Folha de S. Paulo


Marcas de refrigerante vão parar de fazer publicidade para crianças no país

Fabricantes de refrigerantes e sucos artificiais vão parar de fazer publicidade de seus produtos direcionada para crianças até 12 anos. A decisão foi tomada em consenso pelos membros da Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas), que reúne as maiores marcas do mercado, como Coca-Cola, Pepsi e Ambev.

CANUDINHO
A suspensão vai valer sempre que 35% do público que é alcançado por um programa tiver menos de 12 anos. É o caso de atrações ou canais de TV voltados para o público infantil. Os fabricantes já vinham diminuindo as propagandas para menores, mas o compromisso de autorregulamentação é bem visto por entidades como o Instituto Alana, favorável ao fim da publicidade infantil.

CANUDINHO 2
A Abir também discute interromper a venda das bebidas com alto teor de açúcar para cantinas de escolas em todo o país. A entidade quer ouvir a sociedade para saber se a medida é viável. "Estamos vendo qual passo podemos dar. Não há como fazer um esforço e lidar com disputas comerciais internamente, se depois não vai adiantar nada", diz o presidente Alexandre Kruel Jobim.

CANUDINHO 3
A pressão sobre a indústria se intensificou em 2014, após o Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), ligado à Presidência, considerar abusiva qualquer publicidade para crianças. Os fabricantes dizem que a medida não teve influência agora. Afirmam que a decisão foi inspirada em exemplos de outros países.

CASA CHEIA
O vice-presidente Michel Temer e a senadora Marta Suplicy estiveram na cerimônia de posse de Flavio Amary como presidente do Secovi-SP, o sindicato do setor imobiliário. O governador Geraldo Alckmin, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e o presidente da Assembleia Legislativa de SP, Fernando Capez, foram ao evento, na segunda (29), no clube atlético Monte Líbano.

ATÉ MAIS
Baixa no Ministério da Justiça: Juliana Pereira, secretária nacional do Consumidor, está deixando o cargo. Ela decidiu pedir demissão com a saída de José Eduardo Cardozo do comando da pasta.

LONGO TEMPO
Juliana Pereira é considerada uma das mais respeitadas técnicas do ramo. Ela trabalhou por 12 anos no ministério na área de direitos do consumidor e assumiu a secretaria em 2012, quando ela foi criada. Agora, Juliana terá que cumprir quarentena.

REDE LULA
A defesa de Lula está lançando um site que terá todas as ações, cíveis e criminais, movidas por ele contra jornalistas ou personalidades que, segundo os advogados, ofenderam o ex-presidente. A página traz também todas as respostas jurídicas do petista às várias investigações que estão sendo feitas contra ele.

REDE LULA 2
O site, que se chama A Bem da Verdade, reunirá ainda as notas à imprensa já divulgadas por ele. De outubro de 2015 até agora, por exemplo, foram 33 textos contestando reportagens publicadas por veículos de comunicação.

SHOW PARTICULAR
O saxofonista Tim Ries e o cantor Bernard Fowler, que fazem parte da banda de apoio dos Rolling Stones, se apresentaram na segunda (29), no Baretto, o bar do hotel Fasano. Rogerio Fasano, sócio do grupo Fasano, e o empresário Facundo Guerra estiveram no evento, organizado pela Budweiser.

TOM SOBRE TOM
A prefeitura passou tinta cinza em pilares do Minhocão que tinham grafites e pinturas na altura da rua Amaral Gurgel, no centro de São Paulo. Segundo a Subprefeitura da Sé, "as obras estavam danificadas tanto por pichações quanto por propagandas irregulares como lambe-lambes colados por cima".

TOM 2
Em uma das novas ilustrações que já começaram a aparecer no local está escrito: "Mais cor na cidade! Haddad não apague nossa arte!". A subprefeitura diz que "toda intervenção artística em superfícies de prédios públicos é preservada". E que só aquelas "que contêm palavras de baixo calão ou declarações ofensivas aos direitos humanos" estão sujeitas às ações de limpeza.

Bruno Poletti/Folhapress
SAO PAULO, SP, 29.01.2016: Val Perre - Retrato do ator ator Val Perre, baiano que mora no Rio de Janeiro esta conhecendo melhor a capital Sao Paulo, agora que esta com uma peca em cartaz. (Foto: Bruno Poletti/Folhapress, FSP-MONICA BERGAMO) ***EXCLUSIVO FOLHA***
O ator Val Perré, que está no elenco da peça "Intocáveis" em São Paulo

NOVO NA CIDADE
Baiano que mora no Rio, o ator Val Perré só conhece São Paulo a trabalho. No momento, ele está na ponte aérea para atuar em "Intocáveis", terceira peça que ele faz na capital paulista. "Gostaria de conhecer os estádios de futebol, o Mercado Municipal, o Masp e a alta gastronomia", diz Perré, que contracena com o ator Marcello Airoldi no espetáculo, em cartaz até 27 de março nos Jardins.

*

Entre o fim das gravações da novela "Além do Tempo" (Globo) e a estreia na peça, Perré teve pouco tempo. "Driss é um personagem diferente. Tem uma veia cômica que é nova para mim."

CURTO-CIRCUITO

O fotógrafo Bob Sousa abre nesta quarta (2) a mostra "Retratos do Teatro", às 19h, no Espaço Cult, na Vila Madalena.

Tomie Ohtake é tema de exposição individual em Nova York a partir desta quarta (2), na Galeria Tina Kim.

A Câmara Espanhola de Comércio do Brasil promove nesta quarta (2) o 1º Seminário Latam da Câmara Espanhola.

Jack Vartanian lança a coleção de joias "Vibrações", nesta quarta (2), na loja de sua grife da rua Bela Cintra.


com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: