Folha de S. Paulo


João Santana não poderá dar mesma explicação que Duda Mendonça

Ministros do STF que participaram do julgamento de Duda Mendonça, que recebeu dinheiro de campanhas eleitorais do PT por meio de caixa dois mas acabou inocentado no caso do mensalão, dizem que dificilmente João Santana teria como se encaixar nas mesmas premissas.

DEVO E PAGO
Duda conseguiu convencer os magistrados de que apenas recebeu por seu trabalho, e que nada tinha a ver com a forma como o PT decidiu remunerá-lo. Ele reconheceu contas no exterior, pagou multa, mas se livrou da prisão.

BATOM
No caso de Santana, tal explicação –a de que apenas recebeu recursos fora, sem saber da origem deles– estaria comprometida pelo fato de sua mulher, Mônica Moura, estar diretamente envolvida na negociação com um lobista para o repasse de recursos.

MEMÓRIAS DO CÁRCERE
Em protesto contra a decisão do Supremo Tribunal Federal que autoriza prisões a partir da condenação em segunda instância, a OAB-SP vai encabeçar um manifesto "em defesa da Constituição e da cidadania" que será lançado nesta quinta (25). O documento, apoiado por outras entidades, teve entre os redatores os advogados Ives Gandra Martins, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira e José Roberto Batochio.

LEVADA LOUCA
A roteirista e colunista da Folha Tati Bernardi autografou na terça (23) seu livro "Depois a Louca Sou Eu", da Companhia das Letras. Os escritores Antonio Prata, Fabrício Corsaletti e Reinaldo Moraes leram trechos do livro durante o evento, na Livraria da Vila da rua Fradique Coutinho. As atrizes Martha Nowill e Maria Casadevall também participaram da leitura. O cineasta Pedro Coutinho passou por lá.

EM NOME DE JESUS
O Porta dos Fundos ganhou em primeira instância um processo de indenização por danos morais movido por um morador da Paraíba. Ele pedia R$ 50 mil e que fosse retirado do ar o especial de Natal de 2013 do grupo, com sátiras de Jesus Cristo. A Justiça rejeitou a tese do autor, que se declarou cristão, de que o vídeo era "ofensivo" e "extrapolou os limites da liberdade de expressão".

EM NOME DE JESUS 2
Para a juíza da cidade de Remígio, as cenas "se limitaram a construir histórias com caráter humorístico". Uma ação semelhante, iniciada pelo deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), também foi arquivada pelo Ministério Público Federal em 2015.

ROLÊ DE ANIVERSÁRIO
O Jota Quest, que completa 20 anos, vai fazer uma turnê com quatro shows no Rio, em BH, São Paulo e Fortaleza. Só no Rio a apresentação será paga. A banda quer captar, via Lei Rouanet, R$ 3,1 milhões para o projeto.

SOM DO CIRCO
Renato Aragão e Dedé Santana tiveram aulas de canto para atuar na refilmagem de "Os Saltimbancos Trapalhões", com direção de João Daniel Tikhomiroff. Os ex-trapalhões vão soltar a voz na nova versão do longa. "Fiz questão que as músicas fossem cantadas pelos próprios atores", diz o diretor. Livian Aragão, filha de Renato, também teve aulas para o musical, que tem ainda Letícia Colin, Marcos Frota, Alinne Moraes e Emílio Dantas.

LEMBRANÇA HISTÓRICA
O banqueiro Joseph Safra, o advogado Lionel Zaclis, o rabino David Weitman, o médico Sergio Simon e o professor da USP José Luiz Goldfarb foram à inauguração do Memorial da Imigração Judaica, no Bom Retiro. A apresentadora Ana Rosa Rojtenberg também esteve no evento, na terça (23).

PONTA DOS DEDOS
A OMS (Organização Mundial da Saúde) vai iniciar uma campanha para tentar convencer governos do mundo todo a criarem um padrão mais simples para as embalagens de cigarro. Criados pela agência de publicidade brasileira nova/sb, os anúncios mostram que elementos do maço considerados sedutores, como cores e relevo, favorecem o consumo.

PONTA DOS DEDOS 2
E a atriz Malu Mader fez um vídeo para uma campanha da Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde que também defende a padronização das caixinhas. Ela, que começou a fumar aos 12 anos e já largou o vício, disse na gravação para a ONG que as embalagens atuais exercem um "poder de atração".

AMIGO GRINGO
O filme "Meu Amigo Hindu", de Hector Babenco, teve pré-estreia para convidados na terça (23). Os atores Willem Dafoe, Maria Fernanda Cândido e Bárbara Paz, que atuam no longa, estiveram no evento, no shopping Cidade Jardim. Os atores Milhem Cortaz e Tuna Dwek assistiram à sessão.

CURTO-CIRCUITO

Eliana Pace e Sonnia Mateu lançam o livro "Pena Branca e Xavantinho - Cult para Sempre", nesta quinta (25), às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Luís Inácio Adams, Walfrido Jorge Warde Jr., Modesto Carvalhosa e Gesner de Oliveira participam nesta quinta (25) de debate do IBGC, no WTC.

A exposição "Cidade em Movimento", do artista Dan Mabe, fica em cartaz até 27/3 no Ruaa, na Vila Madalena.

A revista "Vogue" faz jantar nesta quinta (25) no Bistrô Charlô.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: