Folha de S. Paulo


Tasso confirma sondagem para Ministério do Desenvolvimento

Sérgio Lima-3.dez.12/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL 03-12-2012, 14h25: Aecio Neves participa do seminário promovido pela Executiva Nacional do PSDB e Instituto Teotônio Vilela (ITV) com a presença de centenas de prefeitos que venceram as disputas municipais, em outubro, a esq. Tasso Jereissati e FHC. A atividade, também conta com as participações do presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE), do senador Aécio Neves (PSDB-MG), do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do presidente do ITV, Tasso Jereissati, que juntos, no Hotel San Marco. (Foto: Sergio Lima/Folhapress PODER)
Senador Tasso Jereissati (PSDB)

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) confirma que foi sondado por emissários do vice-presidente Michel Temer para assumir o Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

A informação de que Temer estudava o nome do tucano como opção para a pasta foi revelada nesta sexta (6) pela coluna.

O senador diz, no entanto, que não conversou com Temer sobre o assunto.

"Eu não fui convidado por ninguém, não existe convite." Segundo ele, "gente do círculo próximo do vice-presidente me perguntou sobre essa hipótese [de assumir a pasta]. Nada além disso", afirma.

Tasso diz que, antes de considerar qualquer possibilidade, ele "precisaria entender o que será o ministério para entender para que eu seria convidado, para fazer o que, para ajudar em que. E com que tipo de autonomia? Quem manda? Quem não manda? Eu precisaria entender".

O nome de Tasso tem o apoio de empresários que temem que o vice-presidente elimine o cargo, dividindo suas atribuições entre o Ministério do Planejamento, que deve ser ocupado por Romero Jucá (PMDB-RR), e o das Relações Exteriores, para o qual está cotado o senador José Serra (PSDB-SP).

Na disputa estabelecida, eles têm defendido que Temer nomeie um nome forte, como o de Tasso, ou até mesmo que desloque Serra para o Desenvolvimento.


Endereço da página:

Links no texto: