Folha de S. Paulo


STJ decide se MST deve indenizar donos de terras que foram ocupadas

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidirá no próximo mês se o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) deve indenizar fazendeiros que tiveram terras ocupadas de forma depois considerada ilegal pela Justiça.

BIBLIOTECA
São várias as ações pedindo que o MST pague indenizações depois que o movimento deixa as fazendas por ordem judicial. "Historicamente, sempre foi assim", diz Gilmar Mauro, líder do movimento em SP, relatando que processos já foram movidos em outros tribunais do país. A diferença é que agora o STJ estabelecerá regra que será referência para todos os magistrados brasileiros.

CASCA
Gilmar Mauro afirma que não há como cobrar nada do MST, que é apenas uma sigla, sem patrimônio ou conta bancária. "Nós é que deveríamos entrar na Justiça para que o Estado brasileiro cumpra a Constituição, que diz, entre outras coisas, que a terra não pode ser improdutiva. A ocupação é apenas uma forma de pressão", afirma.

CAMINHADA
E movimentos sociais como o MST e também o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) discutem a realização de uma marcha a Brasília, em março, para protestar contra o governo de Dilma Rousseff.

PIOR QUE TÁ
Guilherme Boulos, líder do MTST e colunista da Folha, diz que a decisão do Banco Central, hoje, sobre os juros, definirá a contundência das críticas ao governo de amanhã em diante. "Os movimentos já estão muito insatisfeitos e o enfrentamento deve aumentar", afirma.

O PASSADO
Já o presidente do Sinal (Sindicato dos Funcionários do Banco Central), Daro Piffer, diz que o banco está em "uma encruzilhada": se mantiver ou aumentar a taxa de juros abaixo das expectativas iniciais, passará a impressão de que cedeu aos movimentos sociais, ao PT e à indústria, ainda que a medida seja correta. "É o preço que o BC paga por não ter mostrado autonomia no período pré-eleitoral [em 2013 e 2014]", afirma ele.

PLANTAR A SEMENTE
O ator Daniel Lobo, 42, que estreará espetáculo sobre a psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999) nesta sexta (22) no auditório do Masp, quer "falar de arte como ferramenta de transformação". A montagem "Nise da Silveira - Guerreira da Paz" une teatro, música, dança e projeções.

*

Na equipe de criação estiveram a bailarina Ana Botafogo, o poeta Ferreira Gullar, o diretor José Celso Martinez Corrêa e o pianista João Carlos Assis Brasil. "A gente quer levar a plateia a refletir sobre o que é a loucura nos dias de hoje", diz o ator, que tocou o projeto de forma independente, sem patrocinadores.

SEGUNDA PELE
O Procon-SP detectou reajustes de até 62% no preço de algumas marcas de repelentes em janeiro na capital. Com a suspeita de aumento abusivo, o órgão notificou as cinco maiores redes de farmácia e pediu que apresentassem os preços praticados em novembro e dezembro.

SEGUNDA PELE 2
Após as empresas responderem que só repassaram aumentos, o Procon solicitou as notas fiscais de compra. Se o exame dos documentos comprovar que houve abuso no período em que cresceu a preocupação com o Aedes aegypti, as drogarias serão multadas.

JAZZ NOS PALCOS
O espetáculo "Chet Baker, Apenas um Sopro", teve pré-estreia na segunda (18), no Centro Cultural Banco do Brasil de SP. O músico Paulo Miklos faz parte do elenco da peça. Os atores Fernanda Nobre, Janaina Afhonso e Rui Ricardo Dias e o diretor de teatro José Roberto Jardim assistiram à apresentação.

NAS PÁGINAS
Chico Buarque pedirá que, caso o jornalista João Pedrosa seja condenado por chamá-lo de "ladrão", a sentença seja publicada em jornais de grande circulação e na internet. "É para servir de exemplo", diz o advogado do cantor, João Tancredo.

NAS REDES
Amanhã, 21, Tancredo dá entrada no processo contra Pedrosa e também contra Guilherme Junqueira Motta. Ele estava entre os jovens que abordaram Chico no Leblon questionando o apoio do cantor ao PT. A discussão na rua foi relevada pelo artista, mas depois Motta postou textos na internet criticando Chico.

UMA POR ANO
O empresário João Doria Jr. recebeu convidados no lançamento da 11ª edição da revista anual "Oscar", de sua editora, na segunda (18). O produtor e publicitário Marco Scabia, o empresário Sergio Waib e o apresentador Otávio Mesquita estiveram no evento, em uma das lojas do estilista Ricardo Almeida.

CINOFOBIA
O ator Milhem Cortaz quase desistiu de participar do filme "Mundo Cão", de Marcos Jorge, por causa do seu medo de cachorros. A trama, sobre um homem que tem o bicho de estimação levado pela carrocinha, exigiu que Cortaz interagisse com seis cães das raças doberman e rottweiler. "Eu ia ser um cara que é atacado, não ia conseguir. Aí me trocaram de personagem", diz Cortaz.

PLANILHA
A Prefeitura de SP vai divulgar números que dizem que Fernando Haddad (PT-SP) passou Marta Suplicy (PMDB-SP) no número de vagas abertas na educação infantil. São, de acordo com a administração, 77.549, contra 73.125 da ex-petista. O tucano José Serra teria aberto 37.392 em sua gestão e Paulo Maluf, 17.415.

CURTO-CIRCUITO

A peça "Killer Joe", com direção de Mário Bortolotto, reestreia nesta quarta (20), às 21h, no Cemitério de Automóveis.

O Cartel011, em Pinheiros, recebe convidados nesta quarta (20), para festa da marca Asics.

Paulo Moreira Leite autografa "A Outra História da Lava Jato", nesta quarta (20),, a partir das 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

O show dos Demônios da Garoa no aniversário de SP terá participação da cantora Juçara Marçal e do rapper Ogi. Segunda (25), às 16h, no Clube de Regatas Tietê.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: