Folha de S. Paulo


Proposta de reforma fiscal eleva tensão entre Dilma e PT a nível inédito

A proposta de "reforma fiscal de longo prazo" de Dilma Rousseff, divulgada na sexta, elevou a níveis inéditos a tensão entre ela e o PT. O texto prevê, entre outras coisas, a "suspensão de aumento real do salário mínimo" em caso de elevação de gastos acima de limite ligado ao crescimento do PIB.

DE SAÍDA
"É quase um rompimento explícito dela com o partido", afirmou um senador petista à coluna, que colheu também as seguintes afirmações de diferentes lideranças: "Dilma atravessou o Rubicão"; "há um descasamento cada vez maior entre ela e o partido"; "a presidente está fazendo um movimento deliberado para sair do PT".

NO FRONT
Em artigo assinado com o economista João Sicsú, cujo título é "O que é isso, Dilma?", o senador Lindberg Farias (PT-RJ) diz que o governo cede cada vez mais a "elites adeptas do neoliberalismo" e cita frase de Winston Churchill ao então primeiro-ministro do Reino Unido, Neville Chamberlain, quando o país negociava territórios com Hitler em 1938 para evitar um confronto com a Alemanha: "Entre a guerra e a desonra, você escolheu a desonra. E terá a guerra".

NO FRONT 2
As propostas devem ser duramente criticadas na reunião do diretório nacional do PT, na sexta. Rui Falcão, presidente do partido, diz que não se manifestará sobre elas antes do encontro.

LINHA DIRETA
Caso sustente a tese, como se espera, de que a Odebrecht fez pagamentos a ele no exterior por campanhas eleitorais realizadas em outros países, o marqueteiro João Santana estabelecerá a ligação entre as offshores que abasteceram contas dele e de ex-diretores da Petrobras com a empreiteira. A construtora nega ser a controladora dessas empresas.

PEÇO PERDÃO
A admissão de que as contas no exterior, não declaradas, são mesmo de Santana não configuraria, em tese, um crime. Anistia aprovada recentemente pelo Congresso admite que o cidadão que escondeu recursos no exterior confesse a omissão, pague multa e nem sequer responda a processo.

DINHEIRO LIMPO
É preciso, no entanto, provar que os recursos provêm de fonte lícita.

EM CASA
O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), liberou para votação processo que discute se a funcionária pública que adota um bebê tem direito a até seis meses de licença-maternidade, como ocorre com a servidora que engravida. Hoje, a adotante tem direito a três meses, prorrogáveis por 45 dias, se adota um bebê, ou a apenas 30 dias, se o filho for maior de um ano.

MUSA
A atriz Bruna Thedy com peruca e maquiagem para interpretar Brigitte Bardot na peça "Com Amor, Brigitte", que estreia sexta (26), no Teatro do Masp, e aborda o assédio sofrido pela atriz francesa nos anos 1960.

DE OLHO NOS SINAIS
O filme "Presságios de um Crime", estreia do diretor brasileiro Afonso Poyart em uma produção hollywoodiana, teve pré-estreia em SP na segunda (22). As modelos Andressa de Barros e Thaise Lanzarin, a atriz Paloma Bernardi e a executiva Rosa Moraes foram ao evento, no shopping Iguatemi. O editor Lucas Gonzaga, os executivos Márcio Fraccaroli e Marcos Oliveira e o ator Fernando Alves Pinto também passaram por lá.

TODO SEU
Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones, diz que pretende ficar à disposição do filho Lucas em São Paulo, evitando saltar de festa em festa, como fez no Rio.

ENTRE NÓS
Jagger e a banda vão jantar na casa de Lucas no domingo (28). O convite, em nome da apresentadora Luciana Gimenez, mãe do jovem, e do marido dela, Marcelo de Carvalho, sócio da RedeTV!, diz que será uma homenagem à turnê do grupo no Brasil.

ETERNA VIGILÂNCIA
E o guitarrista Ron Wood, dos Rolling Stones, foi acompanhado por mais de cinco seguranças em sua visita ao Beco do Batman, na Vila Madalena, ontem. Um carro da PM também vigiava a saída do beco. Ron gravou um documentário para a BBC, sobre sua relação com a pintura e a turnê da banda.

COR E FORMA
O artista Angelo Venosa recebeu convidados na abertura de sua exposição "Giusè" na Galeria Nara Roesler, no sábado (20). A dona da galeria e a diretora do espaço, Fabiola Ceni, também foram anfitriãs do evento, que contou com a presença do artista plástico cubano Rene Francisco.

CURTO-CIRCUITO

O escritório Leite Tosto e Barros Advogados celebra nesta quarta (24) 25 anos com festa e lançamento do "Anuário da Justiça" da revista eletrônica Consultor Jurídico. Às 18h, no Tribunal de Justiça de SP.

A Budweiser Mansion reabre nesta quarta (24), como ponto de encontro para o show dos Rolling Stones, para convidados. Para o público, a reinauguração é na sexta (26).

A ceramista Hideko Honma abre quarta (24) seu novo ateliê, em Moema, com jantar do chef Salvatore Loi.

O evento Senac Moda Informação Verão 2017 é quarta (24), das 7h às 14h, no Teatro Cetip, em Pinheiros.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: