Folha de S. Paulo


Governo volta a discutir se autoriza planos de saúde a decidirem reajustes

O governo de Dilma Rousseff voltou a discutir a possibilidade de flexibilizar as regras dos planos de saúde familiares e individuais, permitindo que os reajustes de preços sejam liberados. Eles cobrem hoje 19% do mercado.

MERCADO
Arquivado desde que Aloizio Mercadante deixou a Casa Civil e assumiu o Ministério da Educação, o assunto voltou à pauta do governo. Na semana passada, a equipe do atual ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, se reuniu com integrantes da ANS (Agência Nacional de Saúde), que regula os planos.

TENSÃO
Em 2015, a discussão, liderada por Mercadante, gerou tensão. Os então ministros Arthur Chioro, da Saúde, e Joaquim Levy, da Fazenda, se posicionaram contra qualquer possibilidade de liberação de preços. Um batalhão de entidades de defesa do consumidor, como Procon, Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), Ministério Público Federal e defensorias públicas estaduais, chegou a ir a Brasília para pressionar o governo a não flexibilizar as regras. Chioro tinha garantido na época que a ideia estava sepultada.

NO PAPEL
A Casa Civil quer ouvir de novo todos os lados envolvidos na questão antes de tomar posição.

FOLIA PAULISTANA
Os atores Joaquim Lopes, Bruno Mazzeo, Luiz Henrique Nogueira, Leandra Leal, Andreia Horta e Bianca Comparato foram ao desfile do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, no domingo (31). O apresentador Alê Youssef, um dos criadores do bloco, o escritor Marcelo Rubens Paiva, a bailarina Marcia Dailyn e a produtora Marina Beltrão também estiveram no evento, no domingo (31).

NA RUA
O governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) entrou na campanha de João Doria Jr. pela Prefeitura de São Paulo. Ele, que até agora tinha se limitado a dar declarações simpáticas a Doria, chamou lideranças que têm voto nas prévias municipais do partido para pedir apoio ao empresário.

NA BUSCA
A atriz Cláudia Abreu vai interpretar uma taxista que se envolve na investigação de um assassinato no filme "Berenice Procura". Edu Moscovis também participará do longa, que se passa no Rio de Janeiro e tem produção de Elisa Tolomelli e direção de Flávia Lacerda.

RECADO
O presidente da Abih-RJ (associação dos hotéis do Estado do Rio), Alfredo Lopes, mandou carta ao ministro do Turismo, Henrique Alves, reclamando do corte de recursos para a promoção do país no exterior em ano de Olimpíada. O investimento, disse, é ainda mais necessário com a "enorme cobertura dos veículos da imprensa estrangeira preocupados com as epidemias de zika e dengue".

RECADO 2
O Ministério do Turismo, em nota, diz que o corte orçamentário no governo federal é amplo e não atinge apenas a pasta. E que o órgão "tem trabalhado para sensibilizar a área econômica do governo sobre a importância de se aproveitar o ano olímpico para promover o setor de viagens e ajudar o Brasil a fazer frente ao momento desafiador que o país enfrenta".

O MEU, O SEU
Caiu 4,7% o número de divórcios consensuais no Brasil no ano passado, na comparação com 2014. Foram 58.340 casos em 2015, ante 61.258 no ano anterior, segundo o CNB (Colégio Notarial do Brasil), entidade de classe dos cartórios de notas.

O MEU, O SEU 2
A queda interrompe sequência de alta iniciada em 2007. Desde esse ano, ficou mais fácil fazer o procedimento em cartórios, sem ter que ir à Justiça. "Pode ser que houvesse uma demanda reprimida, de ex-cônjuges que aproveitaram para resolver sua situação, e que agora a taxa comece a estabilizar", diz Andrey Guimarães, diretor da seção paulista do CNB.

O MEU, O SEU 3
Em São Paulo, a queda foi de 3,1% (17.110 registros em 2015, ante 17.671 em 2014).

VEM COMIGO
O cantor Tiago Abravanel puxou no domingo (31) o bloco Gambiarra, que teve Regis Schazzitt como musa. A fotógrafa Flora Marchetti e a produtora Anna Cecilia Junqueira, uma das criadoras da festa Gambiarra, se divertiram no trio, na avenida Faria Lima.

CURTO-CIRCUITO

Rita Moreira lança o livro "Coração de Ontem", nesta terça (2), às 18h30, no Tubaína, em Cerqueira César.

O Museu Afro Brasil abre nesta terça (2), as 19h, exposições do artista Jaques Faing e do fotógrafo Rodrigo Koraicho.

A campanha #MeuNúmero, de iniciativa das agências The Aubergine Panda e Lynx, quer combater a violência contra a mulher e o assédio no Carnaval.

A Saint Paul Escola de Negócios lança neste mês pós-MBA exclusivo para mulheres que planejam fazer parte de conselhos de administração de empresas.

O joalheiro Ara Vartanian fala à revista "Vogue" deste mês sobre a abertura de sua loja em Londres, a primeira fora do Brasil.


com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: