Folha de S. Paulo


FHC aconselha Alckmin a 'pegar leve' em disputa interna do PSDB em SP

Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) tentou convencer recentemente o governador de SP, Geraldo Alckmin (PSDB-SP), a "pegar leve" na disputa interna do PSDB para definir o candidato do partido a prefeito da capital.

ACENO
FHC afirmou a Alckmin que seria importante não radicalizar a disputa, para não rachar o partido. Argumentou que é importante a legenda estar unida para apoiar a candidatura de um paulista à Presidência da República em 2018 –Alckmin está no páreo.

MEU CANDIDATO
Os apelos não surtiram nenhum efeito: dias depois, Alckmin entrou de vez na campanha de João Doria Jr., que disputa as prévias municipais no dia 28. A missão dele é derrotar Andrea Matarazzo, candidato de FHC e especialmente de José Serra.

SORRISOS
Segundo interlocutores de Alckmin, ele está "enfurecido" com FHC e Serra, por entender que seria dele, governador, a primazia de escolher o candidato a prefeito. Entende que os outros tucanos querem isolá-lo. Publicamente, os três seguem se dando às mil maravilhas.

CURVA
Informações e análises que chegaram ao Palácio dos Bandeirantes indicando que Serra pode ter participado da articulação que resultou na entrada de Marta Suplicy no PMDB e no lançamento dela como candidata ajudaram a azedar o clima. Segundo essa abordagem, Serra teria interesse no movimento da ex-prefeita para ter alternativa caso Andrea Matarazzo não vingue como candidato.

XADREZ
A engenharia serviria às ambições de Serra de concorrer à Presidência. Ele amarraria desde já o apoio, em SP, do PSD de Gilberto Kassab e do PMDB de Marta Suplicy.

BALAIO
O grupo de Alckmin prepara contra-ataque em caso de derrota de Doria: atrair Celso Russomanno para o PSB. A legenda, aliada do governador, lançaria o apresentador candidato a prefeito e não apoiaria Matarazzo caso ele vença as prévias. Já há conversas com o PRB, atual partido de Russomanno.

ROLÊ DOS MANOS
Os rappers Edi Rock (à esquerda), Black Alien (centro) e Akilez Abbas fazem parte das três noites de rap que vão ocupar o Sesc Vila Mariana a partir desta quarta (3). A série de shows "Projetonave Mixtape" reúne 27 artistas convidados pela banda Projetonave, liderada por Akilez.

*

Fixo no programa "Manos e Minas", da TV Cultura, o grupo já gravou parcerias com artistas como Emicida e Marku Ribas. Edi Rock, que é integrante do Racionais MC's, se apresenta nesta quinta (4) e Black Alien, na sexta (5). Rico Dalasam e Don L também estão na programação.

LEGADO
O samba paulista foi declarado patrimônio cultural do Estado pelo Condephaat, órgão estadual de patrimônio. A decisão afirma que o ritmo documenta a passagem da sociedade escravocrata para a de livre trabalho e é a história mais bem-sucedida de associativismo negro. O samba paulistano, da capital, havia sido considerado patrimônio imaterial em 2013 pelo Conpresp, o órgão municipal.

PRIMEIRA EXIBIÇÃO
O filme "O Regresso", com Leonardo DiCaprio, teve pré-estreia em SP na terça (2), no shopping JK Iguatemi. A produtora cultural Yael Steiner foi com o filho, Gabriel. O relações-públicas Helinho Calfat, o apresentador Fred Lessa, a modelo Nicole Feltes e o administrador Roberto Bastos assistiram ao longa. A estilista Carol Pascale, a modelo Juliana Bruni e o empresário Marcelo Bruni também passaram por lá.

SAMBA DO AVIÃO
Os sete aeroportos mais movimentados durante o Carnaval (Galeão, Santos Dumont, Guarulhos, Congonhas, Salvador, Brasília e Recife) devem receber 5 milhões de passageiros a partir desta quinta (4). Estão programadas 16.200 partidas até o dia 15. A Secretaria de Aviação Civil diz que fará operação especial para reforçar o atendimento.

SAMBA DO AVIÃO 2
Os picos no número de passageiros serão nesta sexta (5) e na Quarta-Feira de Cinzas. Guarulhos e Congonhas terão a maior movimentação no período: 2,31 milhões de pessoas.

BIBLIOTECA
O ministro Luis Salomão, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), está lançando a terceira edição do livro "Direito Privado - Teoria e Prática" (ed. Saraiva). O livro apresenta um roteiro prático dos pontos controvertidos de temas como responsabilidade médica, comunicação social, dano moral, propriedade intelectual e direito de família, tendo como referência a jurisprudência do tribunal.

DEVOTOS
O fotógrafo Rodrigo Koraicho recebeu convidados na abertura da mostra "Devoção", no Museu Afro Brasil, na terça (2). O curador da exposição, Claudinei Roberto da Silva, e Neide Almeida, coordenadora do museu, estiveram no local.

CURTO-CIRCUITO

O Drosophyla Bar, na Consolação, faz baile de Carnaval, com marchinhas dos anos 1920 e 1930, de quarta a sábado, a partir das 19h.

A empresária Carla Bensoussan recebe artistas como Henri Castelli, Fiuk e Sérgio Marone neste ano no Camarote Recife Antigo.

A Câmara de Comércio Brasil-Canadá abriu inscrições para o curso prático de direito canadense.

Treinada por Laurent Suaudeau, a chef Giovanna Grossi representa o Brasil no Bocuse D'Or América Latina, no México, de 10 a 12/2.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: