Folha de S. Paulo


Delcídio do Amaral prefere ficar calado, mas pode delatar

O senador Delcídio do Amaral permanecia até ontem indeciso sobre a possibilidade de aderir à delação premiada. Ele demonstrava a quem o visitou nesta semana que, se tivesse segurança de que poderia ser solto em breve pelo STF (Supremo Tribunal Federal), preferiria ficar de boca calada.

NADA CERTO
Os advogados, no entanto, não têm como dar essa garantia a Delcídio. "A delação premiada seduz justamente pela certeza que o réu tem do que vai acontecer em sua vida", afirma um dos interlocutores do senador. Já o processo normal não ofereceria "certeza alguma".

NOVA PROFISSÃO
Pesa contra a delação o fato de que um colaborador da Justiça dificilmente consegue retomar a rotina profissional, nem na esfera pública nem na privada. "A pessoa vira apenas um ex-delator", afirma o mesmo amigo de Delcídio que já conversou com ele sobre o tema.

LONGO PRAZO
A previsão é de que o STF julgue os próximos recursos que serão apresentados pela defesa do senador em três meses. Ele mostra exaustão e, segundo amigos, talvez não suporte ficar por mais todo esse período preso, em especial por causa da família.

SINAL AMARELO
A possibilidade de delação de Delcídio, que voltou a se queixar de Lula, do governo e do PT, como antecipou a coluna na terça, é a que mais assusta a equipe da presidente Dilma Rousseff e também o PT.

DENTRO DO CORAÇÃO
Até agora, a presidente passou por constrangimentos quando empreiteiros ou ex-executivos da Petrobras relataram contribuições à sua campanha ou às de ministros. Com Delcídio seria diferente. Como líder do governo, ele fez por muito tempo parte da "inteligência" da administração, participando inclusive da discussão de estratégias políticas e jurídicas para blindá-la. Foi, também, presidente da CPI que investigou o mensalão, maior escândalo do governo Lula.

Daniela Margotto/Divulgação
A apresentadora Patricia Abravanel pode estrear no cinema e na TV fechada neste ano

PINTOU CONVITE
Patricia Abravanel, 38, pode estrear no cinema e na TV fechada neste ano. A apresentadora tem convite para viver a vilã do filme "Carrossel 2" e para participar de uma série de aventuras no Discovery Channel, produzida pela Mixer.

*

"Ainda estamos alinhando a agenda com os compromissos do SBT", diz a filha de Silvio Santos à revista "Contigo!". Na emissora, ela deve ganhar nova atração no segundo semestre, no lugar do "Máquina da Fama".

NA VEIA
O CFM (Conselho Federal de Medicina) baixou regra para restringir o uso de plasma rico em plaquetas. O procedimento para tratar doenças musculoesqueléticas, em que se reaproveita o próprio sangue, tem sido comum na medicina esportiva para recuperação de lesões. A entidade diz na resolução que a técnica, embora "promissora", é experimental e deve ficar limitada a testes clínicos.

LEGADO
O cantor David Bowie, morto na semana passada, autorizou que Pedro Morelli, diretor do filme "Zoom", utilizasse uma de suas músicas na trilha sonora por um "valor simbólico", diz David Hayman, supervisor musical da equipe. A canção "Oh, You Pretty Things" foi escolhida para o longa que conta com Mariana Ximenes e Gael García Bernal.

NOVO JEITO
O instrumentista e compositor carioca Jaques Morelenbaum escreveu para o novo conjunto da Osesp, o Grupo de Cellos (formado só por violoncelistas), arranjos de seis canções do maestro Tom Jobim. Eles vão estrear no 47º Festival de Inverno de Campos do Jordão, em julho. "Águas de Março" e "A Correnteza" serão alguns dos trabalhos tocados.

GRANDE ENCONTRO
Depois de 34 anos sem tocar juntos, os pianistas João Carlos Martins e Arthur Moreira Lima se apresentam hoje, juntos, no Masp. O concerto terá renda revertida para o projeto Horas de Vida, que incentiva médicos particulares a dedicarem uma hora por semana ao atendimento de pessoas sem recursos.

AQUECENDO OS TAMBORINS
Os empresários Alvaro e Cairê Aoas receberam convidados no Esquenta do Camarore Brahma em São Paulo, na terça (19), no Bar Brahma do centro. A atriz Maria Casadevall, o músico Ivo Meirelles e a fotógrafa Aninha Monteiro foram ao local. A rainha do Carnaval 2016 de SP, Verônica Bolani, e Thibault Samson, cônsul-adjunto da França em São Paulo, também estiveram no evento.

CURTO-CIRCUITO

Ato nesta quinta (21), a partir das 19h, no Masp, mobiliza em torno do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

O chef Henrique Fogaça está lançando linha de copos decorados colecionáveis, em parceria com a Danúbio.

Marcelo Jeneci participa nesta quinta (21) do curso Educação Musical, do jornalista Alexandre Matias, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi.

ASBZ Advogados é o novo nome do escritório Aidar SBZ Advogados.

O alemão Marc Ohrem-Leclef abre nesta quinta (21) a exposição de fotos "Favela Olímpica", no Studio X, no Rio.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: