Folha de S. Paulo


Kassab volta a ser contabilizado como aliado contra impeachment

O ministro Gilberto Kassab, do PSD, que o governo de Dilma Rousseff considerava caso perdido, voltou a ser contabilizado como aliado importante para evitar o impeachment da presidente.

CONTA
Kassab teria se convencido de que Dilma tem alguma chance de permanecer no cargo. Com isso, a contabilidade do governo dentro do partido dele passou de oito para 15 votos contra o impedimento da petista.

POR ÚLTIMO
Ao negociar cargos de primeiro escalão com partidos como o PP, o PR e o PRB, Lula e o PT insistem que, num eventual governo de Michel Temer, essas legendas ficariam em décimo plano, já que o vice lotaria seu ministério de "notáveis".

CHUTA QUE É TUA
E Lula foi cobrado nesta quinta (31), por dirigentes do PT e amigos próximos, a assumir de vez o protagonismo nas negociações para evitar o impeachment. Ouviu que, mesmo sem poder nomeá-lo ministro, Dilma já passou a ele o bastão da política.

BANDEIRA
Lula vinha demonstrando desânimo, o que estava contagiando até outros atores políticos que se interessam em derrubar o impeachment. Ontem, mudou o tom e fez investidas consideradas precisas sobre parlamentares do Nordeste, que sofrem menos pressão de suas bases para romper com o governo.

ELA E ELAS
Após encontros públicos em Brasília com juristas e artistas, começou a ser organizado para quarta (6) um ato da presidente Dilma Rousseff com mulheres em defesa do mandato dela. Movimentos feministas e centrais sindicais estão sendo convidados.

ME CHAMA QUE EU VOU
A atriz e cantora Letícia Spiller e a cantora Caru Ricardo apresentaram o show "Não Deveria se Chamar..." na terça (29), na Sala Crisantempo. Pedro Novaes, filho de Letícia, tocou percussão no espetáculo, que foi visto pelo produtor e diretor Joca Paciello e pela empresária Gisela Moreau.

ESPÍRITO
Alexandre Caldini, que está deixando a presidência executiva da editora Abril, cargo agora extinto, se dedicará nos próximos meses ao lançamento de seu novo livro, "A Vida na Visão do Espiritismo". A obra anterior dele, "A Morte na Visão do Espiritismo", vendeu 50 mil exemplares. Caldini também dará palestras sobre o tema.

EM OBRAS
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) deve liberar nesta sexta (1º) R$ 11 milhões para a reforma da Vila Itororó, conjunto no Bixiga que está sendo restaurado. "Com esse recurso e a contrapartida de R$ 5 milhões da prefeitura, teremos um bom avanço", diz o secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki.

DE SAÍDA
E Nabil, que deixa o cargo nesta semana para voltar a ser vereador e tentar a reeleição, se diz "tranquilo" com a substituição por Maria do Rosário Ramalho, a atual secretária-adjunta. "Ela é funcionária de carreira da secretaria e trabalhou comigo na Câmara ajudando em projetos culturais que apresentei", afirma.

QUE ONDA
O ator Gabriel Miziara estreou a peça "As Ondas ou uma Autópsia" no Sesc Consolação. O ator e diretor inglês Greg Hicks e a atriz francesa Anne Kessler estiveram na plateia do espetáculo, inspirado na obra de Virginia Woolf, na segunda (28). As atrizes Djin Sganzerla e Clara Carvalho e o arquiteto Ricardo Ohtake com a mulher, a empresária Marcy Junqueira, também foram ao local.

RETORNO
Encenada pela primeira vez no Brasil por Beth Goulart e Guilherme Leme em 1999, a peça "Decadência", com texto de Steven Berkoff, vai ser remontada este ano em São Paulo e no Rio pelo diretor Victor Garcia Peralta. Erom Cordeiro está no elenco, que também teria Camila Morgado. A atriz da Globo, no entanto, foi escalada para a novela "Lobo do Amor" e teve que ser substituída por Stella Rabello.

CONEXÃO DOMÉSTICA
O artista plástico Marcos Amaro, que abriu um ateliê em Miami, vai expor na SP-Arte, a partir de 7 de abril. Será a primeira participação dele em uma grande feira nacional. Filho do comandante Rolim –fundador da TAM, morto em 2001– e ex-dono da rede de óticas Carol, Marcos passou a ser representado no Brasil pela Andrea Rehder Arte Contemporânea.

CURTO-CIRCUITO

A exposição "Antonio Benetazzo, Permanências do Sensível" abre nesta sexta (1º), às 19h, no Centro Cultural SP.

Bibi Ferreira canta Sinatra em show nesta sexta (1º) no Teatro Renaissance, às 22h. Até 23/4.

Fernanda Abreu se apresenta desta sexta (1º) até domingo (4) no Sesc Belenzinho.

"Whisky e Hambúrguer", filme de Caue Angeli, tem sessão nesta sexta (1º), às 21h, no Teatro Cemitério de Automóveis.

Beto Guedes faz show nesta sexta (1º), às 21h30, no Teatro J. Safra.

A banda Francisco, el Hombre se apresenta nesta sexta (1º) no Sesc Campo Limpo, às 20h.

O livro "Os Porões da Contravenção", de Aloy Jupiara e Chico Otavio, será lançado neste sábado (2), no Memorial da Resistência, às 14h.

O evento Test Drive do Bem, da Tramontina, terá a última edição neste fim de semana, em quatro praças de SP.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: