Folha de S. Paulo


Se assumir Presidência, Temer deve promover mudanças na Previdência

Caso assuma a Presidência, Michel Temer (PMDB-SP) deve encaminhar ao Congresso Nacional proposta de mudanças na Previdência que pode prever inclusive o estabelecimento de idade mínima para a aposentadoria. Seria uma das prioridades máximas do governo.

NA AGULHA
A ideia já é discutida abertamente por senadores do PMDB que apoiam Michel Temer. A reforma nas aposentadorias seria útil para dar um "choque de confiança" no mercado.

FILA
A aprovação, que precisaria do voto de 308 deputados e depois do aval do Senado, mostraria que o vice tem apoio sólido no Congresso. E que poderia encaminhar outras mudanças que soam como música para o mercado financeiro, mas que enfrentam forte resistência de movimentos populares.

NOSSA CASA
O PT planeja transformar o Palácio da Alvorada, residência oficial do governo, num "bunker da esquerda", de acordo com parlamentar do partido, caso Dilma Rousseff seja afastada do cargo. Ela tem direito de continuar ocupando a residência oficial até o fim do julgamento do processo de impeachment pelo Senado, que pode durar alguns meses e inclusive inocentá-la.

NOSSA CAIXA
Ciro Nogueira pode indicar o presidente da Caixa Econômica Federal num eventual governo Temer. O presidente do PP teve encontro secreto com o vice na semana passada. Dias depois, a legenda aderiu ao impeachment de Dilma Rousseff.

CORTE
Segundo interlocutores de Ciro Nogueira, a adesão dele ao governo Dilma para barrar o impeachment era sincera. O fato de o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, não ter mostrado o mesmo entusiasmo para garantir o apoio de seu partido, o PSD, ao governo teria feito o presidente do PP recuar, empurrado também pela produtiva conversa que teve com Michel Temer.

COSTURA
O desembarque dos três partidos, o PP, o PR e o PSD, que tinham formado uma espécie de centrão para barrar o impeachment, já estava costurado desde o domingo. Temer já tinha sido avisado.

FORÇA MAIOR
Um grupo de advogados levou ao Ministério Público pedido de investigação sobre a atuação da Polícia Militar no conflito em frente à PUC-SP, no último dia 21, entre estudantes pró e anti-impeachment de Dilma Rousseff. O Coletivo para Defesa do Interesse Público, que tem entre os membros ex-alunos da universidade, quer ainda que haja uma audiência pública sobre a conduta da PM em manifestações. A ação foi defendida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Raquel Espirito Santo/Revista TPM

MUITO PRAZER
Com 750 mil inscritos em seu canal no YouTube, Júlia Tolezano, 25, a Jout Jout Prazer, fala desde feminismo até problemas cotidianos. Com tantos seguidores, ela já não consegue fugir de comentários sobre vida pessoal. Quando seu namorado apareceu em frente às câmeras, por exemplo, algumas pessoas a acusaram de escondê-lo por ser negro.

*

"Chateou ter gente tomando conta da nossa vida. Mas entendo como algo natural. Eu fiz vídeos, me tornei uma pessoa pública, já sabia que isso estaria no paco­te", diz ela à revista "Tpm".

DE CADA UM
O economista e escritor Eduardo Moreira fez noite de autógrafos do livro "A Vida É Sua!", na terça (12). Os atores Duda Nagle e Juliana Baroni foram ao lançamento que também contou com a presença do economista Ricardo Amorim e da modelo Fernanda Brandão na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

A QUEDA
A trajetória de Eike Batista vai virar filme, baseado na biografia não autorizada do empresário escrita pela jornalista Malu Gaspar. A produtora Mariza Leão busca patrocinadores para o longa e também costura coprodução com o Canadá, país onde se passa boa parte da história. Eike não foi consultado. "É uma visão de um personagem público", diz ela.

Divulgação
A capa do próximo álbum de Marisa Monte, "Coleção"

A CARA DELA
A capa do novo disco de Marisa Monte será um retrato feito pelo artista italiano Francesco Clemente, que vive nos EUA. A tela, que foi pintada em 2010 e pertence à cantora, foi feita após outras duas que foram vendidas a colecionadores. "Coleção" vai trazer 13 obras como duetos, composições para trilhas sonoras ou gravações ao vivo feitas ao longo dos 30 da carreira dela.

A NOVIDADE
A atriz Luana Piovani recebeu convidados no lançamento da nova revista "Playboy", que conta com ela na capa. O ator Rômulo Neto, o diretor Wolf Maya e a empresária Vania Cursino foram à festa, na terça (12). A promotora de eventos Fernanda Barbosa e a cantora Karina Zeviani também passaram por lá.

CURTO-CIRCUITO

O filme "Truman" terá meia-entrada no Caixa Belas Artes, no Espaço Itaú e no Cinemark para quem apresentar uma selfie com seu cachorro, até o dia 17.

O livro "Criança e Consumo - 10 Anos de Transformação" será lançado nesta quinta (14), às 18h30, no Tucarena. Iniciativa do Instituto Alana.

Os Titãs se apresentam com o cantor e compositor Walter Franco no Sesc Pompeia, de quinta (14) a domingo.

Alexandre Nero faz show nesta quinta (14) no lançamento de camisetas assinadas por ele para a Pignon Noir. Às 19h, na MugShot, na Vila Madalena. Entrada gratuita.

Octavio de Barros, do Bradesco, fala em almoço para convidados da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, nesta quinta (14), no Itaim Bibi.

Domenico Dolce e Stefano Gabbana fazem festa nesta quinta (14) em homenagem a Anna Dello Russo, no JK Iguatemi.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: