Folha de S. Paulo


Operação Xepa abala convicção do STF para soltar Marcelo Odebrecht

Paulo Lisboa/Folhapress
CURITIBA, PR, 20.06.2015, 12h10: OPERAÇÃO LAVA-JATO - O empresário Marcelo Odebrecht (à dir.) deixa o IML (Instituto Médico Legal) de Curitiba, no Paraná, após realização de exame de corpo delito durante a 14ª fase da Operação Lava Jato, na manhã deste sábado. (Foto: Paulo Lisboa/Folhapres)
O herdeiro e ex-presidente do grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht (à dir.)

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve julgar nesta terça (5) habeas corpus apresentado pela defesa de Marcelo Odebrecht, que pede para ser libertado depois de nove meses de prisão. A expectativa de que os ministros, por ampla maioria, concordariam com a tese do empresário já não é mais a mesma.

EXTRA
A Operação Xepa, que revelou a existência de um "departamento de propina" na empresa que teria mantido as atividades mesmo depois do início da Operação Lava Jato, abalou a convicção de magistrados que já estavam decididos a soltar o empresário. Eles resolveram avaliar melhor o caso, à luz das novas descobertas.

EXTRA 2
Os ministros devem analisar se houve continuidade delitiva por parte do empreiteiro, o que justificaria que ele seguisse no cárcere.

TUDO CERTO
Caso o STF decida, no entanto, que Odebrecht pode ir para casa, ele deve manter a decisão de fazer delação premiada. Ela poderia até ser acelerada, segundo interlocutor da empreiteira, já que o próprio Marcelo Odebrecht poderia viajar a Curitiba para negociar os termos diretamente com o Ministério Público Federal.

-

Leia a coluna completa aqui.


Endereço da página:

Links no texto: