Folha de S. Paulo


Apesar de crise, TV Cultura fecha ano com contas no azul

A TV Cultura está fechando o ano com as contas no azul, segundo o presidente da fundação que mantém a emissora, Marcos Mendonça, "apesar de toda a perspectiva de termos um ano muito ruim". A instituição teve que conter gastos por ordem do governo de São Paulo e foi afetada pela crise.

SUSPIRO
Em julho, após a demissão de 50 pessoas, artistas aderiram à campanha "Eu Quero a Cultura Viva", que criticava a crise na emissora e o fim de programas. A fundação recebeu quase R$ 90 milhões do governo do Estado neste ano, cerca de R$ 22 milhões a menos que em 2014.

SUSPIRO 2
"Como fizemos otimização dos recursos, racionalização dos trabalhos e um planejamento mais adequado, conseguimos diminuir custos de produção", diz Mendonça, que minimiza a suspensão de duas atrações. "Foi consequência de falecimento das pessoas que eram personagens dos programas", afirma, em referência a Inezita Barroso e a Antônio Abujamra.

IMAGENS DO PASSADO
Fotos como esta, tirada pelo fotógrafo Saldanha Mujica nas gravações de um clipe em 1986, estão no livro que Supla, 49, lança para marcar os 30 anos de carreira.

*

"Crônicas e Fotos do Charada Brasileiro" sai em fevereiro, perto do Carnaval. "É uma boa leitura pra levar [em uma viagem], ficar na ressaca dando uma lidinha", diz o cantor, que escreveu 50 textos contando a história por trás de cada uma das fotos (algumas, inéditas).

*

"Tem imagem minha de criança, da época do boom do rock nacional nos anos 1980... E momentos que vivi com Cazuza, Billy Idol, histórias da época em que morei em Nova York e levei um tiro", conta.

BOAS FESTAS
O Brás em números: circularam pelo bairro no fim de semana passado cerca de 2 milhões de pessoas que faziam compras de Natal.

TROPA
Em dezembro, houve reforço de 40 policiais da Força Tática e de mais 250 PMs no bairro. Somados ao número de profissionais que faz a ronda em motos, por exemplo, o efetivo no Brás e imediações chegou a 350.

PRÓXIMO ATO
Depois da temporada de "A Última Sessão", em que atuou com outros veteranos do teatro, a atriz Miriam Mehler, 80, será protagonista da peça "Fora do Mundo", de Analy Alvarez. O espetáculo conta a história de Dona Yayá, herdeira milionária que sofria de uma doença mental e foi mantida reclusa em seu quarto por 42 anos.

TODOS POR MARIANA
O coletivo #SouMinasGerais organizou show beneficente no Espaço das Américas para arrecadar recursos para as áreas atingidas pela tragédia em Mariana. Subiram ao palco os músicos Ney Matogrosso, Emicida, Filipe Catto, Thiaguinho, Ana Cañas, Céu, Tiago Iorc, Paulo Miklos, Nando Reis, Marina Lima e Fafá de Belém. As cantoras Maria Gadú, Tulipa Ruiz e Mariana Aydar lideraram o show, na segunda (21).

REPERTÓRIO
João Donato, Ney Matogrosso e Danilo Caymmi participaram da gravação do novo disco da cantora Marina de La Riva, que é resultado de um projeto de homenagem à obra do compositor Dorival Caymmi. Gravado ao vivo nos estúdios do Red Bull Station, em SP, o álbum deve ser lançado em março. "É uma grande celebração ao tesouro imaterial da obra do Caymmi", diz Marina.

HOMEM NO NINHO
O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello vai ser o primeiro homem a receber o Prêmio Bertha Lutz, que há 15 anos é entregue pelo Senado apenas a mulheres. Ele será homenageado por uma campanha pela maior participação feminina na política que promoveu em 2014, quando era presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

CURTO-CIRCUITO

Danielle Dahoui faz nesta quinta (24) ceia de Natal no Bistrô Ruella (unidade da rua Mário Ferraz, no Itaim Bibi), a partir das 20h. Com show de Hammond Grooves Jazz e DJ Igor Cunha.

Eduardo Martini estreia no dia 6 de janeiro três espetáculos de seu repertório no Teatro Itália: "Sexo dos Anjos", "Quem Tem Medo de Itália Fausta?" e "Até Que o Casamento
nos Separe". 12 anos.

A agência Multicase faz festa de Natal nesta quinta (24), com mix de eletrônico, house e pop, no espaço de eventos do Jockey Club. A partir das 23h59. 18 anos.

Tiago Iorc faz show nos dias 22 e 23 de janeiro, às 22h, no Tom Jazz, em Higienópolis. 18 anos.

Maria Alcina faz show em tributo a Luiz Gonzaga no Sesc Campo Limpo, no dia 3 de janeiro, às 18h30. Grátis.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: