Folha de S. Paulo


PT deve orientar bancada a votar contra reforma da Previdência

O PT pode aprovar resolução na próxima semana, na reunião de seu diretório nacional, orientando a bancada do partido a votar contra a reforma da Previdência. A presidente Dilma Rousseff disse que apresentará em 60 dias proposta de mudanças ] sistema de aposentadorias.

DIREÇÃO ÚNICA
De acordo com um dos integrantes do diretório que articula a aprovação do documento, Dilma "insiste em falar exclusivamente para o mercado". Se ela ao menos propusesse, junto com as mudanças na Previdência, a taxação da distribuição de lucros e dividendos, seria mais fácil apoiá-la, diz a mesma liderança.

LADO OPOSTO
"Ela é incapaz de fazer qualquer outra coisa que não seja tentar agradar ao mercado", diz o mesmo dirigente. A articulação está sendo feita com as tendências mais à esquerda do partido.

SOMOS CONTRA
Dirigentes acreditam que, ainda que tendências mais moderadas possam tentar suavizar os protestos contra a proposta de Dilma de reformar a Previdência, o PT dificilmente deixará de sinalizar claramente que seus parlamentares devem se posicionar contrários a ela.

LUPA
A maior preocupação de Lula não é com denúncias que estão sendo feitas contra ele. E sim com a investigação que corre na Justiça contra seu filho, Luiz Claudio. O ex-presidente tem pedido aos advogados atenção especial ao tema. Segundo um deles, Lula sabe que a vida do filho só está sendo escrutinada "para atingir o pai".

REVIVENDO CAUBY
Dez anos depois da estreia de "Cauby! Cauby!", o ator Diogo Vilela, 58 (à dir.), vai remontar o espetáculo sobre a vida do cantor Cauby Peixoto, 85, a pedido de fãs. "Todo mundo que ia ver minhas outras peças sempre falava: e o Cauby, quando volta?", diz Vilela.

*

O retorno do musical é também uma comemoração dos 45 anos de carreira do ator, que faz questão de lembrar que começou cedo. "Fiz meu primeiro papel aos 12 anos!", diz. Vilela tem ido a diversos shows do Elvis brasileiro para se preparar novamente para o papel. "Agora estou com muito mais técnica na parte musical. Faço aulas de canto desde 1995", diz o ator. A peça estreia até julho no teatro do shopping Frei Caneca.

TEMPO DE PALCO
O diretor Ulysses Cruz segue se dedicando mais ao teatro do que à TV. "Estou licenciado na Globo, mas vou voltar. A TV exige uma dedicação integral, que eu não conseguiria conciliar com os espetáculos", diz ele.

PARA TODOS
As atrizes Maria Luísa Mendonça, Débora Falabella e Marjorie Estiano vão participar de um longa-metragem pensado desde o início para ser inclusivo. O filme "Todo o Clichê do Amor", de Rafael Primot, terá legendas em todas as cópias, além de ter audiodescrições, narrações dos personagens e muitos diálogos para ajudar a contar a história para quem tem deficiência visual.

DA TV PARA O MICROFONE
O ator e cantor Alexandre Nero vai fazer em abril seu primeiro show depois do fim da novela "A Regra do Jogo", na qual foi protagonista. O repertório será um apanhado das principais músicas de seus nove discos lançados.

ENTRE MESAS
O cantor Paulo Ricardo vai gravar no meio de um restaurante em funcionamento nos Jardins o clipe da música "Isabela", que fez em homenagem a sua filha. A canção faz parte de seu mais recente disco solo, o "Novo Álbum".

MÚSICA ANTES E DEPOIS
Os músicos André Frateschi, Miranda Kassin, Angelo Kanaan e Fernando Machado Coelho se apresentaram com o projeto "Heroes", que faz covers de músicas de David Bowie. O ator Kiko Bertholini esteve na plateia do Bourbon Street, na terça (16).

SAMBA DO CELULAR
O cantor João Martins, do Rio, e o grupo Os Prettos, de São Paulo, compuseram pelo WhatsApp uma música especialmente para a série de shows "O Século do Samba". A faixa "Centenário do Samba", criada com a troca de mensagens no aplicativo, será apresentada no evento, nos dias 27 e 28 deste mês, no CCBB-SP. Coincidência: um dos marcos da fundação do samba é a música "Pelo Telefone", gravada em 1916.

DURO NA QUEDA
O físico russo Andre Geim, vencedor do prêmio Nobel de física em 2010, vem ao Brasil em março para inaugurar um centro de pesquisa sobre o material grafeno (um dos mais resistentes e finos do planeta) na Universidade Mackenzie. Ele também receberá o título de "Doctor Honoris Causa" na ocasião.

UM POR TODOS E TODOS POR UM
O dramaturgo Hugo Possolo e o diretor de teatro Bernardo Galegale participaram do 1º Curto-Circuito dos Teatros Independentes, que começou na segunda (15), no Galpão do Folias. Os atores Celso Frateschi e Ygor Fiori também estiveram na ação, que foi organizada pelo Motin (Movimento dos Teatros Independentes), dirigido por Pedro Granato.

CURTO-CIRCUITO

Leonardo Avritzer lança hoje o livro "Impasses da Democracia no Brasil" às 18h, na FGV.

A galeria Raquel Arnaud abre exposição de José Oiticica Filho hoje às 19h.

O Baile do Patrão, com os funkeiros Mc Bola e Nego do Borel, é hoje à noite na Brook's SP. 18 anos.

O chef Carlos Ribeiro ministra a partir de hoje oficina de gastronomia vegetariana no Sesc Campo Limpo. Grátis. Até 25/2.

O cinema Caixa Belas Artes exibe a partir de hoje 15 longas e três curtas-metragens do cineasta francês François Ozon. Até 2/3.

Otto faz show hoje e a amanhã, às 21h, no Sesc Santo Amaro. 14 anos.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: