Folha de S. Paulo


Comunicado da Odebrecht sobre delação teve aprovação prévia do MPF

O Ministério Público Federal aprovou previamente o comunicado da Odebrecht, que oficializou publicamente nesta terça (22) a intenção de fazer delação premiada. O acordo de colaboração deve incluir o ex-presidente da empreiteira Marcelo Odebrecht.

VOZ
As conversas entre representantes da empresa e da força-tarefa da Lava Jato sobre a possibilidade de Odebrecht fazer delação premiada seguiam devagar, quase parando, já que os procuradores diziam já dispor de informações suficientes para pedir duras condenações dos executivos da empreiteira.

LUZ
Antes mesmo do comunicado de adesão à delação premiada, a tendência no STF (Supremo Tribunal Federal), até o começo da semana, era a de aceitar o pedido de Marcelo Odebrecht para sair da prisão. O caso será julgado no próximo dia 5. O ex-presidente da empreiteira está no cárcere há nove meses.

LUZ 2
Nabor Bulhões, advogado do próprio Marcelo Odebrecht, diz que não há razão para o ex-presidente da empreiteira continuar preso.

MEMÓRIA
Amigos de Roger Agnelli, ex-presidente da Vale que morreu em acidente de avião no sábado, sentiram a ausência de diretores da empresa no enterro dele, no domingo.

AQUI NÃO
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, divulgou uma carta a todos os servidores avisando que "não são permitidas manifestações ou ações político-partidárias de qualquer natureza" no horário de trabalho e dentro do ministério. Ele diz que "os recentes acontecimentos políticos" fazem parte do "difícil momento da democracia brasileira", mas que os funcionários devem se lembrar das regras do Código de Ética Profissional do Servidor.

AQUI NÃO 2
"Cabe salientar que isso não é contraditório com plena cidadania e com a liberdade de expressão garantidas aos servidores públicos e a todos os brasileiros no exercício de seus direitos sociais e individuais", afirma Juca.

ESTADO DA ARTE
Os atores Aury Porto e Denise Fraga estiveram na cerimônia de entrega do Prêmio Governador do Estado para a Cultura, na segunda (21). O cineasta João Batista de Andrade, diretor do Memorial da América Latina, e os secretários estaduais de Educação, José Renato Nalini, e de Cultura, Marcelo Araujo, também participaram do evento, no Theatro São Pedro. A diretora Anna Muylaert ganhou o prêmio do júri na categoria cinema.

SÓ PRA ELAS
O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária prepara minuta de um decreto para pedir um indulto específico para mulheres.

SÓ PARA ELAS 2
O documento será entregue ao Ministério da Justiça no fim de março. "Elas precisam de uma política específica, pois sua situação é muito diferente da dos homens. A maioria está presa por delitos pequenos e, como não existem unidades femininas em todos os lugares, ficam muito longe da família", diz o advogado Alamiro Salvador, presidente do conselho.

CENAS DA VILA
O curador Daniele Ottobre recebeu convidados na abertura da exposição fotográfica "Se Essa Vila Fosse Minha", com lançamento do livro de mesmo nome. O jornalista e empresário Márcio Chaer, dono do site Consultor Jurídico, e o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro, foram ao coquetel, na segunda (21), na Galeria Olido. A executiva Alexandra Fructuoso, o crítico Rubens Ewald Filho, a produtora de cinema Tatiana Quintella e a apresentadora Roberta Luchsinger também passaram por lá.

ESPELHO
A equipe do diretor Mauro Lima está gravando cenas em que João Carlos Martins toca piano. Elas serão entregues a Alexandre Nero, que interpretará o maestro num filme sobre a vida dele. O ator ensaiará diante de um espelho, para tentar repetir os gestos de Martins.

MINHA COR
A atriz Jussara Freire assumiu de vez os cabelos brancos. "Espero que consiga manter, porque sempre pedem pra gente mudar. Os homens usam peruca, também deveríamos usar. Podiam deixar a gente envelhecer em paz, né?" Ela acabou de gravar a novela "Escrava Mãe", que vai ao ar este ano na Record.

BEM AMADO
O sambista Ernesto Teixeira, da Gaviões da Fiel, anunciou que vai se candidatar a vereador de SP nas eleições deste ano. Ele já conversa com legendas como PMDB, PSDB e PRB.

COMÉDIA FEDERAL
Elias Andreato interpreta a secretária de um deputado federal na peça "Dona Bete", que teve apresentação especial para convidados no sábado (19), no Teatro Eva Herz. Assistiram à comédia a jornalista Marília Gabriela, a atriz Tânia Bondezan e o ator Carlos Moreno.

CURTO-CIRCUITO

O fotógrafo Emídio Luisi lança o livro "Kazuo e Yoshito Ohno" nesta quarta (23), às 20h, no Sesc Consolação.

Michel Teló faz show nesta quarta (23), às 23h, na Wood's SP.

Larissa Manoela participa nesta quarta (23) do desfile de sua coleção para a marca Miss Teen, às 20h, na Vila Olímpia.

Marina Filizola autografa nesta quarta (23) o livro "Leite em Pó", às 19h, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi.

Uma equipe do A.C.Camargo Cancer Center orienta usuários sobre câncer, nesta quarta (23) e quinta (24), na estação Paulista, na linha 4-amarela.


com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: