Folha de S. Paulo


Lula diz que está numa gincana com golpes abaixo da linha da cintura

Lula está se sentindo no meio de "uma gincana". Para o ex-presidente, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal estão divididos, engalfinhados em tradicionais disputas internas. E ele virou o prêmio que todos querem exibir como trunfo.

CINTURA
A análise foi feita a um dos vários interlocutores que o ex-presidente recebeu antes do Carnaval no Instituto Lula. A outro amigo de confiança, o ex-presidente disse se sentir golpeado "abaixo da linha da cintura". E deu a entender que estava inconformado: "Eu nunca fiz disputa fora da política. E agora, comigo, estão passando desses limites. Estão jogando abaixo da linha da cintura. Há um projeto para me destruir, e ao nosso legado".

OBRA
Lula tem dito ainda aos que o visitam que "poderia ter ganho milhões, milhões. Mas todos que me conhecem sabem que a minha preocupação nunca foi ganhar dinheiro. E sim transformar o país. Isso ninguém tira de mim", repete o petista.

COM LICENÇA
O STF (Supremo Tribunal Federal) analisa em breve se governadores estaduais podem ser processados na Justiça sem autorização das assembleias legislativas de seus respectivos Estados. Em geral qualquer ação contra esses mandatários é barrada por deputados de suas bases políticas.

LUZ NA PASSARELA
A coreógrafa Deborah Colker comandou a comissão de frente da Imperatriz Leopoldinense no terceiro dia de desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro. Tom, filho de Caetano Veloso, desfilou na Mangueira. As atrizes Carolina Dieckmann, Séfora Rangel e Bárbara Paz e a diretora Petra Costa passaram pela Sapucaí. As cantoras Mart'nália e Beth Carvalho também estiveram por lá

DIA A DIA
A avenida Paulista fica mais silenciosa e menos poluída aos domingos, quando está fechada para carros, do que em dias de semana, segundo estudo da Faculdade de Medicina da USP e da ONG Cidade Ativa. Os dados, colhidos entre novembro e dezembro, serão usados por ativistas para refutar críticas ao projeto. Os autores dizem que a análise vai continuar, já que uma pesquisa científica profunda exigiria meses contínuos de medições.

CARAVANA
O diretor José Celso Martinez Corrêa quer falar com Silvio Santos sobre a construção de três torres ao lado do Teatro Oficina, no Bixiga. Os edifícios da Sisan, braço imobiliário do Grupo Silvio Santos, estão prestes a ser aprovados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Artístico Nacional). "Estamos nos mobilizando em várias áreas", diz Corrêa, que já teve conversas com o apresentador ao longo dos mais de 30 anos de disputa pelos terrenos.

FÔLEGO
Myra Ruiz, 23, será a atriz mais jovem a interpretar o papel da bruxa Elphaba, personagem do musical "Wicked", com estreia marcada para 4 de março em São Paulo. "Me preparei correndo na esteira e cantando as músicas ao mesmo tempo. É um papel que exige muito, física e tecnicamente", diz a atriz.

NOVOS MARES
O ator Leonardo Miggiorin vai dirigir uma peça de teatro pela primeira vez. "O Encontro das Águas", baseado em um poema de William Blake, será criado em um residência artística na SP Escola de Teatro, onde estreia em abril.

Tuca Vieira/Folhapress
A Oca e o Auditório em imagem do parque Ibirapuera visto de cima
A Oca e o Auditório em imagem do parque Ibirapuera visto de cima

A GRANDE REFORMA DO IBIRAPUERA

Já ficou pronto o projeto que a Prefeitura de São Paulo encomendou ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha e que prevê várias mudanças no parque Ibirapuera. As propostas já foram inclusive encaminhadas aos órgãos de preservação do patrimônio histórico e artístico da cidade.

*

Mendes da Rocha redesenha toda a entrada do parque. O estacionamento em frente ao Auditório do Ibirapuera, por exemplo, desaparecerá. Em seu lugar será construída uma grande praça, de piso permeável, que ligará o espaço de espetáculos à Oca.

*

Esta passará a ser a grande entrada do Ibirapuera, bem em frente ao Obelisco. Os usuários do parque poderão acessá-la a pé e por ali não sairão mais automóveis (hoje, as pessoas entram com o carro pela Bienal, contornam a Oca e se dirigem ao estacionamento em frente ao auditório. Nada disso poderá mais ser feito).

*

Perto dessa grande entrada serão instalados pontos de táxi e de ônibus e estacionamento para pessoas com deficiência. "A ideia é que se chegue ao parque de transporte público", diz o secretário municipal de Cultura, Nabil Bounduki. A praça servirá também como espaço de acesso "aos prédios de cultura do Ibirapuera", diz o secretário, citando a Oca, o MAM (Museu de Arte Moderna), a Bienal e o Museu Afro Brasil.

*

Estão previstas também melhorias internas na Oca, para aumentar a segurança do local. Se tudo correr como o previsto, as obras começam neste semestre, diz o secretário Bonduki.

*

CURTO-CIRCUITO

A ópera "A Musa do Subsolo ou A Transfiguração de Galatéa" homenageia Heidi Lazzarini, nesta quinta (11) e no domingo, no Theatro São Pedro.

Fabio Rabin reestreia o espetáculo "Queimando o Filme!", hoje, às 21h30, no Teatro das Artes.

A peça "Quase uma Adaptação", do dramaturgo Lucas Lassen, tem pré-estreia nesta quinta (11) na Biblioteca Mário de Andrade, às 20h.

A Fundação Itaú Social e a Secretaria de Educação de Santos realizam hoje o Dia da Família na Escola.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: