Folha de S. Paulo


Cardozo volta a ser pressionado por PT por causa de ações da Polícia Federal

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, voltou a ser fortemente pressionado pelo PT e outros partidos da base aliada por causa das ações da Polícia Federal.

PANELA 2
Em reunião nesta semana no gabinete do ministro, cerca de dez parlamentares cobraram dele o resultado de inquéritos que apuram abusos de policiais federais na condução de operações em curso. Eles consideram que o Ministério da Justiça não trata dos casos com o devido rigor.

NA LATA
Uma das denúncias até agora sem resposta foi feita pelo advogado Roberto Podval. Segundo ele, seu cliente Mauricio Mautoni, preso na Papuda por envolvimento na Operação Zelotes, foi chantageado por policiais dentro da própria carceragem: caso não fizesse delação premiada, a mulher dele, Cristina, seria presa. A PF não comentou.

VOO CERTO
O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) pedirá autorização à Justiça para fazer exames médicos em São Paulo. Ele tem pólipos intestinais.

INTERVALO
Senadores do PMDB que mantêm proximidade com Delcídio o aconselharam a estender a licença médica de que ele goza no momento –se possível, por uns quatro meses. Acreditam que até lá o senador será "esquecido" pela mídia, o que facilitaria a absolvição dele no Conselho de Ética.

BOM ACORDO
Delcídio, que iniciou negociações com o Ministério Público Federal para fazer delação premiada, está disposto a poupar amigos como o senador Renan Calheiros de qualquer denúncia. O mesmo não ocorreria em relação a senadores do PSDB de Aécio Neves, caso venha a ser cassado no Senado com a ajuda do partido.

NA CABEÇA
De acordo com amigo próximo do senador, ele mantém vivas as memórias de quando presidia a CPI dos Correios, que investigou o mensalão do PT, em 2005. Na época estourou outro escândalo, o do mensalão do PSDB –conhecido também como de Minas Gerais, por envolver líderes tucanos daquele Estado. Delcído conheceria meandros até agora inéditos, e explosivos, do caso.

AVÓ
Mônica Moura, mulher de João Santana, soube que seria avó pela primeira vez na segunda-feira, horas depois de receber a notícia de que seria presa na Operação Lava Jato.

POR DENTRO
Em seu depoimento, anteontem, Mônica afirmou que só dois países, de todos os que já trabalhou, não usam caixa dois para pagar publicitários em campanhas eleitorais: República Dominicana e El Salvador.

TUDO IGUAL
No Brasil, afirmou, a prática passou a ser evitada depois que o publicitário Duda Mendonça quase foi preso no escândalo do mensalão. Mônica sustenta que, se a campanha de Dilma Rousseff tivesse caixa dois, "todas teriam", e precisariam ser investigadas, já que as despesas da petista e de Aécio Neves, por exemplo, foram parecidas.

COFRE CHEIO
A mulher de João Santana afirma também que dificilmente uma campanha presidencial gastaria com marketing mais do que os cerca de R$ 90 milhões que ela e o marido cobraram de Dilma. Não haveria "onde" despejar tantos recursos.

CINCO A UM
Mônica foi interrogada por cinco investigadores.

PARA O ANO TODO
Os 25 anos do escritório Leite Tosto e Barros Advogados foram celebrados com festa e lançamento do Anuário da Justiça 2016 da revista eletrônica "Consultor Jurídico", na quarta (24), no Tribunal de Justiça de São Paulo. Os advogados Ricardo Tosto, Patrícia Rios, Maristela Basso, Pierpaolo Bottini, Marco Aurélio de Carvalho, Alberto Toron e Mauricio Silva Leite participaram do evento. O presidente do TJ-SP, Paulo Dimas Mascaretti, e o desembargador Fábio Prieto também compareceram.

COM O FILHO
Mick Jagger, que está hospedado no Tivoli, tem passado a maior parte do tempo com o filho Lucas no hotel. O vocalista dos Rolling Stones também foi com ele duas vezes ao restaurante Gero.

COM A EX
Jagger prometeu a Luciana Gimenez (foto acima), mãe de Lucas, que a única entrevista que dará no Brasil será para a apresentadora. Ela vai oferecer jantar para a banda em sua casa no domingo e convidou o governador Geraldo Alckmin, o apresentador Rodrigo Faro e a empresária Maythe Birman, entre outros.

PASSINHOS
E o local de uma festa para os Rolling Stones marcada para a noite de ontem em São Paulo só seria informado aos convidados uma hora e meia antes do início.

APENAS ROCK'N'ROLL
A apresentadora Luciana Gimenez foi ao show dos Rolling Stones com Lucas Jagger, seu filho com o vocalista da banda, Mick Jagger. O ator Gabriel Braga Nunes e a atriz Marisa Orth também viram a apresentação dos ingleses no estádio do Morumbi, na quarta (24).

Jason Lowe/Divulgacao

TÔ NEM AÍ
A chef Paola Carosella, 43, diz que não está "nem aí para o Michelin". O guia, que seleciona os melhores restaurantes do mundo, chegou ao Brasil no ano passado. "Se quiser ganhar uma estrela, eu consigo. Mas terei que trocar a louça do meu restaurante, colocar toalha de linho, enfeitar os pratos com espumas, incluir tucupi no cardápio... Não trabalho para isso", afirma Paola à revista "Marie Claire".

*

A jurada do programa "Masterchef" também falou sobre a morte dos pais (a mãe se afogou na piscina de casa e o pai se suicidou). "Sei lá se já extravasei toda minha dor. Às vezes a deixo escapar em um berro na cozinha. Sempre penso que ainda poderia ter minha mãe aqui."

CURTO-CIRCUITO

O Roupa Nova toca nesta sexta (26) no Espaço das Américas.

A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a Apaa recebem até segunda (29) inscrições de artistas para programas e eventos.

Buchecha canta nesta sexta (26) na festa #cazamiga, na avenida Francisco Matarazzo.

A feira de casamentos Cheers Off vai desta sexta (26) a domingo, na Casa Itaim.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: