Folha de S. Paulo


Delcídio poderá falar de negociações com Aécio durante a CPI do mensalão

O senador Delcídio do Amaral já revelou a interlocutores que pode dar detalhes à Justiça sobre negociações feitas entre ele e o tucano Aécio Neves na CPI dos Correios, em 2006, que investigou o mensalão. Na ocasião, o PSDB de Minas Gerais entrou no foco porque tinha adotado esquema semelhante para financiar campanhas eleitorais.

OUTRO LUGAR
"Aécio Neves nunca tratou de assuntos relacionados à CPI dos Correios com o senador Delcídio do Amaral e nem sequer estava no Congresso Nacional na época", afirma a assessoria do senador, que era governador de Minas Gerais no período.

ASSIM NÃO
Ministro da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso, o advogado José Carlos Dias engrossa o coro dos que criticam a decisão do juiz Sergio Moro de conduzir Lula coercitivamente para prestar depoimento. "Houve um abuso", afirma. "Lula não foi intimado. Portanto, não poderia ter sido levado coercitivamente." José Gregori, que também foi titular da Justiça de FHC, já tinha criticado a decisão.

ASSIM NÃO 2
Dias critica, no entanto, advogados que fazem paralelo entre o momento atual e a ditadura. "Naquela época as pessoas eram torturadas e desapareciam. Hoje é totalmente diferente. Temos que criticar os excessos, mas essa comparação é absurda", afirma o ex-ministro.

SINAL SONORO
A proibição de levar garrafas de água e alimentos para o Lollapalooza está sendo criticada por pessoas que se preparam para ir ao festival, neste fim de semana. Em um grupo na internet, há casos de quem diz precisar de água por motivo de saúde e de quem tem restrições alimentares. Elas se queixam que os produtos à venda no evento são caros (uma água custaria R$ 7) ou não atendem quem sofre de alergias.

SONORO 2
A T4F diz que toma as medidas por razões de segurança e não permitirá "a entrada de água em copos descartáveis abertos para evitar-se o ingresso de produtos tóxicos".

SOBE O SOM
A atriz e cantora Laila Garin apresentou o show "Rabisco" na terça (8), no Teatro Porto Seguro. A mãe de Laila, Nadja Miranda, acompanhou a filha no evento. Os atores Daniel Dantas, Maria Bia, Regina Braga, Melissa Vettore e Juan Manuel Tellategui estiveram na plateia. O diretor do Sesc, Danilo Santos de Miranda, e o médico e colunista da Folha Drauzio Varella também passaram por lá.

Divulgação
Gilberto Gil e Tomio Kikuchi, especialista em macrobiótica. Credito: Divulgacao ****************EXCLUSIVO MONICA BERGAMO********************* ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Gilberto Gil e Tomio Kikuchi, especialista em macrobiótica

NA PRESSÃO
Gilberto Gil deixou ontem o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, depois de 12 dias internado. E "foi direto para o Tomio Kikuchi", especialista em macrobiótica, segundo Flora Gil, mulher do cantor. Ele vai retomar a dieta. Gil estava com a pressão e a creatinina altas.

OUTRA CANTADA
Supla, que está procurando uma cantora para dividir os vocais na música nova dele, diz querer "dar oportunidade para novos nomes". O músico vai escolher a vencedora num concurso feito com a rádio 89 FM. "É como um reality show. Mas agora é pra cantar, não é pra arrumar namorada!", diz ele, que participou de um programa assim na MTV, o "Papito in Love".

PEDRAS VÃO ROLAR
O musical "We Will Rock You", que estreia em 24 de março no novo Teatro Santander, teve 2.300 ingressos comprados em quatro dias. Foi durante a pré-venda para clientes do banco que dá nome ao espaço, localizado no JK Iguatemi. O resultado surpreendeu a equipe.

ANDAR COM FÉ
Lu Alckmin vai fazer a pé um trajeto de cerca de 190 km entre as cidades de Mogi das Cruzes e Aparecida no mês que vem. A primeira-dama do Estado, que é católica, está se preparando com uma assistente sua que é triatleta para enfrentar a caminhada até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Ela deve percorrer 20 km por dia e parar à noite para descansar.

-

'ENTREVISTA É UM OFÍCIO QUE NUNCA SE APRENDE A FAZER'

Paulo Markun, 63, estreia na TV Brasil na próxima quarta (16), às 22h, o programa "Palavras Cruzadas". Na atração semanal, o ex-apresentador do "Roda Viva", da TV Cultura, vai mediar entrevistas com personalidades. Markun falou à coluna.

Folha - Como é o programa?
Paulo Markun - Terá sempre um entrevistado, quatro entrevistadores e eu na mediação. Vamos receber personalidades que têm algo a dizer na política, economia, cultura, ciência, comportamento. Uma pauta variada, de atualidade. Na estreia será a ministra Cármen Lúcia, futura presidente do Supremo Tribunal Federal. É uma ótima convidada para a estreia, por ser representante de um poder que está na crista da onda e ao mesmo tempo não dar muitas entrevistas.

Como vê as comparações com o "Roda Viva"?
Diria que ambos têm o mesmo DNA, mas isso não quer dizer que sejam irmãos gêmeos. Existem poucos espaços de discussão aprofundada na TV aberta. Comparar o "Palavras Cruzadas" com um programa de quase 30 anos de estrada é um pouco de pretensão. Ambos são programas de entrevistas em TV aberta e pública.

Como será a sua participação?
Tenho 45 anos de carreira e acho que a entrevista é uma ferramenta essencial do jornalismo. É um ofício que nunca se aprende a fazer. Espero poder aplicar o que aprendi nesses 40 e tantos anos como entrevistador. A mediação é que nem um jogo de tênis. O mediador só deve entrar no momento indispensável, porque tem mais quatro pessoas participando da entrevista.

-

MUSICAL ANIMAL
O musical "Meu Amigo Charlie Brown", com Tiago Abravanel e Leandro Luna, teve estreia para convidados na segunda (7), no teatro do shopping Frei Caneca. Cíntia Abravanel, mãe de Tiago, foi ao evento com o neto Miguel. A apresentadora Silvia Abravanel, tia do ator, foi com o marido, o cantor Edu Pedroso.

CURTO-CIRCUITO

Fabio Rabin estreia nesta quinta (10) nova temporada do espetáculo "Queimando o Filme!", às 21h, no Teatro das Artes.

O bar Rey Castro faz festa latina nesta quinta (10) para comemorar seus 12 anos. A partir das 20h, na Vila Olímpia.

A Feipesca, uma das maiores feiras de pesca esportiva da América Latina, começa nesta quinta (10) no Expo Center Norte.

O advogado Rogerio Taffarello é um dos palestrantes de encontro sobre acordos de leniência, nesta quinta (10), às 8h30, no escritório Mattos Filho.


com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: