Folha de S. Paulo


Cresce número de alunos trans que usam nome social nas escolas de SP

O número de estudantes que usam o nome social na rede estadual de educação de São Paulo teve um salto ao longo do último ano: foi de 44 no primeiro semestre de 2015 para 290 alunos agora, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Educação.

AGORA É ASSIM
O pedido pode ser feito por transgêneros, transexuais e travestis. De acordo com a secretaria, 78% das solicitações são de pessoas que querem ser chamadas por nome social feminino, e 22% são de estudantes que pedem o uso de nome masculino.

AGORA É ASSIM 2
A maioria (65%) dos estudantes que usam o direito estão matriculados na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os outros 35% se dividem entre os ensinos fundamental e médio. Após a solicitação do aluno, o nome é atualizado em documentos como lista de chamada, carteirinha de estudante e boletim.

PAPO NO AROUCHE
E a diretora americana Lana Wachowski visita nesta sexta (27) o Centro de Cidadania LGBT, mantido pela Prefeitura de SP no largo do Arouche. Na cidade para comandar gravações de "Sense8" durante a Parada Gay, a cineasta da trilogia "Matrix" quer conversar com participantes do Transcidadania, o programa de educação para travestis e transexuais. Lana dirige a série da Netflix com a irmã Lilly. As duas são transexuais.

CENA NA PAULISTA
A vinda de "Sense8" foi articulada pelo departamento da Spcine que tenta atrair produções nacionais e estrangeiras para gravar na cidade.

LINHA DIRETA
A plataforma de abaixo-assinados Change.org vai lançar uma ferramenta para concentrar as petições endereçadas a dez prefeituras –entre elas, a de São Paulo. As administrações municipais também terão páginas para serem notificadas e responderem aos usuários. Dos 101 abaixo-assinados no site direcionados à Prefeitura de SP nos últimos 12 meses, 25 são relacionados a ciclovias.

TRINTA E POUCOS ANOS
No elenco de "Eigengrau - No Escuro", que entra em cartaz neste sábado (28) no Teatro Cultura Inglesa, a atriz Renata Calmon, 30, poderia ser também uma personagem da peça, sobre pessoas na faixa etária dela.

*

"É uma época da vida em que você se sente obrigado a encontrar seu lugar no mundo: a ter emprego bacana, relacionamento bem-sucedido, dinheiro. Acho essa pressão assustadora!" Nas telas, Renata pode ser vista na novela do SBT "Cúmplices de um Resgate" e no longa "Esteros", que estreou nesta semana no Inside Out LGBT Film Festival, no Canadá.

ALÉM DA TOCHA
O grafiteiro Eduardo Kobra desenhou um dos pôsteres de divulgação da Olimpíada do Rio. O trabalho, que deve ser lançado na semana que vem, traz a imagem de um menino de uma comunidade carioca envolvido em uma atividade esportiva. Ele também irá fazer um mural de 3.000 m², próximo ao Museu do Amanhã, especialmente para o evento.

QUAL DOS DOIS?
O ator e autor Cacau Hygino escreveu uma peça especialmente para sua xará Cacau Protásio. A comédia "Deu a Louca na Branca" será o primeiro monólogo da carreira da atriz. Ela ainda está na fase de leituras do roteiro do espetáculo, que vai estrear no Rio no segundo semestre, sob a direção de Susana Garcia.

ACESSÓRIO CHIQUE
A designer Caroline Baum recebeu a modelo Vivi Orth e o editor da revista "L'Officiel Brasil", Sergio Amaral, na venda especial de produtos de sua nova marca de acessórios, a Baum & Haut, na terça (24). A publicitária Cris Rudge e a atriz e produtora Odara Carvalho também passaram pelo evento, na Prototyp&, na Vila Madalena.

CURTO-CIRCUITO

A cantora Eliana Pittman se apresenta desta sexta (27) a domingo (29) em teatros municipais da cidade. Hoje o show será no Teatro Décio de Almeida Prado, às 21h.

Amanda Lepore participa nesta sexta (27) da festa PrettyUgly, no Club Yacht, às 23h30.

Os médicos Roberto Kalil Filho e Valentin Fuster lançam nesta sexta (27) o livro "Medicina Cardiovascular - Reduzindo o Impacto das Doenças", às 10h30, no Transamerica Expo Center.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e MARCELA PAES


Endereço da página:

Links no texto: