a contabilidade de caixa dois da empresa, o que pode envolver centenas de políticos e até mesmo autoridades de outros poderes. Para se ter uma ideia do alcance dos dados que devem ser fornecidos, só numa das operações de busca e apreensão feitas na empreiteira foi encontrada uma lista com o nome de mais de 300 políticos.

BATALHÃO
O termo assinado pela Odebrecht e pelos procuradores não define o número exato dos executivos que devem delatar. Mas ele pode chegar a 50.

VOCÊ DECIDE
O ex-ministro da AGU (Advocacia-Geral da União) José Eduardo Cardozo deve entrar hoje com denúncia contra o sucessor, Fábio Osório, na Comissão de Ética da Presidência da República. O petista se diz "estupefato" com a iniciativa de Osório de abrir sindicância contra ele por ter classificado o impeachment de "golpe" ao defender Dilma Rousseff no processo.

VOCÊ DECIDE 2
Osório sustenta que o ex-ministro "jamais poderia ter usado o cargo para atentar contra a imagem dos poderes constituídos, acusando-os de participarem de uma conspirata contra o chefe do Executivo". O advogado de Cardozo, Marco Aurélio Carvalho, diz que "nem nos anos de chumbo da ditadura militar" houve acusação de "delitos de opinião jurídica" contra advogados.

VISTA COLORIDA
A drag queen Dindry Buck, o vereador Andrea Matarazzo e a atriz Maria Bia estiveram no Camarote Solidário da Agência de Notícias da Aids na Parada Gay, na avenida Paulista. A atriz Ângela Dip e o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Araujo, também foram recebidos no espaço, no domingo (29).

TENTATIVAS
A companhia de teatro Cemitério de Automóveis teve mais um pedido de apoio negado pela lei de fomento municipal. De acordo com Mário Bortolotto, criador da companhia, o teatro ocupado por eles foi alugado logo após o grupo ter conseguido um incentivo, mas agora corre risco de fechar. "Seria pelo menos um respiro de um ano trabalhando sem a corda no pescoço. Estamos mantendo o teatro sem nenhum apoio", diz ele.

CÃOZINHO PERDIDO
Um broche de ouro, ônix e esmeraldas em forma de cachorrinho é a única peça que falta para a joalheria francesa Van Cleef & Arpels completar a coleção "La Boutique", lançada nos anos 1950 e 1960. Usados por artistas como a atriz Elizabeth Taylor e comprados por personalidades como o magnata Aristóteles Onassis, joias em forma de gato, leão e papagaio, entre outras, já foram encontradas pela marca, que faz uma garimpagem no mundo todo em busca delas.

MISS EM CENA
A atriz e cantora Mariana Rios apresentou o concurso Miss São Paulo BE Emotion, no sábado (28), no Citibank Hall. O dentista Fábio Bibancos foi um dos jurados da competição, que foi vencida pela candidata Sabrina de Paiva, de Caconde.

CURTO-CIRCUITO

Preta Gil recebe nesta terça (31) o título de Sister of South Africa, do Consulado Geral da África do Sul, em Moema.

O Museu da Língua Portuguesa será um dos homenageados nesta terça (31) pelo Centro Cultural Brasil-Turquia, na Câmara Municipal.

A bailarina Angel Vianna está em cartaz no Rio com o espetáculo "Amanhã É Outro Dia!", em Copacabana.

Bob Wollheim e Dony De Nuccio lançam o livro "Nasce um Empreendedor", nesta terça (31), às 19h, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: