Folha de S. Paulo


Temer pode ser obrigado a indicar opositor para Ministério Público

O presidente interino Michel Temer pode enfrentar situação politicamente delicada em 2017, quando terá que indicar o sucessor de Rodrigo Janot para comandar a PGR (Procuradoria-Geral da República). Um dos pré-candidatos e tido como favorito hoje para a disputa interna pela indicação da categoria, o procurador Nicolau Dino é irmão do governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B-MA).

FAMÍLIA
O governador do Maranhão é um adversário entusiasmado do governo Temer. Foi um dos mais engajados opositores do impeachment (que define como golpe) de Dilma Rousseff e um dos mentores da manobra em que o presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), chegou a anular a votação do impedimento na semana passada.

PROMESSA
Como Temer se comprometeu nesta segunda (16) a nomear o procurador mais votado na eleição da PGR que indica três nomes para o cargo, ele não teria como voltar atrás, sendo obrigado a referendar a escolha, que pode recair sobre Dino.

CONCEITO
O presidente interino prometeu indicar o preferido dos procuradores ao divergir nesta segunda (16) publicamente do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. Em entrevista à Folha, Moraes disse entender que o governo não é obrigado a seguir a lista dos procuradores.

MUITA CALMA
Um dos integrantes do ministério de Michel Temer disse à coluna, sobre a hipótese de Nicolau Dino encabeçar a lista tríplice dos procuradores: "Não existe favorito 17 meses antes de uma eleição [que ocorrerá em setembro de 2017]".

EU CONHEÇO
E Alexandre de Moraes, apesar de crítico do governo Dilma, elogia José Eduardo Cardozo, que foi ministro da Justiça dela por mais de cinco anos: "Tenho absoluta certeza de que tudo o que ele fez foi pensando no melhor para o país. Isso eu posso dizer com absoluta segurança porque conheço o ex-ministro há mais de 20 anos, sou seu amigo pessoal".

PEÇA DE PROTESTO
Secretário municipal de Cultura de SP até o mês passado, o vereador Nabil Bonduki (PT) é um dos que convocam o ato desta terça (17) no Teatro Oficina contra o fim do Ministério da Cultura. "Mas não vamos deixar de criticar os demais aspectos do governo [de Temer]", diz ele, que lembra também a importância econômica do setor. "Mesmo com a crise, a produção audiovisual, por exemplo, tem tido resultados positivos. O status de ministério valoriza a área."

CARDÁPIO DE FESTA
O chef Leo Botto comemorou seu aniversário, com show do cantor Rodrigo Pitta, no Morumbi. A empresária Raphaela Barcalla, a chef Danielle Dahoui e o ator Eduardo Sterblitch estiveram na comemoração, na sexta (13). O diretor da TV Globo Ricardo Waddington e a namorada, a stylist Marina Sanvicente, também participaram do evento.

BRILHO RESGATADO
Para homenagear Cauby Peixoto, que morreu no domingo (15), os artistas que tocam no Bar Brahma nesta semana farão tributos ao cantor. O intérprete de "Conceição" se apresentou com frequência no local nos últimos 16 anos –tinha até show marcado para segunda (16). O grupo Demônios da Garoa é um dos que vão relembrar a carreira de Cauby.

TANGOS E TRAGÉDIAS
Na Argentina para rodar um filme, o ator Ivo Müller vai aproveitar as folgas para ir à capital Buenos Aires ver os colegas de elenco que estão em cartaz nos teatros. Müller é o único brasileiro no longa de estreia da diretora Camila Toker e fica no país até o fim do mês. Ele, que atuou na coprodução internacional "Tabu" (2012), interpreta em "La Muerte de Marga Maier" um dos suspeitos de matar a personagem do título.

AÇÃO AFIRMATIVA
O ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), recebeu a Medalha do Mérito Cívico Afro-Brasileiro das mãos do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, na sexta (13). O cantor Thobias da Vai-Vai esteve na solenidade, no teatro da instituição.

PODE ENTRAR
A arquiteta Brunete Fraccaroli levou a cachorrinha Victoria à abertura da Casa Cor São Paulo 2016, no domingo (15), no Jockey Club. Também passaram por lá os empresários Murilo e Esther Schattan e o arquiteto João Armentano.

CURTO-CIRCUITO

O médico Paulo Rosenbaum lança nesta terça (17) o romance "Céu Subterrâneo", às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

O Museu da Diversidade Sexual abre nesta terça (17) a exposição "Sonhar o Mundo: Livres & Iguais", às 19h, na estação República do metrô.

André Frateschi & Heroes fazem o show "Tributo a David Bowie", nesta terça (17), às 21h, no Teatro Porto Seguro.

A Galeria Lume abre nesta terça (17) mostras individuais de Gal Oppido e de Akira Cravo, às 19h, no Jardim Europa.

O Centro Cultural Brasil-Turquia realiza conferência sobre o Movimento Hizmet nesta quinta (19) na USP.

Bruna Caram canta no MIS na sexta (20), às 21h30.


com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: