Folha de S. Paulo


Funarte em SP é ocupada em protesto contra governo Temer e fim do MinC

Manifestantes contrários à extinção do MinC (Ministério da Cultura) e ao governo interino de Michel Temer (PMDB) ocuparam na tarde desta terça (17) a sede em São Paulo da Funarte (Fundação Nacional de Artes), na alameda Nothmann, em Campos Elíseos (região central).

As unidades da Funarte no Rio e em Belo Horizonte também estão tomadas por manifestantes acampados. Outros protestos foram registrados em representações do MinC em Curitiba, Recife, Fortaleza, Salvador, Natal e João Pessoa.

O ato em São Paulo, organizado por membros de movimentos culturais e militantes ligados ao PT, é em apoio ao Ministério da Cultura e "em defesa da democracia", segundo os participantes.

Ao entrar no local, o grupo, que contava com artistas com pernas de pau e músicos tocando berimbaus e outros instrumentos, entoou cantos como "ô abre alas, deixa a arte passar".

Eles pretendem permanecer acampados no prédio e desenvolver uma programação de apresentações culturais e debates.

No Rio, os manifestantes iniciaram nesta segunda (16) a ocupação do Palácio Gustavo Capanema pelo salão mais importante do prédio histórico, que abriga diversos painéis de Cândido Portinari.

Em Belo Horizonte, o acampamento na sede local da Funarte começou na noite de domingo (15).

A Funarte é um órgão vinculado ao recém-extinto MinC e tem como objetivo desenvolver políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo. A sede nacional fica no Rio e há representações em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife.


Endereço da página:

Links no texto: