Folha de S. Paulo


Lula tenta convencer PT a desistir de campanha por 'Diretas Já'

Lula tenta jogar um banho de água fria na discussão interna do PT sobre a possibilidade de o partido erguer a bandeira das "Diretas Já" antes mesmo do fim do julgamento de Dilma Rousseff no Senado. Ele diz que a iniciativa teria que partir da própria presidente. E que, pelo que conhece da petista, ela "dificilmente" concordaria com a ideia.

EM FRENTE
No governo, no entanto, a discussão segue firme, com alguns dos principais ministros tentando convencer Dilma de que as "Diretas Já" dariam a ela o melhor discurso se for afastada em maio para esperar pelo julgamento do impeachment no Senado. De acordo com integrante do PT, ao contrário do que imagina Lula, ela já estaria aceitando conversar sobre o assunto.

EU ACEITO
Pela proposta, Dilma não renunciaria e seguiria clamando por um processo "justo". Mas reconheceria que, diante da crise de governabilidade, só mesmo eleições diretas para recolocar o país no rumo. Para isso, ela aceitaria reduzir o próprio mandato em dois anos, convocando eleições presidenciais para outubro, junto com as municipais.

NA PAREDE
A proposta ainda "emparedaria" Michel Temer, de acordo com um ministro, e uniria os partidos que têm votos e são competitivos para disputar uma eleição presidencial, como a Rede de Marina Silva. Ela aparece empatada tecnicamente com Lula –segundo o Datafolha, ambos têm em torno de 20% dos votos, em diferentes cenários. Temer tem 2%.

IDEIA NOSSA
As "Diretas Já" poderiam seduzir ainda setores do PSDB. "Ficaríamos também emparedados, já que sempre defendemos as eleições", diz à coluna um senador tucano.

JÁ ERA
Na reunião em que o tema das eleições foi abordado, com dirigentes e senadores do PT, há alguns dias, Lula ouviu que o impeachment de Dilma já está praticamente sacramentado no Senado.

JÁ ERA 2
"Não há a menor chance de vitória", diz o senador Roberto Requião (PMDB-PR), aliado de primeira hora do PT na batalha contra o impeachment. "A saída é a Dilma convocar as eleições diretas. Ou, ao invés de um plano econômico aprovado pela população, teremos outro feito por banqueiros no gabinete do Temer, que não tem votos."

URNA FECHADA
A proposta enfrentaria polêmica, já que Temer também teria que concordar em abrir mão de anos de mandato. No Senado, aliados dele já combatem a ideia. Num debate sobre o tema, nesta terça (19), a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) dizia estar segura de que a população não está interessada em novas eleições.

FANTASIA
Na lista de ministeriáveis de Temer para ocupar a pasta da Justiça, o advogado Antonio Cláudio Mariz de Oliveira afirma ser preciso "acabar com essa história de que haverá influência do novo governo para acabar com a Operação Lava Jato. Qualquer abordagem de um presidente ou ministro às autoridades da investigação configuraria crime de prevaricação e concussão".

FANTASIA 2
Ele diz que "o que se quer é que o direito de defesa seja respeitado", mas que, "como cidadão, eu também quero que o juiz Sergio Moro limpe a área", condenando culpados de corrupção. Mariz acha também que a Polícia Federal deveria se dedicar às investigações de crimes de colarinho branco, "mas também ao combate ao crime organizado, que está crescendo no país".

FANTASIA 3
Mariz, que é amigo pessoal de Temer, diz que não foi convidado por ele para ocupar nenhum cargo no governo federal e que apenas colabora com o vice-presidente.

DUAS VEZES NASCIMENTO
Rogério Fasano recebeu convidados como o vereador Andrea Matarazzo (PSD-SP) e os empresários Arnaldo Waligora e Ana Paula Junqueira no lançamento do "Corrierie Fasano", publicação do grupo, e para a comemoração de seu aniversário, na terça (19). A cantora Marina Lima também foi à festa, no bar Baretto.

NADA RECATADA
A pianista Maira Freitas, filha de Martinho da Vila, vai fazer uma nova versão do samba "Mulheres", de seu pai. Na nova letra, ela se coloca como as mulheres citadas pelo pai: "Eu já fui mulher do tipo atrevida/ Do tipo acanhada, do tipo vivida". Ela apresenta a releitura na segunda (25), no primeiro dia da São Paulo Fashion Week, a convite da Natura.

TRAPALHADAS EM TELA
O escritor Rafael Spaca lançou o livro "O Cinema dos Trapalhões - Por Quem Fez e por Quem Viu", no cinema Caixa Belas Artes. As atrizes Gisele Fraga e Naiumi Goldoni, o roteirista Di Moretti e o cineasta Alfredo Sternheim foram ao evento, na segunda (18).

LANTERNA
Pernambucano que trabalha em Hollywood há 28 anos e já fez filmes de atores como Nicolas Cage, Val Kilmer e Danny Glover, o produtor Frederico Lapenda está procurando roteiros para fazer um longa no Brasil.

*

"A indústria aqui está crescendo e quis participar", diz ele, que abriu no país uma unidade da sua produtora de conteúdo, a 921 Midia, enquanto toca em Los Angeles os projetos de um filme de ação e de uma comédia.

CURTO-CIRCUITO

O CCBB Música.Performance tem edição nesta quinta (21), das 17h às 23h, com DJs e shows.

O musical "Galinha Pintadinha em Ovo de Novo" estreia nesta quinta (21), às 17h, no Theatro Net São Paulo. Até 31/7.

Liniker e os Caramelows fazem show nesta quinta (21), às 22h30, no Bourbon Street.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: