Folha de S. Paulo


PSDB vai se reunir para decidir se apoia um eventual governo Temer

A executiva do PSDB deve se reunir na próxima semana para discutir se apoia ou não um eventual governo de Michel Temer (PMDB-SP). A tendência hoje é a de não participar de nada.

NO CENTRO
Senadores do partido afirmaram à coluna que a legenda poderia aderir a Temer caso ele nomeasse José Serra para o Ministério da Fazenda. "Não participaremos em papel periférico", diz um parlamentar. Detalhe: é consenso que Temer não gostaria de nomear Serra para o cargo, como revelou a coluna já em dezembro.

FALTA O DINHEIRO
Já Serra, segundo o mesmo parlamentar, estaria dizendo internamente ter dúvida sobre aceitar outro ministério, como o da Saúde, por não ter a garantia de que a Fazenda liberaria recursos para ele fazer gestão de impacto. O senador paulista, no entanto, busca convencer o PSDB a apoiar Temer, independentemente de cargos. Se ele aceitar um convite de Temer, que não para a Fazenda, entraria na cota pessoal do vice-presidente, e não do PSDB.

NOS BRAÇOS DO POVO
O PSDB, na verdade, reluta em embarcar num governo que pode terminar "em desastre", nas palavras de outro parlamentar. Ontem, senadores do partido almoçaram no gabinete de Tasso Jereissati (PSDB-CE) com o economista Marcos Lisboa, presidente do Insper e ex-secretário de política econômica de Antonio Palocci. Ouviram que só um governo "respaldado pelo voto" teria força para aprovar as medidas drásticas que, na visão dele, consertariam a economia do país.

NOS BRAÇOS DO POVO 2
"Lisboa está hiperpessimista", segue o mesmo senador. Para o parlamentar, Temer enfrentará um "período crucial" de governo interino, que pode durar até 180 dias, prazo máximo para o afastamento de Dilma. "Se isso aqui [o Brasil] virar um caos, o resultado será inevitavelmente a convocação de novas eleições."

A PARTIDA
O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima, é direto e sequer pede anonimato para criticar o vice-presidente. "O 'governo Temer' tá começando muito mal", diz. "Ele tem como colaborador o Thomas Traumann [ex-ministro de Comunicação Social de Dilma Rousseff], que fez o serviço sujo contra nós na internet na campanha presidencial de 2014."

RECLAMAÇÃO
Cunha Lima diz que o partido fez até representação contra Traumann no Ministério Público Federal.

NÃO É BEM ASSIM
Traumann diz que há "falha factual" nas afirmações de Cunha Lima, já que ele era ministro e "não cuidava da campanha de Dilma na internet".

DE LONGE
Traumann afirma ainda que "é zero a chance de eu voltar a trabalhar em governo". Ele estaria apenas dando ideias a Temer sobre comunicação de governo "diante dos graves desafios que ele poderá enfrentar na hipótese de o impeachment passar no Senado".

MUITO AMOR
O estilista Amir Slama e a empresária Jacqueline Shor ofereceram jantar na segunda (18) em prol da instituição Love Together. As empresárias Ana Isabel Carvalho Pinto e Sarah Chofakian foram ao evento, no restaurante Osaka. As modelos Fernanda Abreu, Guisela Rhein e Carol Francischini, a arquiteta Camila Klein e o advogado Roberto Tchirichian passaram por lá. A economista Eliandra Mendes foi com a filha, Carolina Mendes.

LÁ FORA
A ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), que congrega 308 organizações, vai denunciar o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos).

OLHO VIVO
A advogada Ana Raggio, uma das autoras do documento, diz que a entidade apontará mais de 50 iniciativas de Cunha que violam os direitos humanos, como o apoio à proposta de redução da maioridade penal e à mudança na lei que permite o aborto legal, além da criação do Dia do Orgulho Heterossexual. "Vamos pedir o envio de um observador internacional ao Brasil", diz Toni Reis, presidente da ABGLT.

ME AJUDA
O grupo estava na terça (19) no Senado para falar com parlamentares como Romero Jucá (PMDB-RR) e Marta Suplicy (PMDB-SP), que são do mesmo partido de Cunha. Eles estão preocupados com a influência que o deputado e a bancada religiosa da Câmara terão num eventual governo de Michel Temer. "Estamos pedindo que eles ajudem a barrar o avanço de pautas convervadoras", diz Reis.

PORTA ABERTA
Os músicos Marina Lima, João Gordo e Andreas Kisser, a cartunista Laerte e o youtuber PC Siqueira se declaram consumidores de maconha em uma campanha de apoio à descriminalização e ao uso medicinal da erva que será lançada nesta quarta (20). Fotos deles, com a expressão #saidoarmario, serão publicadas nas redes sociais do Ganja Talks. O festival, marcado para o dia 30 em SP, vai incentivar o debate aberto sobre o assunto.

SEGUE O SECO
Marisa Monte foi procurada para cantar na Virada Cultural deste ano, mas não conseguiu lugar em sua agenda. A última apresentação gratuita e ao ar livre que ela fez em São Paulo ocorreu há 15 anos. Em maio, mês do evento, a cantora estará ocupada com o lançamento do novo disco. Ela também já tinha se programado para passar uma semana com os filhos em Salvador.

DESENHO DE VIDA
Elifas Andreato recebeu convidados para a abertura da exposição de seus 50 anos de carreira. O apresentador e músico Rolando Boldrin, a publicitária Clarice Herzog e o irmão do artista, o ator e diretor Elias Andreato, foram até lá, no sábado (16). João Rocha Rodrigues fez a curadoria da mostra, que está em cartaz no Centro Cultural Correios.

CURTO-CIRCUITO

Edgard Scandurra recebe Marcos Leite Till e DJ Renato Cohen em show nesta quarta (20), às 20h30, no Sesc Pinheiros.

A peça "Fando & Lis", com direção de Erika Barbosa, reestreia nesta quarta (20), às 21h, no Espaço Parlapatões. Até 25/5.

O chef Erick Jaquin faz jantar nesta quarta (20) na inauguração do novo ateliê da ceramista Hideko Honma, em Moema.

A Alcaçuz fez parceria com a Amigos de São Francisco para lançar camiseta que terá renda destinada para a ONG de apoio a animais.

O Baile Glam, com tributo ao glam rock, tem edição nesta quarta (20), às 23h, no Cine Joia.

O Drosophyla estreia nesta quarta (20) o Baile da Madame, a partir das 19h, na Consolação.

A consultora de moda Juliana Ali firmou parceria para personalizar bolsas com o brechó Marca de Luxo.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: